Aparte esse detalhe, este sistema de votação é uma aberração e isso mostra-o bem
É um sistema que favorece o voto útil no PS ou PSD, por isso eles não mexem uma palha para acabar com ele.
Aparte esse detalhe, este sistema de votação é uma aberração e isso mostra-o bem
Vieram preencher um espaço que o PSD se recusou preencher e o CDS não evoluiu para lá de 1980.
Ou o PSD vira de vez à direita, e volta a ocupar esse espaço como deve de ser, ou terá o mesmo caminho do CDS, que ao centro esquerda, o PS engole tudo.
O CDS andou anos a dizer que era ao Partido Centrista... morreu.
O PAN diz que é o partido centrista, queria ser bicicleta da aldeia e tanta se dava a uns como aos outros... morreu.
O PSD andou anos a dizer que era centro, centro esquerda, centro social, e o raio a 4... é ver....
O BE, e PCP perderam para IL e Chega.
É o nosso modelo, o que facilita maiorias absolutas e estabilidade governativa. Por um lado acho bem, até porque beneficia o centro, e prejudica os extremos.
Mas ter maioria absolutissima com 42% dos votos se calhar é demasiado.
O que me parece que está mesmo mal são os circulos eleitorais por distrito, deviam mudar isso para as regiões. Mas com o Costa no poder, um PS calculista, que só muda algo se for mesmo necessário para seu beneficio, não parece que vá haver alguma mudança significativa em nada nos próximos anos, vai ser a continuação da governação à vista, de adiar problemas com a barriga, nada de mudança significativa em nenhum sector.
Começam contas.
PSD + CDS (paf) teriam impedido a maioria absoluta lá pelas contas não sei das quantas.
É capaz...
É um sistema que favorece o voto útil no PS ou PSD, por isso eles não mexem uma palha para acabar com ele.
Sim sim, porque quem ganha 900 euros a 11% IRS ia mesmo ficar contente com isso.Mas acho mal. A ser era IRS igual para todos.
Mais um incentivo a não se ficarem por um ordenado baixo, a procurar melhor. Afinal não é isso que se quer, igualdade para todos?
Bora lá acabar com os mandriões. Logo desde o secundário a dizer se não tirar boas notas vão ter um ordenado mínimo e descontar IRS.
E vais ver daqui a 4 anos....ainda vais ficar mais espantado...Eu estou satisfeito com o resultado: PS ganha e manda sozinho, assim não há desculpas no futuro. BE, PCP, PEV e PAN atirados para a inutilidade, CDS desparece ( não fazia falta). Pena o CHEGA ter crescido desta maneira....
E ver a cara do PNS ontem?
Agora é esperar que o PS mude de rumo para o centro, não é o ideal mas pode ser que fiquemos melhor que antes.
Entre maioria do PS e geringonça venha a maioria para o PS.