Emigração... Mas para onde?

Emigração... Mas para onde?

• Suíça

Votes: 22 41.5%
  • Irlanda

Votes: 14 26.4%
  • Outro

Votes: 23 43.4%

• Total voters
    53
  • Poll closed .
Ouve o que te dizem[;)]

O Karma parece saber o que diz[;)]

E eu vivo em Espanha. E não podes ver as coisas como um todo, só porque a gasolina é barata, ou não há IVA.

By the way, a SC95 está a 90 cêntimos por aqui, e o diesel a menos um ou dois centimos[:blush:] [:p]

Compreendo, só que eles abrem portas sobretudo a qualificados. Toda a gente quer ir para Sidney, ou cidades grandes, mas onde eles necessitam de mais gente é mesmo no interior, e o interior Australiano não é como de Lisboa ao Alentejo. Lembro-me de estar a ver uma reportagem, onde o fazendeiro dizia que necessitava de 3 dias :eek: para atravessar a propriedade. Há lá propriedades que têm o tamanho da Bélgica.
Eles querem pessoas com formação superior claro, mas tem uma falta enorme de pessoas que tenham uma qql formação, basicamente, que saibam fazer qql coisa, desde agricultores a electricistas, não podes é ir para lá e dizer que és carpinteiro e não saber nada sobre madeiras ou que és gestor e fazer gestão a moda dos tugas, que eles correm contigo na hora.

Actualmente eles querem mesmo é pessoal com alguma formação ou curso profissional ou técnico, já que o sistema educativo está a funcionar e com a estabilidade e crescimento da sociedade actual, neste momento não tem muita falta de cérebros, mas sabem que estão a dar condições para as famílias darem todas as oportunidades possíveis aos seus filhos.

Ouve o que te dizem[;)]

O Karma parece saber o que diz[;)]

E eu vivo em Espanha. E não podes ver as coisas como um todo, só porque a gasolina é barata, ou não há IVA.

By the way, a SC95 está a 90 cêntimos por aqui, e o diesel a menos um ou dois centimos[:blush:] [:p]

Eu não desmenti ninguém na questão dos ordenados...

Quanto ao resto também sei do que falo porque há vários anos que corro a espanha de ponta a ponta...

Tu moras numa ilha , mas no teu continente espanhol o gasoil ronda os 1.20 euros[:p]

Acho até que foi aqui no fórum que li isso, no entanto pelas minhas pesquisas na net, o que tenho visto, é que eles abriram há pouco tempo as fronteiras a cerca de 100 000 trabalhadores, mas claro, o que eles querem é trabalhadores qualificados, é normal e mais que justo.

De acordo, foi esse mesmo ponto que eu fiz questão de frisar.

Há casos e casos como já foi explicado.....

Mas o preço do gasóleo em Andorra é 100 % certo [:p]

Isso do preço do gasóleo não me interessa. Andorra fica numa ponta de Espanha no meio das montanhas.

Se vais para Espanha e vais receber o dobro é porque és muito mal pago por cá. Nenhum espanhol no seu perfeito juízo me ia dar o dobro do que ganho actualmente, mas há malucos para tudo. [:D] Em Espanha os salários podem ser até 25% superiores que os nossos e já estou a dar uma boa margem.

Há casos e casos como já foi explicado.....

Mas o preço do gasóleo em Andorra é 100 % certo [:p]
Claro que há casos e casos.

A filha do meu colega tem um curso de foto jornalismo e ganha em Madrid cerca de 2500€, se fosse cá nem aos 1000€ chegava.

Há casos e casos, sendo que a maioria deles se vive melhor do cá, mas a diferença não é muita, dentro da Europa, países para onde vale a pena ir são o Luxemburgo, a Ireland, a Alemanha, a Noruega, a Finland, Suécia e talvez a Dinamarca.

No Sul só mesmo a Espanha se safa, mas ainda estão muito longe disso e só agora eles começam a aplicar as teorias económicas dominantes.

Se Espanha é tão fixe, e conheces tão bem, porque não te mudas?[;)]

o que tens a perder?

Espanha tem muita coisa boa mas também tem os seus defeitos. Ou julgas que eu pensava que isso era o paraíso ? É melhor que cá mas ainda assim....

Isso do preço do gasóleo não me interessa. Andorra fica numa ponta de Espanha no meio das montanhas.

Se vais para Espanha e vais receber o dobro é porque és muito mal pago por cá. Nenhum espanhol no seu perfeito juízo me ia dar o dobro do que ganho actualmente, mas há malucos para tudo. [:D] Em Espanha os salários podem ser até 25% superiores que os nossos e já estou a dar uma boa margem.

Então os empregados de balcão numa pastelaria não tiram 900 euros ?

Claro que há casos e casos.

A filha do meu colega tem um curso de foto jornalismo e ganha em Madrid cerca de 2500€, se fosse cá nem aos 1000€ chegava.

Há casos e casos, sendo que a maioria deles se vive melhor do cá, mas a diferença não é muita, dentro da Europa, países para onde vale a pena ir são o Luxemburgo, a Ireland, a Alemanha, a Noruega, a Finland, Suécia e talvez a Dinamarca.

No Sul só mesmo a Espanha se safa, mas ainda estão muito longe disso e só agora eles começam a aplicar as teorias económicas dominantes.

Sim mas repara, nos países que referiste as coisas são muito caras e até podes ganhar muito mas se te deslizas, o dinheiro desaparece.

Em espanha as coisas são bem mais acessíveis e a ideia que tenho (comparado com frança e Itália) é que com contenção, se consegue juntar algum dinheiro, coisa que em França, com ordenado mínimo, só mesmo a Pão e água...

Então os empregados de balcão numa pastelaria não tiram 900 euros ?

Isso já não sei. Mas um colega meu, durante o verão, num restaurante de Portimão, ganhava 10 contos por dia há uns 8 anos. E tinha 16 anos. [:D]

Há casos e casos. Lá está, se achas que é melhor, vai para lá e depois conta-me como foi.

Ganhava 10 contos....e hoje deve-se ganhar o mesmo, ou menos[;)]

E, se calhar, já era com gorjetas...

E, se calhar, era um "extra", nem contrato tinha, era pago por fora[;)]

Sem pagar impostos, é mais fácil ganhar dinheiro.....

Ganhava 10 contos....e hoje deve-se ganhar o mesmo, ou menos[;)]

E, se calhar, já era com gorjetas...

E, se calhar, era um "extra", nem contrato tinha, era pago por fora[;)]

Sem pagar impostos, é mais fácil ganhar dinheiro.....

Claro que era sem impostos, o rapaz conta que quando lá ia a inspecção o único empregado não tinha mãos a medir. [:D]

Na hotelaria há sítios onde nem se ganha mal. Um colega meu trabalhou há uns 4 anos num hotel em Lisboa e trazia para casa uns 800-900€. E era um gajo sem qualquer experiência.

A questão é que eles ganham sempre mais, e têm as coisas ao mesmo preço ou mais baratas...logo é sempre melhor.

O que não significa que pagar casa seja mais barato por ex, mas ainda assim tem um bom nível de vida.

Aliás vê-se as cilindradas que por lá andam, e as barrigas [:p]

Sim mas repara, nos países que referiste as coisas são muito caras e até podes ganhar muito mas se te deslizas, o dinheiro desaparece.

Em espanha as coisas são bem mais acessíveis e a ideia que tenho (comparado com frança e Itália) é que com contenção, se consegue juntar algum dinheiro, coisa que em França, com ordenado mínimo, só mesmo a Pão e água...
Isso acontece com pessoas que vão para lá e acham que qualidade de vida é fazer o mesmo que fazem cá, cervejas e futebol nos cafés, em Espanha ainda vai dando para o fazer, mas isso já começou a mudar.

As pessoas tem de perceber que isso não é gerir bem um vencimento.

O que quero dizer é que os bens essenciais são mais baratos (ou ligeiramente mais baratos) do que cá, na generalidade dos países Europeus, mas a maioria dos Portugueses só se preocupa com o preço da cerveja e do tabaco, dos jantares nos restaurantes e coisas do género.

Muitos até ganham bem para os padrões do país para onde vão, mas gastam em tudo e mais alguma coisa e quando voltam queixam-se precisamente disso, que a cerveja custa dez euros e um café seis, um jantar mais de cinquenta, etc.

Nós cá tb temos preços desses mas a maioria das pessoas percebe que não é isso a qualidade de vida ou optam pela regra de que "um dia não são dias", quando voltares a viajar lá por fora vê como a maioria das pessoas gasta e onde.

Isso de generalizar nunca é bom.

Cada pessoa ou casal tem de ver se mudar quais sao as ofertas e possibilidades em 2...4...10 anos.

Eu por exemplo sou do Porto e algumas ofertas poderão ir na Europa até ao dobro do que ganho agora.

Mas por exemplo em Lisboa ganharia mais 20 a 30% porque é 1 área com mto mais procura em Lisboa (consultoria informatica).

Ou seja quem viver em Lisboa iria ganhar mais 150% ou pouco mais. Será que compensa mudar.

Se for apenas pelo salário em muitos casos não. Cada caso é 1 caso.

Isso acontece com pessoas que vão para lá e acham que qualidade de vida é fazer o mesmo que fazem cá, cervejas e futebol nos cafés, em Espanha ainda vai dando para o fazer, mas isso já começou a mudar.

As pessoas tem de perceber que isso não é gerir bem um vencimento.

O que quero dizer é que os bens essenciais são mais baratos (ou ligeiramente mais baratos) do que cá, na generalidade dos países Europeus, mas a maioria dos Portugueses só se preocupa com o preço da cerveja e do tabaco, dos jantares nos restaurantes e coisas do género.

Muitos até ganham bem para os padrões do país para onde vão, mas gastam em tudo e mais alguma coisa e quando voltam queixam-se precisamente disso, que a cerveja custa dez euros e um café seis, um jantar mais de cinquenta, etc.

Nós cá tb temos preços desses mas a maioria das pessoas percebe que não é isso a qualidade de vida ou optam pela regra de que "um dia não são dias", quando voltares a viajar lá por fora vê como a maioria das pessoas gasta e onde.

Exacto, e uma coisa engraçada lá fora é que por exemplo em Espanha eles têm maior poder de compra no sector automóvel, e ainda assim apostam em Dacias, em carros sem jantes xpto, etc etc.

Nós por cá, é tudo carros de alta gama, telemóveis xpto, GPS de série, jantes, todas as mariquices.

A quantidade de espanhois que eu vi com carros caros e GPS portátil...mas cá há o pseudo-trauma de não ter GPS encaixado..enfim.

O que não significa que pagar casa seja mais barato por ex, mas ainda assim tem um bom nível de vida.
Na maioria dos casos, quase ninguém compra casa, mas isso depende, no norte da Europa as pessoas não tem de se preocupar com a compra de uma casa já que o estado as fornece em alguns países, mas pode-se sempre comprar uma ou construir e IMI por exemplo é algo desconhecido.

Há um pouco a ideia de que as casas são mais caras do que cá o que tb não é correcto, há países e algumas cidades onde de facto comprar uma casa é quase impossível, mas há mais países onde as casas são bastante mais baratas ou cidades relativamente perto da capital onde isso já não acontece.

Basicamente o que há é uma diferença muito grande entre os valores máximos e mínimos, entre casas com iguais padrões de qualidade, sendo factor de variação apenas a distancia a que estas ficam dos grandes centros urbanos.

O que há efectivamente é uma grande mobilidade, não de trabalho, mas das pessoas que mudam de casa e de emprego frequentemente, procurando trabalho que lhes pague melhor e consequentemente mudam de casa, isto acontece dentro de uma faixa etária muito especifica e menos frequentemente ou raramente fora dela, entre os 19 e os 28 anos.

A questão é que eles ganham sempre mais, e têm as coisas ao mesmo preço ou mais baratas...logo é sempre melhor.
Certo, mas tb tem duas outras condições, a da estabilidade laboral e, devido aos vencimentos mais altos, uma outra gestão do seu rendimento.

E isto é uma questão quase cultural, as pessoas ganham melhor, estudam mais e entendem o mundo de uma outra maneira.

Exacto.

E não esquecer que a Espanha no séc XX tornou-se um país muito industrializado e competente. O Franco era mau mas ao menos nisso era bom.

Já o Salazar, tadito, atrasou o País em 50 anos ....e depois foi o que se viu e se vê.

ora... imigrar é o acto de tomar consciencia de q o nosso pais tá mal....
tá mal... e não é o unico...lol... a difrença consiste no nivel e qualidade de vida entre portugal e o pais acolhedor.... á 2 anos e meio emigrei para a suiça e n tenciono voltar.... ora o meu estatuto social não mudou por receber mais.... ou seja, tanto aki como em portugal pertenço a classe média!!! OK... ganho 4 salarios minimos portugueses... mas 1 é para descontos... e no fim de pagar tudo o resto, casa, carro, etc...n sobra grande coisa. a vida é mais cara, mas em relação aos salarios é mais equilibrada do que em portugal, logo temos uma qualidade de vida e um poder de consumo superior!!!!
Isto, é claro se vierem as coisas á minha maneira q é de fazer a vida por aki.... Caso tenham em mente juntar dinheiro pa voltar a portugal, a estadia n estrangeiro n vai ser lá mto agradavél....

Back