Electrodomésticos

Eu tenho uma Indesit há mais de 10 anos e funciona na perfeição. Noutra casa tenho uma Kunft (marca da Worten) que é excelente.

Eletrodomésticos é ir para marcas baratas ou brancas, desde que tenham um bom índice energético.

Há 2 semanas atrás, troquei uma Electrolux com 6kg de capacidade, mas já com 25 anos de trabalho. Ainda estava funcional, mas esteticamente já estava muito mal (ferrugem nos paneis, alguns plásticos a ceder, botões com folga, a ficar com cor amarelada...).
Foi efectivamente uma boa máquina, que já estava prevista ser substituída há bastante tempo, mas que nunca mais avariava...

Comprei uma Hoover com 10kg de capacidade, por 300€ com oferta da entrega.
Encomendada num sábado à noite, expedida na segunda-feira, entregue na morada na terça feira de manhã.

Já é a segunda máquina desta marca com capacidade de 10kg que compro, o que permite lavar maior quantidade de roupa e peças maiores sem grande esforço (Lençóis, cobertores, mantas, etc...).
Nada a dizer, cumpre o pretendido.

Espero que dure no minimo uns 10 anos...

Last edited:
Eu comprei esta semana uma MLR Bosch série 6 10kg 1600rpm... básica, por 534eur.

Já lavou forte desde que veio, mas fica a nostalgia da anterior samsung ecobubble 7kg, pois o menu da samsung (embora a bosch "pareça" quase igual) era muito mais prático.
Nota-se nos pequenos detalhes do ON/OFF, escolha de programas, etc...

A SAMSUNG foi muito boa (tem uns 10/11 anos) mas agora estava a oscilar muito e a verter água não sei bem por onde, ainda lhe troquei a borracha do óculo há 1 mês, mas começou outra vez a roçar e a derreter a borracha... desisti e comprei uma nova.

O que devo fazer com a máquina velha?
Vendo para sucata?
Vendo OLX?
Uso para fazer uma floreira?

Alguém compra isto usado?
Está a funcionar com todas as funções OK, o problema principal é o desequilíbrio na centrifugação...

Eu comprei esta semana uma MLR Bosch série 6 10kg 1600rpm... básica, por 534eur.

Já lavou forte desde que veio, mas fica a nostalgia da anterior samsung ecobubble 7kg, pois o menu da samsung (embora a bosch "pareça" quase igual) era muito mais prático.
Nota-se nos pequenos detalhes do ON/OFF, escolha de programas, etc...

A SAMSUNG foi muito boa (tem uns 10/11 anos) mas agora estava a oscilar muito e a verter água não sei bem por onde, ainda lhe troquei a borracha do óculo há 1 mês, mas começou outra vez a roçar e a derreter a borracha... desisti e comprei uma nova.

O que devo fazer com a máquina velha?
Vendo para sucata?
Vendo OLX?
Uso para fazer uma floreira?

Alguém compra isto usado?
Está a funcionar com todas as funções OK, o problema principal é o desequilíbrio na centrifugação...

O desequilíbrio na centrifugação, muito possivelmente tem a ver com os amortecedores da cuba.

Em MLR tou farto da LG cá de casa e da resma de sensores que utiliza
Tanto demora 1 hora, como chega a demorar 3 horas com o mesmo programa. De vez em quando para a meio para distribuirmos a carga. E não tem sido nada fiável. Na próxima avaria vai de vela.

Last edited:
Nas máquinas de lavar roupa adotei a estratégia de comprar barato e à primeira avaria, normalmente 5-6 anos comprar outra barata.

Pois, há uns meses estava a olhar para uma avaria mistério numa máquina não particularmente satisfatória. A Worten, com uma promo, por 230€ entregou-me isto (e levou a avariada): https://www.worten.pt/produtos/maquina-de-lavar-roupa-becken-bwm9650-wh-8-kg-1400-rpm-branco-8003631

Esta Becken tem servido bem, só foi dificil de encaixar no espaço, mesmo tirando o tampo tinha uns milímetros a mais de altura. Teve de ser operada aos pés como os hóspedes do Procrustes [:D]

Quando pesquiso por electrodomésticos, costumo ver no site Kuanto Kusta.

As minhas últimas compras têm sido na Castros e na Hipermercado, que costumam ter preços muito bons (especialmente em alturas de promoções), além de oferecerem os portes a partir de determinado valor, e também pagamentos sem juros.

Normalmente as grandes cadeias (Worten, Rádio Popular, Darty, etc...) não são tão competitivas nestas categorias.(Com excepção nas TVs, que aparecem boas promoções...)

Nessas lojas por vezes pode ser mais complicado o pós-venda e as garantias.

A Worten não aparece no Kuantokusta e eles por norma acompanham o preço mais baixo. Se eles tiverem um artigo em stock e tu chegares lá e mostrares esse artigo noutra loja mais barato eles acompanham o preço da outra loja. A Fnac apesar da fama de careira também tem bons preços em artigos de eletrónica.

Além disso os eletrodomésticos das marcas brancas são tão bons ou melhores que os eletrodomésticos de marca. Muitas vezes são mais simples e simplicidade é durabilidade. Os componentes mais importantes vêm de boas marcas.

Já agora e nisto dos preços, recentemente para um familiar, viu-se uma arca congeladora vertical da online no sítio da WORTEN, arca essa da marca deles e sendo a mais barata que havia vertical.

Apesar de indicações das dimensões e afins nos site, a pessoa pretendia ver a mesma fisicamente, ora o que se fez e foi-se a uma loja e constatou-se que o preço em loja no referido caso, custava menos 18€ do que estava no site. E não estava em promoção nem nada, preço normal.

Back