Embraiagem e consumos

Desde há umas 3 semanas que o meu carro tem vindo a consumir um pouco mais do que o normal. Cerca de mais 0,5 l/100...
Meti-o na Alfa para verem o que se passava e disseram-me que o motor estava óptimo mas que precisava de mudar a embraiagem.
É certo que esta embraiagem já tem uns 100.000 kms. A maior parte destes feitos em AE.
Mas já tive de trocar uma vez de embraiagem e os "sintomas" eram bem evidentes. O motor "patinava", ou seja, acelerava, as rotações subiam e só depois o motor "apanhava" a potência (desculpem lá a descrição).
Agora não faz nada disso. O motor responde impecavelmente, como sempre fez.
Ou seja:
- Será que é mesmo da embraiagem?
- Será que uma embraiagem pode estar "gasta" sem "patinar"?
- Mesmo que esteja gasta, será que afecta os consumos? (pergunto isto porque da última vez que a troquei - e estava mesmo a "patinar" muito, os consumos nunca se alteraram).
Eu sei que devia confiar nos técnicos mas, sinceramente, estou demasiado "queimado" com os concessionários Alfa Romeo para aceitar, sem mais, soluções que não são compatíveis com aquilo que sinto no carro.
Ficam desde já os agradecimentos por quaisquer esclarecimentos que possam prestar.

eu levaria a embraiagem ao seu limite, ou seja até ter realmente sintomas de desgaste!

Sou da mesma opinião.

Quando tive a minha embraiagem nas couves, deixa-a andar até as mudanças custarem a entrar.

Quanto aos consumos, não poderá ser coincidência, também derivado a este tempo em que o carro para arrancar dado estar muito frio consome sempre um pouco mais?

100.000km em AE? Só? Ou a embraiagem vinha com defeito ou então duvido muito que o "problema" venha daí.

O problema é que não percebo patavina de mecânica...
Se me disserem que é da embraiagem, tenho de aceitar, pagar a reparação e só depois, mediante a análise dos consumos, ver se foi o procedimento adequado.
Vou tentar salvaguardar-me da melhor forma possível.
Obrigado pelas ajudas.

Last edited:
Se fosse eu, não trocava a ebraiagem, sem apresentar sintomas sequer de estar a patinar. Além do mais, se costumas andar quase sempre em AE's, como é que em 100 000km já necessitaste de mudar de embraigem? E agora outra vez (dizem eles, embora sem sintomas)? Acho que esse aumento de consumo pode ser muito bem, como já foi referido do tempo frio.

O meu Laguna II tinha mais de 130.000kms e nunca levou qualquer substituição de embraiagem. Nesse patinar eu apontaria mais para uma fuga de óleo precisamente para cima da dita...

Se fosse eu, não trocava a ebraiagem, sem apresentar sintomas sequer de estar a patinar. Além do mais, se costumas andar quase sempre em AE's, como é que em 100 000km já necessitaste de mudar de embraigem? E agora outra vez (dizem eles, embora sem sintomas)? Acho que esse aumento de consumo pode ser muito bem, como já foi referido do tempo frio.

o aquecimento / ar condicionado ligado aumenta o consumo... não sei se será suficiente para meio litro de diferença no consumo... mas acho mais provável que a embraiagem...
também já tive alguns carros com problema na embraiagem e nunca vi alterações no consumo...

o último não deu sintomas de nada, de um minuto deixei de meter mudanças... mas variação no consumo nunca notei.

outras hipóteses para a diferença de meio litro...

- custo do combustível (às vezes as pessoas fazem contas ao dinheiro que gastam e esquecem que os litros mudam conforme o preço)
- mudou de posto de abastecimento - há bombas que têm solventes misturados nos combustíveis (gasolina e gasóleo praticamente não têm cheiro... os solventes têm e bastante intensos!)
- as velas sujas / gastas?

dito isto... a única coisa que não me parece que seja é a embraiagem :)

Back