[Pol?tica] Em quem votar?

Em quem votar?

• Total voters
    107
Sempre fui um acérrimo defensor dos ideais sociais, mas o que é demais cansa.
Está na altura de haver rigor no dinheiro que circula neste país. Este mês levei uma talhada monstra no ordenado só em impostos e cheira-me que esse dinheiro não vai para os que mais precisam dele....é só um feeling que tenho...
E uma vez que PS e PPD são incompetentes desde o 25 Abril e uma vez também que o nosso Presidente da República é tão ou mais incompetente ainda, deposito alguma esperança no PP pela coerência no discurso. Ainda assim só quando olhar a sério para o programa de Governo do PP e do BE/PCP e os outros que nunca aparecem nas sondagens é que me decidirei. Mas por enquanto voto PP.

Fiquei admirado com a intenção de voto de alguns users. [:D] [:p]

Eu voto CDS, assim o fiz nas últimas legislativas e assim o farei nas próximas.

Acho que neste momento está a formar-se um partido com ideias e propostas bastante interessantes e exequíveis, ao contrário da maioria das propostas vindas de partidos de igual dimensão mas da extrema esquerda (isto na minha opinião é claro).

Espero que nestas legislativas o partido consiga reunir ainda mais deputados e que por daqui a alguns anos se torne uma alternativa aos dois maiores partidos portugueses.

Aquele em que voto tradicionalmente não está na lista, de qualquer maneira, e embora ainda esteja indeciso, há um em que posso garantir que está fora da equação e se houver o mais pequeno risco do PS voltar a ganhar, terei de votar "útil".

Um pequeno edit:

a) O CDS tem uma representatividade desproporcionada neste fórum que não corresponde obviamente aos resultados reais.
b) O voto público na poll leva a que muitos tenham vergonha de dizer que votam PS.

Last edited:
Fiquei admirado com a intenção de voto de alguns users. [:D] [:p]

Eu voto CDS, assim o fiz nas últimas legislativas e assim o farei nas próximas.

Acho que neste momento está a formar-se um partido com ideias e propostas bastante interessantes e exequíveis, ao contrário da maioria das propostas vindas de partidos de igual dimensão mas da extrema esquerda (isto na minha opinião é claro).

Espero que nestas legislativas o partido consiga reunir ainda mais deputados e que por daqui a alguns anos se torne uma alternativa aos dois maiores partidos portugueses.

Todos sabemos que infelizmente vai ganhar o PSD ou o PS (menor probabilidade, digamos), mas se o fórum for representativo o CDS vai tornar-se um intruso de grande peso

Todos sabemos que infelizmente vai ganhar o PSD ou o PS (menor probabilidade, digamos), mas se o fórum for representativo o CDS vai tornar-se um intruso de grande peso

Pois é meu caro, também acho que o esse é o cenário mais provável. Infelizmente o povo gosta de votar nos mesmos, ora é Rosa, ora é Laranja e ambos têm feito uma bela ***** pelo país...
Por isso referi que espero que daqui a alguns anos o CDS se torne uma alternativa a estes dois partidos, porque de momento, esta possibilidade é utópica.

E espero que o CDS não faça uma coligação com o PSD, isto só vai denegrir a imagem do partido junto dos portugueses (veja-se o que aconteceu da última vez).

Aquele em que voto tradicionalmente não está na lista, de qualquer maneira, e embora ainda esteja indeciso, há um em que posso garantir que está fora da equação e se houver o mais pequeno risco do PS voltar a ganhar, terei de votar "útil".

Um pequeno edit:

a) O CDS tem uma representatividade desproporcionada neste fórum que não corresponde obviamente aos resultados reais.
b) O voto público na poll leva a que muitos tenham vergonha de dizer que votam PS.

Voto útil [:D]
Tem dado grande resultado isso, os boys agradecem e muito

O forum sempre teve tendencialmente de direita, e quanto aos votos publicos, concordo que deveriam ser privados [;)]

Um pequeno edit:

Relativamente à primeira alínea é verdade, o CDS tem uma elevada representatividade neste fórum e salvo erro, nas últimas eleições era um dos partidos mais votados nas sondagens aqui do fórum. No entanto, e apesar de as sondagens não serem representativas da realidade portuguesa, é um facto que o CDS está a crescer e está a ganhar cada vez mais eleitores.

Relativamente à segunda alínea, não percebo porque razão haveriam de ter vergonha, até parece que é crime votar PS. :rolleyes:

Cada um é livre de votar no Portugal Sofre ou no Portugal Sofre Demasiado.

Eu cá optarei eventualmente pelo Como Deixar de Sofrer

Eu vou ser muito sincero. De acordo com o actual panorama nacional, é-me difícil saber o que fazer. As ladainhas deles já as conheço de há muitos anos. Todos prometem melhorar e cumprir mas é o que se vê. Estamos num pseudo regime democrático desde 74, mas os benefícios para além de maior liberdade de expressão não os conheço, ou são difíceis de os conhecer.
Acho que o excesso de liberdade e de pouco ou nenhum controlo levou a este triste estado de país. Não vejo um líder capaz de querer servir REALMENTE o país sem ser com a máscara partidária na cara. O país precisa de união dos portugueses e quem o pode fazer eu não o conheço, ou pelo menos ainda não o conheci. Para bem da minha consciência deverei votar ou branco ou nulo. Quero cumprir a minha obrigação mas não futuramente sentir-me culpado pela escolha que fiz.

Criei este tópico para debater as opções que temos enquanto votantes nas próximas eleições.

Eu estou seriamente indeciso em quem votar, e nem sequer chego a uma opção do tipo "o menos mau" porque nenhum consegue passar os critérios mínimos. Pode ser que com as opiniões de outros utilizadores venha a mudar de opinão - gostava que participassem sem tabus.

Ora cá vai o que penso de cada partido:

PS - Porque já estão no governo há mais de seis anos, acho que têm de ser responsabilizados pela actual crise. Nem tudo é culpa deles, aconteceu a crise mundial. Mas depois de apresentarem todos estes cortes financeiros fico com a ideia que o Estado não tinha dinheiro para sustentar todas as despesas já há algum tempo e não fez nada para o evitar. Esta questão para mim é imperdoável, porque aquilo que pago de IRS num ano inteiro já dava para trocar de carro, e ano após ano persiste a ideia de que todos os impostos que pago são extremamente mal-geridos.
Como ponto positivo, aprovaram algumas leis no âmbito social que não teriam sido aprovadas por outros partidos.

PSD - O Passos Coelho pode ser bem falante e ter boa imagem mas nada garante que seja um bom governante, afinal, de boas intenções está o inferno cheio. 70% do tempo falam mal apenas para cumprir o teatrinho habitual da oposição. Como ponto positivo nas últimas intervenções parece-me ter uma atitude "sincera" por apresentar propostas que realmente são de direita em vez de demagogia (pelo menos não esconde aquilo que é)! Sobre ter dito que aumentava o IVA, bom, a ser realmente obrigatório aumentar ainda mais impostos, prefiro que seja o IVA ao IRS - pelo menos posso decidir comprar mais produtos de marca branca para compensar.
Não gostei que tivesse sugerido vender uma parte da CGD - ok, podemos questionar se faz sentido o Estado ser dono de um banco, mas sendo a empresa pública que dá mais lucro, e se esse lucro pode reverter para o Estado, vamos vender apenas para fazer dinheiro rápido. E se apostamos mais uma vez na solução de fazer receitas extraordinárias em vez de cortar na despesa.. o que vai mudar afinal??? LOL
Antes de dispensar a CGD é necessário reduzir a despesa no Estado, afinal são os nossos impostos que pagam todos estes institutos e fundações que na opinião geral ninguém sabe muito bem para que serve, e por outro lado, há muitos bons funcionários públicos que estão a ser prejudicados por causa dos outros que foram criando postos de trabalho e produtividade ninguém vê. Outra coisa que se deveria aproveitar para fazer se ganhasse um partido de direita era acabar com os rendimentos mínimos para adultos em idade de trabalhar - estes subsídios de "sobrevivência e dignidade" deveriam ser atribuídos apenas a pessoas acima dos 50 anos.
Resumindo: este seria o meu "menos mau" para as próximas eleições em Junho, mas como já disse acima, tenho imensas dúvidas se vale realmente alguma coisa.

PP - tendo em conta as minhas ideias políticas não seria capaz de votar neste partido, principalmente porque deve ser o único partido português em que a juventude partidária parece mais reaccionária (diria que algumas intervenções ao longo dos anos roçaram o atrasado mental) que o partido principal!!

PCP / BE - tendo em conta que as propostas que apresentam implicam que o Estado tem de gastar mais dinheiro, não me parecem a solução para o momento actual. acho que estes partidos cumprem uma eficaz função periférica que é equilibrar alguns assuntos de questões sociais e laborais, mas não são partidos de governação. além disso o PCP que domina os sindicatos continua a fazer greves por aumentos nas empresas públicas, quando essas empresas públicas são financiadas pelos impostos de uma massa de trabalhadores do privado completamente sobrecarregada com despesas e que NÃO TEM HIPÓTESES DE FAZER GREVE - é uma coisa que não aceito. isto não tem a ver com o direito à greve, mas no momento em que se faz essa greve - agora não é certamente o mais indicado, a não ser que o objectivo seja apenas cumprir aquele dia no calendário.

Posto isto, o que acho a melhor solução para o momento imediato, é a tal ideia de um governo composto por vários partidos com o objectivo de criar um bloco central para sair da crise. De qualquer forma qualquer partido que vá governar agora tem como objectivo um e só um: limpar a cara face à União Europeia e impedir resgate do FMI. Sempre se poupavam alguns €€€€ em eleições antecipadas.

Mas, no geral, a ideia que queria transmitir é que não tenho nenhuma esperança para este país nos próximos anos!

Finalmente leio um bom discernimento no fórum!

Back