Empregos!!

da experiencia da FEUP e quem anda em mecânica, e tem amigos em civil, dá mesmo para ver que aquilo é só "canos" (troca o a pelo o[;)] ) os tipos parece que se sentem mais que os outros. Não sei se é por terem entrado com melhor média. PElo que me dizem existem imensas "lutas" porque acabam imensos ao mesmo tempo e depois são todos concorrentes directos. O que pelos vistos torna aquilo numa luta![;)]

Em relação ao trabalho em mecânica dá para tudo:
- Gestão;
- Produção;
- Estruturas (projectos)
- tudo sobre Fluidos e calor
- tudo de automação

etc...

Nao sei onde e que ambos podem competir para alem da gestao da produção. Porque na gestao de construçao nao competem de certeza o mesmo se aplica na execuçao de projectos de estruturas.

Nao sei onde e que ambos podem competir para alem da gestao da produção. Porque na gestao de construçao nao competem de certeza o mesmo se aplica na execuçao de projectos de estruturas.

não? porra eu conheço um engº civil que trabalha em projecto de estruturas de pavilhoes e 2 engºs mecânicos que faz o mesmo![;)]

Eu tb conheço um desenhador que faz projectos de pavilhoes industriais e no entanto a sexta feira o eng civil vai a empresa assinar os projectos e receber o cheque. A nao ser que tenham uma especializaçao na area que lhes permite assinar o projecto a situaçao deles sera identica. Um arquitecto por exemplo pode assinar projectos de estruturas ate um determinado limite e esta bastante mais habilitado do que um eng mecanico, pois na sua formaçao teve cadeiras importantes como o dimensionamento e betao.

Eu tb conheço um desenhador que faz projectos de pavilhoes industriais e no entanto a sexta feira o eng civil vai a empresa assinar os projectos e receber o cheque. A nao ser que tenham uma especializaçao na area que lhes permite assinar o projecto a situaçao deles sera identica. Um arquitecto por exemplo pode assinar projectos de estruturas ate um determinado limite e esta bastante mais habilitado do que um eng mecanico, pois na sua formaçao teve cadeiras importantes como o dimensionamento e betao.

se estiver inscrito na ordem um engº mecnico tb pode assinar projectos de pavilhoes ( acho eu:sh) ).

Artº 16º
Edifícios

1. As equipas projectistas de edifícios e dos seus espaços exteriores devem integrar obrigatoriamente Arquitectos e Engenheiros ou Engenheiros Técnicos de cada uma das especialidades qualificadas para os projectos parcelares necessários.

2. a) O Coordenador do Projecto deverá ser Engenheiro Civil, Arquitecto ou Engenheiro Técnico Civil.
b) No caso de projectos em que haja uma significativa intervenção de outras especialidades, a coordenação de projecto poderá ser desempenhada por Engenheiro, ou Engenheiro Técnico dessa especialidade, ou Arquitecto Paisagista, se for o caso.

3. Os projectos parcelares das várias especialidades deverão ser realizados pelos seguintes técnicos, sem prejuízo do disposto no nº 3 do artº 4º:

a) Arquitectura: Arquitectos;

b) Fundações, Contenções e Estruturas: Engenheiros Civis ou Engenheiros Técnicos Civis;

c) Verificação Regulamentar das Características de Comportamento Térmico e Elaboração de Detalhes Construtivos: Engenheiros Civis ou Mecânicos ou Engenheiros Técnicos Civis ou Mecânicos;

d) Verificação Regulamentar dos Sistemas Energéticos e de Climatização de Edifícios: Engenheiros Mecânicos ou Engenheiros Técnicos Mecânicos;

e) Condicionamento Acústico: Os projectos de acústica dos edifícios serão elaborados por Engenheiros Civis ou Engenheiros Técnicos Civis e os projectos de electro-acústica serão elaborados por Engenheiros Electrotécnicos ou Engenheiros Técnicos Electrotécnicos;

f) Segurança Integrada: Engenheiros Civis, Electrotécnicos ou Mecânicos ou Engenheiros Técnicos destas especialidades, competindo ao autor do projecto de segurança integrada a definição dos parâmetros a observar nos vários projectos parcelares, incluindo a segurança contra incêndios;

g) Redes prediais de abastecimento de água: Engenheiros Civis ou Mecânicos ou Engenheiros Técnicos Civis ou Mecânicos;

h) Redes prediais de drenagem de águas pluviais e residuais: Engenheiros Civis ou Engenheiros Técnicos Civis;

i) Instalações eléctricas e telecomunicações: Engenheiros Electrotécnicos ou Engenheiros Técnicos Electrotécnicos;

j) Domótica e redes estruturadas: Engenheiros Electrotécnicos ou Informáticos ou Engenheiros Técnicos Electrotécnicos ou Informáticos;

k) AVAC (Aquecimento, Ventilação e Ar Condicionado): Engenheiros Mecânicos, Electrotécnicos ou Engenheiros Técnicos Mecânicos ou Electrotécnicos;

l) Instalações e equipamentos de transporte de pessoas e mercadorias: Engenheiros Mecânicos ou Electrotécnicos ou Engenheiros Técnicos Mecânicos ou Electrotécnicos;

m) Redes de Gás: Engenheiros Mecânicos, Químicos ou Engenheiros Técnicos Mecânicos ou Químicos;

n) Espaços exteriores: Arquitectos ou Arquitectos Paisagistas;

o) Arruamentos nos espaços exteriores: Engenheiros Civis ou Engenheiros Técnicos Civis.

4. Os projectos de edificações que não envolvam exigências estéticas ou de utilização funcional, bem como os projectos de intervenções em que não haja alterações em relação àquelas exigências previamente existentes, podem ser realizados por Engenheiros ou Engenheiros Técnicos.

http://www.ordemengenheiros.pt/Default.aspx?tabid=361

No entando penso que se tiver esperiencia profissional comprovada na execuçao de uma determinada especialidade no caso dele Eng Mecanico a executar projectos de estruturas acho que pode requer ordem essa mesma especialização.

20 andares??? só...[;)]

certo é que falem o que falarem ninguem faz o predio se o eng civil não assinar

quem diz predio diz outras obras

eu não percebo mas aqui no forum vçs querem por os 2 tipos de engenheiros iguais, será que anda todo o mundo a ver mal as coisas e só vçs aqui no forum é que veem tudo de bom e que são equivalentes???

eu sei que es eng mecanico mas não te compares ao civil, ambos tem as suas funções

a questão é que os eng mecanicos não tem dimensionamento de estruturas, não tem betão armado, não tem analise de estruturas,não tem edificações,logo não podem fazer o que faz o eng civil
tal como o eng civil não pode fazer o que faz o eng mecanico, porque não tem termodinamica etc etc

em comum só as matematicas, mecanicas gerais e isso

a questão é que os eng mecanicos não tem dimensionamento de estruturas, não tem betão armado, não tem analise de estruturas,não tem edificações,logo não podem fazer o que faz o eng civil

É um tema bastante recorrente que já vi discutitido n vezes. Em teoria, o curso que mais se aproxima em conhecimentos a engª civil não é engª mecânica mas sim engª de materiais. No entanto, este último não pode assinar nenhum projecto de edificação.

Essa tentativa de comparação aos civis é antiga e tem mais a ver com prestígio social do q outra coisa. Assinar um projecto de edificação é visto com uma tarefa nobre.

Mas devia era ser encarado como uma grande responsabilidade. Tenho um colega que acabou em agosto passado, esta a fazer projecto de estruturas para um edificio de grande envergadura na zona do porto e acorda 3 vezes por noite, porque se lembrou de qualquer coisa que podera estar errada no projecto. Ate ja lhe disse que ele assim nao chega aos 30 anos.

Última edição:
Engenheiro mecânico é uma coisa, engenheiro civil é outra. São muito raras as funções em que se cruzam. Embora tive um proposta em que o lugar era para um de civil, a função era direcção de obra.

tal como o eng civil não pode fazer o que faz o eng mecanico, porque não tem termodinamica etc etc

em comum só as matematicas, mecanicas gerais e isso

Nao tem termodinamica? Porra eu que o diga[8b][8b][8b][8b][:vm)]

Mas sim tens razao..... nao temos MA(maquinas electricas) entre outras cadeiras......

Ate ao 3 ano sao cursos parecidos..... ele que escolha uma qualquer depois de entretanto se arrepender pede transferencia. quase todas as disciplinas tem equivalencia.

A Informática também já foi melhor...li algures a pouco mais acima que tudo excepto medicina está a saturar, e é verdade! Ofertas há muitas, mas propostas de emprego finais, essas são poucas, escassas. Estou mesmo a terminar Informática e elas não chovem aos pés como já choveram e não há muitos anos!!

Empregos há por aí aos magotes. A única coisa diferente relativamente há 10 anos atrás são os salários.

Voltar
Superior