Elétricos para quê?

E onde é que eu disse que os EV davam para todos? O facto deste tópico é que por mais voltas que dêem um CI nunca chega à economia de um EV, mesmo que se coloquem os impostos em termos de igualdade os EV continuam a ser mais economicos na estrada. Um EV gasta à volta de 1,5€ por cada 100 kms, isso é cerca de 1 litro de combustivel, não conheço carros CI a fazerem o quadruplo disto.

Não, nisso concordo plenamente contigo. Um ICE tem gastos inerentes que um EV nunca terá e não falo só do preço do combustível - turbos, bombas injectoras, bombas de combustível, FAPs, embraiagens, etc. Apenas afirmei que os EV infelizmente ainda não são solução para todos, mas apenas para quem pode.

10.000€ de baterias a cada 7 anos, casos hipotéticos sem lógica ou sentido, depois querem ser levados a sério... Realmente compreende-se porque se acha o hidrogênio algo de alternativo. É desconhecimento as pazadas que se lêem por estes tópicos.

Aguardo o tema sobre cruzeiros, aviões.

Uma bateria de 40KW, por exemplo, não custa 10000€. A tendência actual é que o custo de 100€/KW seja atingido rapidamente. Garantia de 8 anos, e ao fim desse tempo pode ter cerca de 60% de capacidade que o carro continua a andar. Fazendo as contas ao que se poupa, mesmo pagando os carregamentos em casa, a este valor, ao fim de 8 anos já compensa em muito meter uma bateria nova, mesmo que não seja necessário.
Agora... neste momento um carro eléctrico não substitui um a combustão em todos os cenários.

Não, nisso concordo plenamente contigo. Um ICE tem gastos inerentes que um EV nunca terá e não falo só do preço do combustível - turbos, bombas injectoras, bombas de combustível, FAPs, embraiagens, etc. Apenas afirmei que os EV infelizmente ainda não são solução para todos, mas apenas para quem pode.

E podes juntar componentes de desgaste normal: correias, filtros, óleos, velas...

E podes juntar componentes de desgaste normal: correias, filtros, óleos, velas...

Um carro eléctrico não tem algum tipo de embraiagem, ou no limite transmissão com o respective desgaste

Mas sim é verdade a manutenção será bem mais fácil.

Há um óleo que usam que penso ser para arrefecer as baterias que aquecem muito ( normal ) .

A questão das baterias é muito simples, é um Componente extremamente caro que tem 8 anos de garantia o que irá empurrar os carros para um Ciclo de vida cada vez mais curto, inflacionado os gastos com o automóvel, nomeadamente com a sua troca pois tenderá a valer muito pouco depois de usado os tais 8 a 10 anos.
Com esta perspectiva e preço de baterias não será fácil €€€ manter um carro por muito mais que os tais 8/10 anos como se faz com os de combustão, pois facilmente se mantém um carro sem custos exagerados (muitas vezes até se gasta menos que nos primeiros anos) durante 15/20 anos, e ao fim dos 15/20 anos ainda vale qualquer coisa no mercado de usados.
Eu não estou a ver neste momento as pessoas a irem ao mercado de usados comprar um elétrico com 10 anos, 50% da bateria e pagarem o mesmo por um equivalente a diesel, pelo menos metade do valor a menos.

Última edição:
Estás a assumir que a bateria vai certamente dar problemas? Com que base? A bateria é cara? Com que base?

Estou a assumir que a bateria tem um ciclo de vida muito mais curto que o resto do carro, é um facto, qualquer bateria seja uma pilha ou uma bateria de um carro vai degradar-se e não há forma de a recuperar, não é defeito é feitio.
É cara porque, caso não fosse cara uma qualquer marca de automóveis fazia o aluguer das baterias por tua e meia e no entanto custas umas centenas de € por mês, porquê! Porque quando for necessário trocar o aluguer tem de alguma forma cobrir ou andar próximo desse custo.
Não digam que não melhorem neste aspeto (vida e custo) mas hoje, um carro de hoje com 10 anos e bateria de origem vai valer muito menos que um equivalente a diesel. Olhando pelos olhos de hoje!

Poderíamos até fazer umas apostas...o meu palpite vai para esta....Sou da opinião que, quando a maioria do parque automóvel funcionar a energia eléctrica, iremos pensar duas vezes antes de carregar o telemóvel e entraremos muitas vezes na casa de banho às escuras, afinal para ..ar não é necessário ver

Vai revitalizar a industria das velas e dos petromax. Ha males que vêm por bem

Poderíamos até fazer umas apostas...o meu palpite vai para esta....Sou da opinião que, quando a maioria do parque automóvel funcionar a energia eléctrica, iremos pensar duas vezes antes de carregar o telemóvel e entraremos muitas vezes na casa de banho às escuras, afinal para ..ar não é necessário ver

Vai revitalizar a industria das velas e dos petromax. Ha males que vêm por bem

Estou a assumir que a bateria tem um ciclo de vida muito mais curto que o resto do carro, é um facto, qualquer bateria seja uma pilha ou uma bateria de um carro vai degradar-se e não há forma de a recuperar, não é defeito é feitio.
É cara porque, caso não fosse cara uma qualquer marca de automóveis fazia o aluguer das baterias por tua e meia e no entanto custas umas centenas de € por mês, porquê! Porque quando for necessário trocar o aluguer tem de alguma forma cobrir ou andar próximo desse custo.
Não digam que não melhorem neste aspeto (vida e custo) mas hoje, um carro de hoje com 10 anos e bateria de origem vai valer muito menos que um equivalente a diesel. Olhando pelos olhos de hoje!

Qual o ciclo de vida do carro?

Por a bateria se degradar eu tenho de a mudar? Se a mesma tiver 300.000km e 50% de autonomia, tenho de mudar porque?

Sim, é um facto que a bateria se degrada, mas isso influencia a autonomia, se eu aceitar a autonomia da bateria, porque haveria de mudar? Ao contrário de um motor, não perco performance, não perco fluidos...

Não entendo isso do aluguer da bateria, o valor é uma estimativa, mesmo assim, para um Zoe, 10.000km anuais, tem um custo de 79€, portanto longe das várias centenas por mês que afirmas.

Qual é o valor do aluguer das baterias do zoe para 25.000 km/ ano?

Edit - Já vi tem de ser a opção Km ilimitados - 119 € (apenas para particulares)

Última edição:
Ninguém te pode responder a isso, as variáveis são tantas que se pode dar qualquer resposta. Essa questão não tem lógica colocando a coisa de um dia para o outro, pois isso é impossivel, o que vai a contecer é a produção elétrica ir-se adaptando conforme as solicitações, seja porque há mais carros elétricos, ou mais ar condicionados nas casas ou mais geração de elétricidade caseira...[;)]

A questão que faço é a seguinte a nossa rede electrica actual aguentaria com um parque automovel 50% electrico?
Eu diria que sim.
Por vezes as pessoas não têm a noção, mas um simples aquecedor elétrico, provavelmente consome mais durante um mês frio que um carro elétrico, com a agravante que o aquecedor consome na hora de pico (19h- 23h)e o carro a partir da meia noite.
A esta hora certamente estarão milhões de aquecedores ligados em todo o país...

Eu acho que o maior desafio aos eléctricos não virá da produção de energia mas sim das matérias primas para as baterias.

A crescente procura já tem colocado sob pressão metais raros e representam ainda uma fracção do parque automóvel. Não sei como será a resposta quando tivermos um parque dominado por carros eléctricos e híbridos e gerações de modelos anteriores a necessitar de substituir baterias.

Eu acho que o maior desafio aos eléctricos não virá da produção de energia mas sim das matérias primas para as baterias.

A crescente procura já tem colocado sob pressão metais raros e representam ainda uma fracção do parque automóvel. Não sei como será a resposta quando tivermos um parque dominado por carros eléctricos e híbridos e gerações de modelos anteriores a necessitar de substituir baterias.

Já eu acho muito interessante esta procura por matéria prima, muito dinheiro a ser ganho em bolsa. [:cool:]

Vou te dar outras perspectiva do problema, se tiveres um problema como a válvula EGR/Turbo/etc, ou substituis a peça ou ficas com o carro encostado, e existem muitas peças no motor que podem levar a este desfecho, alem de todos os custos de manutenção programada.

Num eléctrico pões eu casa que ao fim de 8 anos (fim da garantia) a bateria tem de ser trocada, o que é falso, pois a bateria não "more" vai perdendo a capacidade, por exemplo o Leaf 30kw, faz entre 180km/200km com uma carga, se o carro perder 50% ao fim dos 8 anos (sem contar que neste caso era substituída pela garantia) o carro ainda tinha 90/100 km de autonomia, o que para muita gente é mais que suficiente, não é necessário a substituição da bateria.

Qual o ciclo de vida do carro?

Por a bateria se degradar eu tenho de a mudar? Se a mesma tiver 300.000km e 50% de autonomia, tenho de mudar porque?

Sim, é um facto que a bateria se degrada, mas isso influencia a autonomia, se eu aceitar a autonomia da bateria, porque haveria de mudar? Ao contrário de um motor, não perco performance, não perco fluidos...

Não entendo isso do aluguer da bateria, o valor é uma estimativa, mesmo assim, para um Zoe, 10.000km anuais, tem um custo de 79€, portanto longe das várias centenas por mês que afirmas.

Se eu disse mês queria dizer Ano.
Vamos fazer as contas nesse cenário para 10 anos.
10000x10= 100000km =9480€
Suponho que este valor rondará o preço de uma bateria para o Zoe.
Se a bateria estiver a 50% não precisa ser trocada mas o preço do carro com 10 anos vai refletir este facto.

Voltar
Superior