Eleições Legislativas 2022

Eleições Legislativas 2022

• PS

Votes: 24 8.7%
  • PSD

Votes: 65 23.6%
  • CDS

Votes: 4 1.5%
  • Chega

Votes: 49 17.8%
  • IL

Votes: 98 35.6%
  • PAN

Votes: 4 1.5%
  • PCP

Votes: 5 1.8%
  • Outro partido

Votes: 15 5.5%
  • Nulo/Branco/Não vou votar

Votes: 11 4.0%

• Total voters
    275
  • Poll closed .
Vieram preencher um espaço que o PSD se recusou preencher e o CDS não evoluiu para lá de 1980.

Ou o PSD vira de vez à direita, e volta a ocupar esse espaço como deve de ser, ou terá o mesmo caminho do CDS, que ao centro esquerda, o PS engole tudo.

O CDS andou anos a dizer que era ao Partido Centrista... morreu.
O PAN diz que é o partido centrista, queria ser bicicleta da aldeia e tanta se dava a uns como aos outros... morreu.
O PSD andou anos a dizer que era centro, centro esquerda, centro social, e o raio a 4... é ver....

O PSD vai mesmo virar à (extrema) direita pra correr atrás do prejuízo, com um gajo qualquer com muito menos categoria que o Rio, que pelo menos era bem preparado em debates e tinha o joker do "eu não sou da direita sou do centro". O resultado vai ser o acentuar da decadência, porque ninguém vai querer um chega 2 de pacotilha e contrafação, quando já tem o original.

O BE, e PCP perderam para IL e Chega.

O Bloco e o PC perderam pra o pânico das sondagens a anunciar "vem aí os fachos". A partir de agora os fachos vão pedir encarecidamente à empresas de sondagens "por favor, ponham a direita a perder"!

Seria hilariante se o Rio tivesse ganho vê-lo na conferência de imprensa de apresentação do OE23 começar a falar em Alemão à segunda insistência dos jornalistas com a mesma questão.

Ou nos debates mensais no parlamento a debater com o AV.

Posso dizer com propriedade: este nunca me enganou.[:)]

É o nosso modelo, o que facilita maiorias absolutas e estabilidade governativa. Por um lado acho bem, até porque beneficia o centro, e prejudica os extremos.
Mas ter maioria absolutissima com 42% dos votos se calhar é demasiado.

O que me parece que está mesmo mal são os circulos eleitorais por distrito, deviam mudar isso para as regiões. Mas com o Costa no poder, um PS calculista, que só muda algo se for mesmo necessário para seu beneficio, não parece que vá haver alguma mudança significativa em nada nos próximos anos, vai ser a continuação da governação à vista, de adiar problemas com a barriga, nada de mudança significativa em nenhum sector.

Olha se fosse como em sistemas em que o vencedor do circulo leva tudo.

3143c58d-c87f-47a1-9c49-c2b52dd6382a
949a5cc9-95a8-4cc2-8393-39bc0557e630
0-B0-E7074-566-A-41-E6-9882-AEFED27-E8938.jpg

É possível sim, num país pobre onde a única esperança, para +- 1M de pessoas é esperar que o estado aumente os salários.

Como observador neutro que sou ([:)]), deixou aqui o meu bitaite:

- PS:

Há uma semana atrás nao lhes cabia um feijao no dito cujo, mas a mudanca de estratégia para o papao da direita resultou na perfeicao. Costa fez o seu número habitual em campanha e e tremeu a bem tremer, mas teve mérito na forma como seguiu o guiao e secou o BE e PCP nos debates. O vencedor da noite.

PNS amocha para já e Costa faz contas a vida depois da euforia: com maioria fica sem desculpa para se ir embora caso as coisas corram mal.

- PSD:

Resultado miserável para um líder que, a excepcao das campanhas, foi sempre miserável. Isto é bater no morto, mas o PSD nao se pode demitir de ser oposicao e aparecer de vez em quando. Nao basta ganhar um debate para ganhar eleicoes, que sirva de licao.

A basófia de Rio na última semana nao ajudou, mas mais do que o voto útil a esquerda a falta de entusiasmo com o PSD garantiu a MA do PS - impressionante como nao ganha um único distrito no continente.

- Chega:

Nao coloco o Chega na lista de vencedores (ou melhor, surpresas) da noite, o resultado foi +/- o esperado depois das presidenciais. Estava a espera de uma % de votos superior e um menor número de deputados (8-10), mas a performance no norte do país excedeu as minhas expectativas.

É o grande beneficiado com este resultado, isto é um cenário de sonho para André Ventura. Torna-se o terceiro grupo parlamentar e vai-se alimentar do casos do PS sem ter qualquer responsabilidade - o PSD tem aqui um enorme berbicacho, este resultado é uma plataforma para o Chega crescer ainda mais.

- IL:

As propostas da IL dominaram os debates, fizeram uma boa campanha e Cotrim cresceu com os debates.

Terceira forca em Lisboa e Porto, mas mais importante consolida-se depois de umas locais e presidenciais fracas e elege em Setúbal (esta nao estava a espera) e Braga. Claramente um dos vencedores da noite.

- PCP:

O PCP nao queria eleicoes, mas a manobra do Bloco nao deixou margem.

Nao há muito a acrescentar, é um partido em rota descendente que continua a perder votos lentamente. Campanha fraca.

- BE:

De longe a pior campanha eleitoral. O BE nao apresentou uma única ideia e limitou-se a comentar as propostas dos outros - Catarina Martins um zero absoluto.

Esta história de estar no governo e nao estar nao lhes deixou margem, mas acima de tudo o timing foi péssimo: o PS só cai quando a economia rebenta e o chumbo vem demasiado cedo, o portugues médio nao queria eleicoes. Já encontraram K7 para os próximos tempos, mas convinha encontrarem outro líder se nao quiserem ter outra má surpresa daqui a 4 anos.

- PAN:

Esfumou-se quase por completo. Ser uma muleta do PS tem destas coisas, basta o eleitorado estar mais nervoso e os votos vao para o PS.

A líder deve ter os dias contados.

- Livre:

Eu detesto o tipo, mas preparou-se bem para os debates e foi buscar votos ao BE. Tem potencial para reter algum eleitorado do BE, pelo menos enquanto a Catarina Martins andar por lá.

- CDS:

Nao acrescenta nada no formato actual e isso reflectiu-se na votacao. Chicao até nao fez uma má campanha (tendo em conta as expectativas), mas as pessoas preferem o original a cópia. Vai ser difícil recuperar, mas acredito que o CDS volte a eleger no futuro. Beijos a prima.

Outra coisa: culpar o Passos que saiu de cena há 5 anos e ganhou as 2 legislativas que disputou com o PS é ridículo por si só, mas mais ridículo se torna quando o PSD perde (outra vez) para o nr. 2 de... Sócrates. [:)] Haja nocao, por favor.

Last edited:
Os militantes que apoiaram Rui Rio nas diretas do Partido tiveram a resposta ontem nas urnas, Rui Rio é um politico Incompetente que durante 6 anos nunca fez oposição ao PS, o Povo Português em geral não reconhece capacidade ao Rui Rio, é uma pessoa que não inspira ninguém que não cativa, com um discurso cinzento, que não tem dinâmica de vitoria nas campanhas, passou a ultima semana de campanha a reboque das mentiras de A. Costa, não sabe apresentar as suas ideias e perde debates televisivos, é normal a sua derrota e que saia da cena politica pois tem feito muito mal a Portugal e em especial ao PPD/PSD.

Mas acho mal. A ser era IRS igual para todos.
Mais um incentivo a não se ficarem por um ordenado baixo, a procurar melhor. Afinal não é isso que se quer, igualdade para todos?

Bora lá acabar com os mandriões. Logo desde o secundário a dizer se não tirar boas notas vão ter um ordenado mínimo e descontar IRS.
Sim sim, porque quem ganha 900 euros a 11% IRS ia mesmo ficar contente com isso.

Eu estou satisfeito com o resultado: PS ganha e manda sozinho, assim não há desculpas no futuro. BE, PCP, PEV e PAN atirados para a inutilidade, CDS desparece ( não fazia falta). Pena o CHEGA ter crescido desta maneira....
E vais ver daqui a 4 anos....ainda vais ficar mais espantado...
É que nem precisam de grande coisa, basta usar a formula que tem usado..

E ver a cara do PNS ontem?

Agora é esperar que o PS mude de rumo para o centro, não é o ideal mas pode ser que fiquemos melhor que antes.

Entre maioria do PS e geringonça venha a maioria para o PS.

E ver a cara do PNS ontem?

Agora é esperar que o PS mude de rumo para o centro, não é o ideal mas pode ser que fiquemos melhor que antes.

Entre maioria do PS e geringonça venha a maioria para o PS.

Acho que foi a única coisa positiva ontem.
O PNS ter ficado afastado de PM, pelo menos nos tempos mais próximos.
Daqui a 4 anos estaremos a discutir porque somos os pais mais pobre da UE.

A ganhar o PS, sinceramente é melhor com maioria absoluta.
Vamos ver se vira mais ao centro, agora que não tem de aturar os lunáticos comunistas.
Por outro lado torna o Chega irrelevante, vai ser 4 anos a fazer peixeirada no parlamento e não passa disso. Se ganhasse o Rio ou se a direita tivesse maioria claramente ficava refém desses maluquinhos.

Curiosamente, o Ventura foi quem fez o maior frete ao PS.

Dispersou os votos à direita, tornando mais difícil eleger deputados (o André bem vos avisou [:D]) e levou muita gente às urnas votar PS para que o Chega não pudesse de maneira alguma chegar perto de uma solução de governo.

A IL foi um dos grandes vencedores, claramente é um partido sério que fazia falta em Portugal, e que vai ser difícil ignorar daqui para a frente no que respeita a soluções do governo.

Back