[Economia] Empresas de consultoria

allstarfabio

Well-known member
Pessoal peço aqui algumas dicas sobre empresas de consultoria, mais concretamente para elaboração de um projecto industrial e apresentação do projecto para tentar aceder a fundos tipo Portugal 2020 ou similar.
Já trabalhei com uma consultora mas gostava que alguém do ramo me sugerisse algo de confiança.
Obrigado!

Pessoal peço aqui algumas dicas sobre empresas de consultoria, mais concretamente para elaboração de um projecto industrial e apresentação do projecto para tentar aceder a fundos tipo Portugal 2020 ou similar.
Já trabalhei com uma consultora mas gostava que alguém do ramo me sugerisse algo de confiança.
Obrigado!

Não é preciso grandes consultoras. Basta ter alguém bem ligado à política, de preferência ao PS.:sh)

Ou então alguém competente. Pode não ser tão fácil aceder aos fundos, mas fica um projeto bem feito. Por exemplo: Home | Stream Consulting

Não é preciso grandes consultoras. Basta ter alguém bem ligado à política, de preferência ao PS.:sh)

Ou então alguém competente. Pode não ser tão fácil aceder aos fundos, mas fica um projeto bem feito. Por exemplo: Home | Stream Consulting

Por acaso a acontecer será num conselho governado pelo PS

A parte dos fundos de momento é secundária, mas como é lógico será para tentar. Mesmo que não haja fundos se tudo correr bem é para avançar.

Mas precisas dessa consultoria para efeitos burocráticos - i.e. apenas te ajudar a cumprir os trâmites necessários para obter acesso aos fundos - ou tens mesmo um produto para industrializar e precisas de consultoria técnica sobre como construir a fábrica e optimizar a produção, logística, etc.?
É que são empresas muito diferentes.

para portugal 2020 qualquer big 4 serve.

pede preço ás 4, isso é o pão com manteiga delas[:D]

Pois, uma coisa é uma consultora do género Big 4 que já tem uma checklist de como montar um plano que cumpra os trâmites todos para sacar os dinheiros da Europa.
Outra coisa é uma consultora do tipo "Bosch Industry Consulting" cujo âmbito é mais técnico ("montar" a fábrica, logística, optimização da produção, digitalização, indústria 4.0, etc.)

Empresas de consultoria

https://becorporate.pt

São do Algarve, pode não ser a localização que te dá mais jeito, mas tenho tido as melhores referências deles. É uma empresa de malta jovem, mas que sabe o que fazem.

Em relação aos custos, em alguns casos eles cobram apenas uma % dos fundos obtidos. É tudo uma questão de os abordar.

Eu evitava tudo o que é empresa grande a começar pelas big4, porque ou és um cliente de dimensão ou o teu caso vai ser tratado por um estagiário que sabe menos que tu, o sénior consultor chefe com 30 anos de experiência só vai assinar e quanto muito almoçar contigo, é apenas se justificar .

Last edited:
Mas precisas dessa consultoria para efeitos burocráticos - i.e. apenas te ajudar a cumprir os trâmites necessários para obter acesso aos fundos - ou tens mesmo um produto para industrializar e precisas de consultoria técnica sobre como construir a fábrica e optimizar a produção, logística, etc.?
Em principio será para os dois efeitos, burocracia de acesso aos fundos e na parte da construção também convém ter ajuda, dada a envergadura do projecto. Principalmente para projectos à câmara e etc. Neste momento estou em conversações para a viabilidade do terreno junto da câmara, após uma conclusão superficial é que se verá se é mesmo para avançar ou não e se for vou mesmo precisar de consultoria.
A minha duvida também era um bocado sobre isso, acaba por ser dois setores destintos.

https://becorporate.pt

São do Algarve, pode não ser a localização que te dá mais jeito, mas tenho tido as melhores referências deles. É uma empresa de malta jovem, mas que sabe o que fazem.

Em relação aos custos, em alguns casos eles cobram apenas uma % dos fundos obtidos. É tudo uma questão de os abordar.

Eu evitava tudo o que é empresa grande a começar pelas big4, porque ou és um cliente de dimensão ou o teu caso vai ser tratado por um estagiário que sabe menos que tu, o sénior consultor chefe com 30 anos de experiência só vai assinar e quanto muito almoçar contigo, é apenas se justificar .
Obrigado! Fica registado.

Conselho de um dono de uma empresa de Marketing (Digital): Nunca referir à consultora que é para se candidatar a fundos europeus.

Conselho de um dono de uma empresa de Marketing (Digital): Nunca referir à consultora que é para se candidatar a fundos europeus.

Então se ele precisa da ajuda no processo de candidatura aos fundos, como é que irá fazer o pedido às consultoras? [:D]

Na agricultura a elaboração desses projetos é simples, acho que passa apenas por burocracia, mas há imensas entidades a fazerem e submeterem as candidaturas. Para industrias propriamente ditas, também há muitas empresas a fazê-lo. Vê a inova, por exemplo.

Eu pedia mais de 10 orçamentos na tua situação, relativamente à parte da construção, isso é com arquitetura e civil, se precisares de ajuda na parte da organização de layouts e definição de workflows, não vás ter logo com um instituto kaizen porque é bastante caro. Eu talvez falasse com uma júnior empresa de uma boa universidade. Trabalham muito barato, e são profissionais.

Então se ele precisa da ajuda no processo de candidatura aos fundos, como é que irá fazer o pedido às consultoras? [:D]

Tem que ver com o facto de não encarecer o projecto em que a grande parte fica para a consultora e quase nada para o dono do projecto.

Tem que ver com o facto de não encarecer o projecto em que a grande parte fica para a consultora e quase nada para o dono do projecto.

Isso não deve ser bem assim, então se eu souber que tenho X a receber, sei o que a consultora me vai querer cobrar e eu aceito ou não. Quando entrar por esse caminho já tenho valores defendidos, caso o projecto seja aprovado ou não.

Back