Electricidade estática

Ilyushin

Banido
tenho um roupão que de 2 dias p/ cá, sempre que visto ou tiro, o gajo dá estalos e põe os pelos do corpo todos de pé com a electricidade estática. Mesmo após alguns minutos, se aproximar o roupão do braço, fico com pelos levantados! Já tenho esta peça de roupa há 3 ou 4 anos e nunca notei nada parecido. A minha dúvida é: o que pode ter causado isto??? Não vejo explicação nenhuma para o sucedido. Não sei se ajuda, mas na etiqueta diz: 100% polyester

:confused::confused::confused::confused:

tenho um roupão que de 2 dias p/ cá, sempre que visto ou tiro, o gajo dá estalos e põe os pelos do corpo todos de pé com a electricidade estática. Mesmo após alguns minutos, se aproximar o roupão do braço, fico com pelos levantados! Já tenho esta peça de roupa há 3 ou 4 anos e nunca notei nada parecido. A minha dúvida é: o que pode ter causado isto??? Não vejo explicação nenhuma para o sucedido. Não sei se ajuda, mas na etiqueta diz: 100% polyester

:confused::confused::confused::confused:

Já respondeste.

De certeza que isso não acontecia antes? É que a mim acontece-me sempre que visto esse tipo de pijama e como detesto ter este tipo de material junto à pele (mas são quentes) visto sempre roupa por baixo.

Já respondeste.

De certeza que isso não acontecia antes? É que a mim acontece-me sempre que visto esse tipo de pijama e como detesto ter este tipo de material junto à pele (mas são quentes) visto sempre roupa por baixo.

eu nunca reparei nisto, e acho pouco provável que em 3 ou 4 anos nunca tenha notado. O gajo dá estalos bem audíveis, é uma cena mesmo estranha [:D]

E depois de despires o roupão, vais até a uma torneira ou uma janela de alumínio e gentilmente encostas a mão ao metal.[:D]
É uma boa descarga. Até saltas.[:D]

Pois dá. É mais que normal. [:D]

uma explicação poderá ser o facto de normalmente só usar este tipo de roupão quando está muito frio, por cima de roupa grossa. Nos últimos dias tenho sentido um frio anormal para este época do ano e tenho usado apenas com uma t-shirt ou camisola vestida por baixo. Agora que falaste nisso talvez tenha lógica [;)]

Ultimamente não me acontece muito, mas há uns anos, e sem estar associado a roupa sintética, apanhava "choques" em todo o lado....incluindo pessoas[:D]

No carro, por exemplo, até chegava a fazer faísca....houve uma fase, que durou meses, que fechava a porta do carro com o pé, sempre...no portão do quintal era certinho, também....

Pode também depender do calçado que usas!
Ainda que o teu corpo se electrize, há sempre a possibilidade de ir descarregando o excesso de carga para o solo, mesmo em materiais ditos não contutores. Mas há calçado que por vezes não permite isso. Se andares descalço (calculo que não o tenhas feito muito pela mesma razão que vestes um roupão quente :) ) o problema mantém-se? Ou, já agora: mudaste de casa entretanto?

eu tenho uns ténis que para abrir uma das portas do escritorio tem de tocar 1º com a mao na parte larga do metal para descarregar tuo e so depois agarrar na maçaneta

Por ter chovido nos últimos dias o ar húmido é mais propenso a ajudar à acumulação de electricidade estática em superfícies condutoras (como o poliéster). Deixa lá os choques, não vais morrer por isso [:p]

Isso tem a ver com o tipo de calçado que se usa e com a humidade...

Passe a publiciade os sapatos camport têm uma borracha condutora que impede esse efeito... Penso que os Rockport tb têm.

Não sei precisar qual, mas num dos 2 a etiquete tem isso explicado.

Por ter chovido nos últimos dias o ar húmido é mais propenso a ajudar à acumulação de electricidade estática em superfícies condutoras (como o poliéster). Deixa lá os choques, não vais morrer por isso [:p]

A estática diminui com a humidade. Quanto mais seco for o ar, mais cargas tens. A humidade do ar ajuda a que as cargas se dissepem melhor.

A estática gerada vai depender muito dos materiais, da velocidade de separação dos materiais e da humidade ambiente (a humidade ideal deve andar pelos 60%).

Já agora, não sei se já passou por aqui
Electrostatic Discharge - Fueling up - YouTube

Mais umas dicas
Treinamento de ESD da HP - Parte 1 de 6 - YouTube

A estática diminui com a humidade. Quanto mais seco for o ar, mais cargas tens. A humidade do ar ajuda a que as cargas se dissepem melhor.

A estática gerada vai depender muito dos materiais, da velocidade de separação dos materiais e da humidade ambiente

Como é que ficamos? [:D] Tudo aponta para que ganhe o Ms84 mas vou pesquisar mais um pouco... Polyester tem muito que se lhe diga[:)]

Nota: em defesa do Movyk encontrei isso:
Tests on flat sheets and unencapsulated capacitors
showed that the dielectric constant polyester film increased by 3% as
the relative humidity at 23°C increased from
20 to 80%.
Fonte: datasheet do Mylar(r) (aka polyester)

em defesa do Ms84 é bem mais fácil de encontrar coisas...

Última edição:
A constante dieléctrica de um material nada tem a ver com a condutividade ou com a tensão de disrupção. O Ms84 está correcto. :)

Eu até dou saltos é quando uso o porta-garfos:

Photo_092208_003.jpg

[:D]

A estática gerada vai depender muito dos materiais, da velocidade de separação dos materiais e da humidade ambiente (a humidade ideal deve andar pelos 60%).

Em que é que isso contraria o que eu disse?

A estática diminui com a humidade pois a humidade aumenta a condutividade do ar. Mas as cargas vão para algum lado.

Voltar
Superior