Electricidade Sem Extras

DaniFR

Well-known member
Electricidade Sem Extras - Deco

Assinem a petição

Quase metade do preço da luz resulta de "custos de interesse geral"

A DECO lançou hoje, às 7 horas da manhã, uma petição online para incentivar o Governo a reduzir as taxas extras da factura da electricidade. Contas feitas, 42% do que se paga não tem a ver com os gastos. São custos acessórios.

No final do mês, 42% da factura da luz corresponde a "custos de interesse geral", o que significa que quase metade da factura paga em nada tem a ver com os gastos reais das famílias com electricidade. Contas feitas pela DECO, que lançou uma petição na internet para tentar forçar a redução dos custos.

"Estes 42% vão, no próximo ano, representar 2,5 mil milhões de euros, uma quantia fantástica", ironizou Jorge Morgado, secretário geral da DECO, em declarações à RTPN.

Ana Cristina Tapadinhas, jurista da empresa, em declarações ao jornal Público, disse que a factura é composta por três parcelas: 31% corresponde aos custos de produção, 27% ao uso das redes de distribuição e 42% a "Custos de Interesse Geral". Esta última parcela diz respeito aos custos do fomento das energias renováveis, a rendas pagas aos municípios e à amortização do défice tarifário.

Face a estes custos, a DECO quer exigir, junto do Governo, um corte de 10% no excedente das facturas. Caso contrário, para o próximo ano, estima-se que o aumento definido de 3,8% no preço da electricidade poderá significar um aumento real superior a 10%. Situação incompreensivel, tendo em conta que se trata de um bem essencial, disse Ana Tapadinhas.

Para Jorge Morgado, é urgente repensar esta situação. O secretário-geral da DECO dá como exemplo o país vizinho. Tendo implementado este regime, os espanhóis viram diminuir os valores das suas facturas de electricidade.

A DECO já escreveu ao Governo a pedir uma audiência com o ministro da Economia e convidam todos os consumidores a assinarem a petição.

JN

Estou completamente de acordo com esta petição e contra as taxas aberrantes, que põem no mesmo saco os consumidores esbanjadores e os que se preocupam em utilizar a energia de forma responsável.

Ja esta
Os seus dados foram submetidos com sucesso. Já somos 10941 juntos por esta causa: electricidade sem extras! Ajude-nos a fazer crescer a lista dos nomes, quantos mais protestarmos mais fortes seremos na defesa dos nossos direitos, passe a palavra a amigos e familiares. Os consumidores agradecem.

Se fosse só na electricidade! [:D]

Há tempos olhei com olhos de ver para uma factura da água. Nem costumo olhar, mas como aquela era tão baixa, olhei! Em 8,50€ (mais ou menos) apenas 3€ eram de efectivo consumo de água!!

Se fosse só na electricidade! [:D]

Há tempos olhei com olhos de ver para uma factura da água. Nem costumo olhar, mas como aquela era tão baixa, olhei! Em 8,50€ (mais ou menos) apenas 3€ eram de efectivo consumo de água!!

Claro, mas na factura da agua é normal, nao pagares só a agua , mas sim a canalização, o ramal, e em certas localidades ja vem adicionado o preço do esgoto.[kiss]

Eu não assino porque não vou meter o meu nome e número de BI num site que nem sequer é seguro. Mas concordo plenamente com a idéia. Fica o meu apoio moral.

Done.

Os seus dados foram submetidos com sucesso. Já somos 12671 juntos por esta causa: electricidade sem extras! Ajude-nos a fazer crescer a lista dos nomes, quantos mais protestarmos mais fortes seremos na defesa dos nossos direitos, passe a palavra a amigos e familiares. Os consumidores agradecem.

Eu não assino porque não vou meter o meu nome e número de BI num site que nem sequer é seguro. Mas concordo plenamente com a idéia. Fica o meu apoio moral.

Não te preocupes, são dados que qualquer pessoa pode ter acesso de outra maneira.
Ou tens medo de ficar catalogado para abate?
[:)][:)][:)]

Claro, mas na factura da agua é normal, nao pagares só a agua , mas sim a canalização, o ramal, e em certas localidades ja vem adicionado o preço do esgoto.[kiss]

Bem visto. Assim por esse prisma, na factura da luz também deve ser normal pagar tanta taxa, afinal é preciso pagar os cabos e os postes e as tomadas e as barragens.

Bem visto. Assim por esse prisma, na factura da luz também deve ser normal pagar tanta taxa, afinal é preciso pagar os cabos e os postes e as tomadas e as barragens.

E não tenhas duvidas que quando pagas a factura da electricidade estás a pagar a barragem, o posto de transformação e os postes...

Ou achas que essas coisas sao feitas e mantidas com dinheiro vindo do ceu?

Falava-se das diversas taxas associadas à factura. Isso tanto acontece as da electricidade como nas da água.

Pois mas pagar coisas assiciodas é uma coisa logica normal, mas na edp pagar a taxa da RTP não me parece nada associado mas sim uma taxa em nome da xulice e do parasitismo[;)]

Voltar
Superior