Empreitada - pedido de ajuda

GT150cv

New member
Bom dia pessoal

Precisava de ajuda dos entendidos para uma construção de interior de uma loja que vou fazer.
Então a situação é a seguinte, Tenho uma loja incluída num prédio,a qual se encontra em bruto (apenas as 4 paredes).
Já encontrei um empreiteiro para me fazer a obra, já acordamos preços e prazos, etc
A minha questão é, é lógico que deverá haver um contracto, certo?
Neste contracto, o que deve constar?
Prazos? - é preferível ter por escrito?
Valor? - para não haver surpresas e os tais "já agora" (a obra é chave na mão)
Garantias? - que garantia é comum oferecer para uma obra deste género?

Alguma outra coisa que me esteja a falhar ou que deva estar incluída no contracto?

Agradeço desde já a vossa ajuda
cumprimentos

Bom dia pessoal

Precisava de ajuda dos entendidos para uma construção de interior de uma loja que vou fazer.
Então a situação é a seguinte, Tenho uma loja incluída num prédio,a qual se encontra em bruto (apenas as 4 paredes).
Já encontrei um empreiteiro para me fazer a obra, já acordamos preços e prazos, etc

Alguma outra coisa que me esteja a falhar ou que deva estar incluída no contracto?

cumprimentos

Prazos? - é preferível ter por escrito? Sim por escrito com "multa" por cada dia de atraso para evitar falharem muito no prazo)
Valor? - para não haver surpresas e os tais "já agora" (a obra é chave na mão) Sem o valor o contrato pouco vale
Garantias? - que garantia é comum oferecer para uma obra deste género? As garantias estão na lei não é necessário

Deves dentro do possivel no contrato descriminar os trabalho ou mesmo fazer um anexo mais completo, para não existirem duvidas durante a obra.

Bom dia pessoal

cumprimentos

Resumidamente:

- Valor da obra, total ou preferencialmente, parcelar. Pode estar o orçamento anexado.
- prazos, com indicação de data de entrada em obra e prazo previsto
- descrição dos trabalhos e executar, materiais previstos, que pode estar no orçamento anexado.
- Condições de pagamento.
- Garantias, ou menção as garantias legais.
- Caso haja trabalhos a mais, deverá estar escrito que só poderão ser executados após orçamento e respectiva aprovação pelo adjudicatário.

Isto é o mais normal. Normalmente é o empreiteiro que redige o contrato, tu depois lês, se alguma coisa que não concordes, sugeres as alterações. No fim assinam ambos.

Obrigado pela ajuda pessoal!
Em relação á garantia, o que é que a lei prevê? falaram-me em 2 anos para moveis e 5 anos para construção! confirma-se?
em relação á clausula de erros e omissões, o que deverá constar?

cumprimentos

Em relação á garantia, o que é que a lei prevê? falaram-me em 2 anos para moveis e 5 anos para construção! confirma-se?

cumprimentos

Em caso de necessidade de recurso à garantia não esquecer de alertar para a existência do dano o mais rápido possível (não ir na conversa de "...a e tal deixa andar a ver se aparece mais alguma coisa") e de preferência por escrito com prova de entrega......been there, done that e lixei-me pela medida grande

cumprimentos

Erros e omissões, caso tenha sido o empreiteiro a ir ver o trabalho que é preciso fazer, por exemplo esquece-se de colocar algo que seja imprescindível para a obra. Ou então tenha medido mal, e em vez de 10m² de piso, sejam 15m². (Valores exemplificativos). Ao colocar essa clausula (Basta por algo do género "O empreiteiro assumes eventuais erros e omissões que possam surgir na obra")

Como não és um "Dono de Obra" estatal, redige uma descrição completa da intervenção e dos materiais a incluir. Incluindo marca e características técnicas pretendidas (não vás num "BMW 525" ou equivalente, neste exemplo queres mesmo um 525 indicando tb quais os extras) e no fim metes "incluindo todos os materiais, acessórios, trabalhos complementares e infraestruturas necessárias" [;)].

As sugestões dos outros "foristas" são tb muito boas.

Se começa a com muitas exigências o empreiteiro manda-te pastar. Convém ter alguma calma na abordagem a empreiteiros.

...
...
cumprimentos
Essa garantia é para bens novos vendidos por empresários a consumidores.
Nos bens usados a garantia é de 1 ano.
Nas leis do consumidor tens sempre a indicação que o consumidor não é profissional e que o vendedor actua no âmbito de uma actividade comercial.
A garantia está limitada ao bem (o que pode incluir peças aplicadas em serviços), mas os serviços não tem garantias (embora haja protecções contra inconformidades nos serviços)

O contrato ideal tem no mínimo:
- Prazos (da obra e dos pagamentos)
- Valores (com a indicação se tem encargos e impostos)
- Garantias (do trabalho e dos pagamentos se houver)
- Procedimentos para alterar o contracto e para terminar
- Regras de conformidade (se aplicável)
- Quem trata da burocracia (se aplicável)
- Responsabilidade
- Encargos (se aplicável)
- Penalidades
E isto do contrato é tão ou mais importante quanto mais complicada e perigosa for a obra,quero dizer, se for para trocar uma lâmpada até podes nem combinar nada sequer..., agora se vais construir o LHC...

Essa garantia é para bens novos vendidos por empresários a consumidores.
Nos bens usados a garantia é de 1 ano.
Nas leis do consumidor tens sempre a indicação que o consumidor não é profissional e que o vendedor actua no âmbito de uma actividade comercial.
A garantia está limitada ao bem (o que pode incluir peças aplicadas em serviços), mas os serviços não tem garantias (embora haja protecções contra inconformidades nos serviços)

O contrato ideal tem no mínimo:
- Prazos (da obra e dos pagamentos)
- Valores (com a indicação se tem encargos e impostos)
- Garantias (do trabalho e dos pagamentos se houver)
- Procedimentos para alterar o contracto e para terminar
- Regras de conformidade (se aplicável)
- Quem trata da burocracia (se aplicável)
- Responsabilidade
- Encargos (se aplicável)
- Penalidades
E isto do contrato é tão ou mais importante quanto mais complicada e perigosa for a obra,quero dizer, se for para trocar uma lâmpada até podes nem combinar nada sequer..., agora se vais construir o LHC...

Artigo 1225.º - (Imóveis destinados a longa duração)

1. Sem prejuízo do disposto aos artigos 1219.º e seguintes, se a empreitada tiver por objecto a construção, modificação ou reparação de edifícios ou outros imóveis destinados por sua natureza a longa duração e, no decurso de cinco anos a contar da entrega, ou no decurso do prazo de garantia convencionado, a obra, por vício do solo ou da construção, modificação ou reparação, ruir total ou parcialmente, ou apresentar defeitos graves ou perigo de ruína, o empreiteiro é responsável pelo prejuízo para com o dono da obra.
2. A denúncia, neste caso, deve ser feita dentro do prazo de um ano e a indemnização deve ser pedida no ano seguinte à denúncia.

Se começa a com muitas exigências o empreiteiro manda-te pastar. Convém ter alguma calma na abordagem a empreiteiros.

Naah, arranja outro empreiteiro se for necessário.Muita gente se lixa por causa de ir na cantiga de alguns "empreiteiros". É exigir tudo e mais alguma coisa e ver o valor que ele faz. Convém ter uma descrição pormenorizada dos materiais a aplicar e um prazo bem definido com alguma folga para o caso de acontecer algo, com multa por cada dia excedido.

Neste tipo de contratos quanto mais transparência de ambos os lados melhor. Se o empreiteiro recusar talvez seja um indicador de falta de idoneidade.

Eu costumo dizer que qt mais pensas que és espertalhão mais és enganando...
Eu fiz muito a orçamentos de reabilitação. Em contratos de 4 prestações, à 3a era tudo lucro. E a 4 se não tivesse tempo era para adiar.
Portanto pensar q se domina o esquema em matéria de orçamento solicitado, tem muito q se lhe diga.

Até nos materiais, há casos em que o cliente pede material pior até do q aquele q o empreiteiro usa por default...

Melhor que contratos e garantias é que te recomendem um bom empreiteiro.

Onde é a obra? Se for num raio de 50 km de Lisboa arranjo-te um impecável.

Eu fiz muito a orçamentos de reabilitação. Em contratos de 4 prestações, à 3a era tudo lucro. E a 4 se não tivesse tempo era para adiar.
Portanto pensar q se domina o esquema em matéria de orçamento solicitado, tem muito q se lhe diga.

O problema é quando os empreiteiros são os espertalhões, o que é recorrente em Portugal, por isso estar avisado acerca de tudo não prejudica em nada e precaver certas situações muito menos. Eu também já fiz muitos orçamentos e sei que corre bastante melhor se for tudo cumprido e feito dentro do que é preconizado do que estar a inventar.

Quanto aos materiais é algo que pode ser acertado falando com o empreiteiro que se for bom não vai levar nada a mal do que foi sugerido e pode sugerir os materiais que achar que melhor se adequam à obra em si.

Eu faço 3 prestações:

1ª antes do início da obra (aquando da adjudicação) - 25%
2ª a meio da obra - 25%
3ª com a conclusão da obra - 50%

Assim não há cá tretas de adiar a obra ou arranjarem desculpas para não aparecerem quando a obra já vai a meio, pois têm todo o interesse em despachar o assunto.

Isto para mim é de longe o mais importante:

Se a obra for de um valor ainda significativo (tipo 50 mil euros), no contrato com o empreiteiro escreves lá que vais contratar um fiscal de obra independente (por norma um engenheiro civil) e desconhecido do empreteiro, que irá visitar a obra 3 ou 4 vezes, sempre de surpresa e posteriormente escrever um relatório técnico sobre se a execução da obra está a ser ou não mal feita.

Pelas 3/4 visitas pagas ao fiscal uns 800 a 1000 euros é dinheiro muito bem gasto.

Back