Emigrante ilegal ou refugiado?

kushinadaime

New member
Ou é minha impressão os os imigrantes ilegais passaram a ser refugiados do dia para a noite?
Ou são só os Sírios naqueles barcos que são refugiados, os outros são todos macacos que pertencem à selva?
Basicamente é como Orwell disse somos todos iguais mas uns são mais iguais que os outros?... Ou temos todos direito a ser pessoas?

acho que refugiados implica haver guerra no país de origem. Os outros são apenas considerados imigrantes económicos.

acho que refugiados implica haver guerra no país de origem. Os outros são apenas considerados imigrantes económicos.

Esta é a ideia que tenho também.

Este debate é pertinente mas em termos civilizados...

Edit:

Já agora, existe aí alguma confusão entre rotas. Porque tem-se apelidado de migrantes aos subsarianos que tentam atravessar o mediterrâneo em barcos/jangadas. Neste momento as rotas em debate (refugiados) são outras e as populações são nitidamente diferentes.

Isto não invalida que entre os primeiros não existam refugiados e entre os segundos não existam meros migrantes. Confuso, sim.

Last edited:

Guerra da Água é silenciosa, mas já está em curso

4Fq4UPN.jpg

Dois biliões com sede…

A GUERRA PELA ÁGUA

rAMgRuS.jpg

A água está virando arma de guerra

http://exame.abril.com.br/mundo/noticias/conflito-liquido-como-a-agua-esta-virando-arma-de-guerra

CONFLITOS PELA ÁGUA NO MUNDO
http://www.brasilescola.com/geografia/conflitos-pela-agua-no-mundo.htm

Esta é a ideia que tenho também.

Este debate é pertinente mas em termos civilizados...

Edit:

Já agora, existe aí alguma confusão entre rotas. Porque tem-se apelidado de migrantes aos subsarianos que tentam atravessar o mediterrâneo em barcos/jangadas. Neste momento as rotas em debate (refugiados) são outras e as populações são nitidamente diferentes.

Isto não invalida que entre os primeiros não existam refugiados e entre os segundos não existam meros migrantes. Confuso, sim.
É isso que eu penso.
Emigrantes ilegais, na minha opinião, são todos aqueles que por alguma razão entram num país sem terem documentação e cujas circunstâncias no país de origem não obriguem a que sai a ter que sair.
No caso de refugiados é muito diferente.
Ainda o ano passado um C-130 da Força Aérea trouxe alguns sírios para que estudassem cá.

Algo me diz que o século XXI vai ser muito animado (não, não é Zandinga que me vem falar do além) e nem sempre pelas melhores razões, mas ao menos na Europa ainda não começou nenhuma guerra mundial, como no século passado! Pena que não vou estar por cá até ao final, mas prontes!

Nacional emigrante ilegal ou refugiado? Semos todos iguais!

animal_farm1.jpg

Nas Tvs têm referido este tema, alguns imigrantes têm aproveita a abertura de fronteiras para entrar na UE, quando antes estavam barrados à porta das fronteiras. Paquistão por exemplo.
O que vai acontecer é que vão continuar ilegais, os refugiados que o forem irão conseguir ficar legais, pelo menos parte deles.

Exatamente, para serem refugiados tem de ocorrer uma perseguição por alguma forma, guerra ou outra, a situação económica do país de origem por si só não o justifica.

Por mim, podemos começar a exportar água para a Arábia Saudita. A 1.5€/L, vendido apenas em EUROS. Depois eles que lidem com os impostos, custos de armazenamento, tratamento e distribuição. E margem de lucro, claro. [:cool:]

Que metam normas anti-poluição nos camelos para eles consumirem menos l/100...

As fronteiras dentro da europa é que são abertas, porque se não, também tinha-mos uma data de emigrantes económicos nestes últimos anos.

O Governo suíço organizou manobras militares sob o nome Conex15 que irão decorrer entre 16 e 22 de Setembro. Os jogos de guerra são baseados em um cenário muito específico: A União Europeia desintegrou-se e graves conflitos irromperam no continente, existem novas fronteiras e novos países, com um colapso geral da lei e da ordem, ataques, sabotagens e ataques a lojas e depósitos de alimentos e combustíveis e ataques a infra-estruturas de abastecimento e comunicação. Tudo isso no contexto da proliferação de conflitos étnicos e movimentos migratórios que atravessam própria Suíça e na Europa. Não é ficção científica ou um jogo de tabuleiro ou simulaçõs de computador de académicos extravagantes. Eles são um grande exercício militar de duas semanas com 5.000 soldados da Confederação Suíça, e plena cooperação da protecção civil e da administração.

Não deixa de ser caricato que a Europa atravesse uma crise demográfica que poderá hipotecar o nosso futuro e contudo continua a fechar as fronteiras, deixando milhares de pessoas a morrer enquanto tentam entrar à procura de melhores condições de vida... Para nós portugueses, este deveria ser um assunto ainda mais sensível, já que se formos até à 3ª geração, há qualquer coisa como 32 milhões de portugueses fora do pais e apenas 10 milhões cá dentro..

Mas, esta insensibilidade e até estupidez económica, já que as sociedades europeias precisam desesperadamente de um rejuvenescimento, é mais um dos legados dos estados sociais supostamente humanistas em que assenta o projecto europeu... É que o problema não é abrir as fronteiras, o problema é que se criou toda uma matriz de direitos adquiridos para os residentes nos territórios europeus, criou-se todo um tipo de dificuldades de acesso ao mercado de trabalho para os menos qualificados, que seria absolutamente desastroso deixar simplesmente entrar os emigrantes, que como não produzem o suficiente para justificar o salário mínimo abaixo do qual o estado permite o trabalho, ficariam no desemprego, mas teriam direito a todas as regalias do estado social, como rendimento mínimo, saúde, educação, habitação, animação cultural, etc.. etc... De certa forma seria o permitir que os problemas que algumas comunidades como é a dos ciganos apresentam, fossem multiplicados várias vezes...

É o tal humanismo e a preocupação social, que só interessa aos pançudos que vivem à custa destes esquemas... Porque de humanismo e social, a carnificina a que se assiste todos os dias, tem pouco...

Para mim, a Suiça ao longo dos anos adoptou uma das estratégias mais acertadas neste tema... Não têm salário mínimo, pelo que mesmo os emigrantes portugueses que são muito menos produtivos do que os Suiços acabam por encontrar o seu trabalho, onde são pagos muito melhor do que aqui, embora com salários que a Peste caso fosse suíça acharia indecentes.. Não têm serviços públicos simplesmente oferecidos, a saúde por exemplo, é universal, mas privada, pelo que qualquer emigrante para poder ter na mão o Permis (aut. de residência) tem que ter obrigatoriamente um seguro de saúde contratado e pago do seu bolso.. Resumindo, quer for para trabalhar e ganhar uma vida honesta, tem as portas abertas, até porque pessoas dessas são uma mais valia em qualquer sociedade e em qualquer pais, quem for para simplesmente andar à boleia dos outros, vai enfrentar uma vida muito difícil, já que nada lhe vai ser oferecido, e rapidamente regressa a casa...

Olhando para os resultados, não me parece que a Suiça se tenha dado mal com esta postura...

Não colocando em causa a credibilidade do Mapa para mim não deixa de ser estranho. Por ex. Argélia está a cinzento e a região amazônica que se diz terem uma das maiores reservas de água do mundo; estar a Laranja.

A Europa não devia de deixar de entrar esses refugiados e emigrantes todos.
Vai aumentar exponencialmente a criminalidade,a precariedade,entupimento dos sistemas de saúde,etc...
Os custos ridículos de biliões aos estados europeus,devido á falta de civismo.

Os valores desses refugiados são anti-europeus,o desrespeito e a maneira de tratar a mulher como objecto,condenar os homossexuais á morte,ou mandar jovens para a fogueira por fazerem sexo antes do casamento,entre outros hábitos ridículos,que nada têm haver com a população europeia.

Depois á crise demográfica no futuro,é sabido que o Europeus têm taxas de natalidade baixissimas,ao passo que os extra-europeus têm taxas para cima de 5 filhos,isso significa que é um questão de décadas a este ritmo de superarem os nativos.
È incomportável em qualquer estado que se diga democrático,o principal dever de qualquer estado é defender os interesses dos seus cidadãos.

Depois claro que assistimos a um aumento de extrema-direita em quase todos os países,e a culpa é do políticos apátridas bem como aqueles que fazem arranjadinhos para terem mão-de-obra barata.

E o povinho europeu revoltas-se.
https://euobserver.com/news/129815

Tradução: "Os EUA financiam a imigração em massa para a Europa"

http://www.medias-presse.info/les-e...de-renseignement-militaires-autrichiens/37181
Sans dévoiler l’identité de cet agent, le magazine Direkt a donné la parole à un membre desösterreichischen Abwerhamts, les services de renseignement militaires autrichiens, qui explique que les passeurs réclament en moyenne de 7.000 à 14.000 euros pour faire voyager illégalement des immigrés vers l’Europe.
Já me tinha lembrado disso.
É que uma coisa era de vez em quando um barquito abandonar centenas de africanos quase em Lampedusa. Outra completamente diferente é a actual em que todos os dias há camiões e navios que matam as pessoas que transportam.
Acredito que seja por uma questão de necessidade que alguns (a grande maioria) opte por dar a vida e arriscar entrar num camião, contudo é de uma desumanidade brutal as pessoas que controlam esse mercado abandonarem (matarem) essas pessoas que não têm culpa de nada.
Uma coisa é eu ir daqui para o Canadá sem documentos e arriscar-me a ser deportado só para ficar rico.
Outra é tentar sair da miséria e dar tudo a uma máfia que não tem problemas em matar as pessoas à frente de quem seja.
Assumo que abandonar um camião em plena auto-estrada não seja assim uma coisa que passe despercebida.

Eu que até gosto da Bulgária (pelas músicas, vá algumas gaijas[:D]) não consigo encaixar esta coisa...
Só espero é que a União Europeia se una de facto e faça algo visível.

Back