Emprestimo estudante

Bom ja vi que isto deu pano para mangas [:D]
Depois de ler todas as opinioes vou tentar responder a tudo desde o inicio..

Eu tenho andado com esta ideia porque ja tentei todas as outras,nao se trata de adotar politicas de esquerda ou de direita como alguem referiu..

Nao me foi atribuida bolsa de estudo por o meu agregado familiar nao ter rendimentos, e neste pais é assim,quem vive mal nao pode ter bolsa, quem vive bem tambem nao, por isso tem que ser um meio termo pa pagarem pouco..bom,adiante.

Ser trabalhador estudante pra mim seria impossivel,eu entrei pelos maiores de 23, ja nao estudava ha 8 anos e tenho que estudar MUITO para acompanhar as materias.. Mas nas ferias e fins de semana trabalho á geira no campo e no que aparece.

Este curso aqui na zona de tras os montes tem uma saida relativamente boa ate, pois na area da agricultura,por aqui, ainda ha trabalho..

Portanto resumindo,sem ter dinheiro nao posso estudar, com os trabalhitos que faço, nao chega nem de perto nem de longe, pa trabalhar depois nao consigo estudar e acompanhar a materia.. Por isso é que me ocorreu a ideia do emprestimo..

Secalhar por um lado é preferivel pedir emprestimo pa estudar, estudar e formar-me para ter um futuro melhor e ficar a pagar ao banco em 10 anos do que nao estudar, nao ter trabalho, e andar ao sabor do vento.

É a minha prepetiva apenas..

Podias ter bolsa. Se soubesses fazê-lo... mas pronto.
Podes estudar se estás em casa dos pais sem empréstimo. É fazer um esforço.
Arranjas um partimezito.
Esse empréstimo é muito mau.
Não sei se tem emprego... eu sou de tras-os-montes...
Não vejo emprego em lado nenhum lol.

Os lic. seja no que forem trabalham nos supermercadozitos e outros emigraram...
Não vejo assim.
Tem um homem que conheço ( e até já andei nas quintas dele) com um curso desses, mas já tinha mil terrenos da família...
Assim nem era preciso o curso...

Bom ja vi que isto deu pano para mangas [:D]
Depois de ler todas as opinioes vou tentar responder a tudo desde o inicio..

Eu tenho andado com esta ideia porque ja tentei todas as outras,nao se trata de adotar politicas de esquerda ou de direita como alguem referiu..

Nao me foi atribuida bolsa de estudo por o meu agregado familiar nao ter rendimentos, e neste pais é assim,quem vive mal nao pode ter bolsa, quem vive bem tambem nao, por isso tem que ser um meio termo pa pagarem pouco..bom,adiante.

Ser trabalhador estudante pra mim seria impossivel,eu entrei pelos maiores de 23, ja nao estudava ha 8 anos e tenho que estudar MUITO para acompanhar as materias.. Mas nas ferias e fins de semana trabalho á geira no campo e no que aparece.

Este curso aqui na zona de tras os montes tem uma saida relativamente boa ate, pois na area da agricultura,por aqui, ainda ha trabalho..

Portanto resumindo,sem ter dinheiro nao posso estudar, com os trabalhitos que faço, nao chega nem de perto nem de longe, pa trabalhar depois nao consigo estudar e acompanhar a materia.. Por isso é que me ocorreu a ideia do emprestimo..

Secalhar por um lado é preferivel pedir emprestimo pa estudar, estudar e formar-me para ter um futuro melhor e ficar a pagar ao banco em 10 anos do que nao estudar, nao ter trabalho, e andar ao sabor do vento.

É a minha prepetiva apenas..

1º bold: não tem rendimentos? Vivem do ar? Não declaram? Algo aí não me parece bater certo.

2º bold: és menos que os outros?

1º bold: não tem rendimentos? Vivem do ar? Não declaram? Algo aí não me parece bater certo.

2º bold: és menos que os outros?

Eu percebi. Tem rendimentos relativamente baixos e tal, que servem para viver, mas consideram no agregado e não lhe dao bolsa ou dao uma pequena. Hoje em dia é tudo informatico, nao da para esconder papeis nem inventar.
Tem varias maneiras de atacar isso, mas... fico-me por aqui.

Depois - dá para trabalhar na boa, ou até tirar o curso em casa dos pais e por ex. fazer uma campanha no verao e pagar as propinas.

User MsrX eu nunca fiz descontos,vivo sozinho, sustento.me com trabalhos á geira, pa quem nao sabe o que é, sao trabalhos agricolas normalmente onde se trabalha e se ganha ao dia e nao se desconta nem nada do genero.. Tenho ajuda de um familiar quando tou apertado com as contas e é assim que vou andando.

Nao se trata de ser menos ou mais que alguem, eu tenho 25 anos,desde os 17 anos que nao estudo, era um aluno que nao queria saber da escola na altura.. E neste momento é logico que ondo de cabeça pa uma licenciatura me veja as aranhas pelo menos durante este primeiro ano eu sei que vou andar um bocado perdido..entao nas matematicas pior ainda.. Sabia la eu o que eram matrizes e funçoes de varias variaveis e cenas asdim?!

Tive tambem que andar na net e em livros de secundario a aprender as bases.. Eu nao faço outra coisa senao estudar e mesmo assim nao é facil.

Mas foi uma escolha minha querer estudar e formar-me, so quero arranjar a melhor maneira

Tenta tirar o curso na mesma sem pedir empréstimo nenhum.
Se os rendimentos são baixos tens bolsa, nem que seja 100€, que serve para pagar as propinas ( era o que os putos da minha terra que tem politecnico recebiam, pq viviam em casa dos pais e faziam biscates tb).
Um fim de semana aqui e ali, estas em casa dos pais, comes, bebes, tens roupa.
Dá perfeitamente para tirar o curso.

a melhor maneira

É arranjares dinheiro para as propinas.
O resto vais andando e tal no curso.
Depois tens colegas de curso, etc. Entras na onda e tudo se consegue.

A pior coisa que podes fazer é pedir um empréstimo.
Se fosse a ti não pedia.

Mais vale com esforço o curso na mão e NÃO DEVER NADA A NINGUÉM.

Pessoal ainda nao perceberam que eu vivo sozinho? Eu nao tou em casa dos pais tou numa casa arrendada da qual tenho despesas mensais fixas,renda,luz,agua e net..mais as propinas e comida..sao cerca de 350€ que eu tenho por mes..

Tenta tirar o curso na mesma sem pedir empréstimo nenhum.
Se os rendimentos são baixos tens bolsa, nem que seja 100€, que serve para pagar as propinas ( era o que os putos da minha terra que tem politecnico recebiam, pq viviam em casa dos pais e faziam biscates tb).
Um fim de semana aqui e ali, estas em casa dos pais, comes, bebes, tens roupa.
Dá perfeitamente para tirar o curso.

Quem me dera a mim 100€ de bolsa..ja ajudava..

Quem me dera a mim 100€ de bolsa..ja ajudava..

Se não tens 100€ de bolsa, algo está mal na história. Os moços da minha terra ( que sou de trás os montes também) tinham todos uma bolsa de 100€, e viviam com os pais, ambos os pais ganhavam pelo menos ( que não sei) 500€ cada, numa boa, e até carros tinham e viviam em apartamentos, etc.
Aliás, tu só podes pedir bolsa quando te matriculas. Como sabes a bolsa que tens ou vais ter?
Quando te matriculas pedes a bolsa - sai o resultado e depois tens todo o direito a reclamar para o superior, impugnar e até ires até ao fim do mundo.

Já te matriculaste para saber se tens bolsa?
Como sabes? Tens alguma decisão nesse sentido fundamentada? Ou ouviste alguém dizer que não ias ter?

Pessoal ainda nao perceberam que eu vivo sozinho? Eu nao tou em casa dos pais tou numa casa arrendada da qual tenho despesas mensais fixas,renda,luz,agua e net..mais as propinas e comida..sao cerca de 350€ que eu tenho por mes..

Tens 350€ por mes de que? Despesas.
Se vives sozinho. Os teus pais não fazem parte do teu agregado familiar.
Logo se pedires bolsa e nao tiveres rendimentos no IRS, ficas com a bolsa maxima, que são 600€.

Se estás nessa situação....
É óbvio que tens bolsa.

EDIT

Nao me foi atribuida bolsa de estudo por o meu agregado familiar nao ter rendimentos, e neste pais é assim,quem vive mal nao pode ter bolsa, quem vive bem tambem nao, por isso tem que ser um meio termo pa pagarem pouco..bom,adiante

Tipo, tu nao tens agregado familiar. És só tu....
Que confusão que fazes para ai!

Last edited:
Entro no trabalho às 9h, saio às 18h30. 3 dias por semana tenho aulas das 18h30 às 23h30. Noutro dia saio às 22h e no outro às 21h30. Aos sábados tenho sempre que aproveitar para fazer trabalhos de grupo, que normalmente começam às 9h30 e vão até às 20h ou 3h da manhã, consoante o deadline. Ao Domingo descanso... ou estudo!

Tive 5 anos assim, mas só estudava! O curso foi dose...

(Trabalhos em laboratórios não perdoam...).

Tive 5 anos assim, mas só estudava! O curso foi dose...

(Trabalhos em laboratórios não perdoam...).

Eu tenho laboratórios, ateliês, nomes finos para disciplinas com uma elevada componente prática. Felizmente agora são 3 anos e já estou no último. Estou farta daquela m****!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Last edited:
Convido-vos a consultar o regulamento de atribuiçao de bolsas e ja percebem o que estou a dizer..

O meu agregado familiar é unipessoal,ou seja, sou so eu, e para isso eu teria que ter um meio de subsistencia para apresentar, irs, ter emprego, etc.. Tudo isso eu nao tenho.

Eu tou a estudar desde outubro, entrei na 2a fase,concorri a bolsa, cumpri todos os passos e todos os prazos.. Foi indiferido, fui a audencia e recorri da decisao mas nao tive uma sorte diferente.

Convido-vos a consultar o regulamento de atribuiçao de bolsas e ja percebem o que estou a dizer..

O meu agregado familiar é unipessoal,ou seja, sou so eu, e para isso eu teria que ter um meio de subsistencia para apresentar, irs, ter emprego, etc.. Tudo isso eu nao tenho.

Eu tou a estudar desde outubro, entrei na 2a fase,concorri a bolsa, cumpri todos os passos e todos os prazos.. Foi indiferido, fui a audencia e recorri da decisao mas nao tive uma sorte diferente.

Tenta arranjar um part time "legal". Não tens que perder muito tempo, para o estudo, sempre ganhas algum e já tens rendimentos e IRS para apresentar, embora não suficientemente altos para não teres bolsa.

MrsX, nem todas as pessoas são iguais. Estás-te a colocar num pedestral enorme. Podias ser um pouco mais humilde...

Há cursos e cursos. Há cursos onde pura e simplesmente não é possível trabalhar.
A maioria das licenciaturas em universidade públicas são diurnas. Arrisco dizer que 99,9% são exclusivamente diurnas. Nesse caso o rapaz teria de arranjar um emprego nocturno, tipo padeiro. E como bem sabemos, a oferta de emprego nocturno é manifestamente inferior à de emprego diurno.

Depois há cursos em que, independemente de serem leccionados à noite ou durante o dia, são de tal maneira exigentes que mesmo sendo estudante em exclusivo, tens semanas em que dormes uma média de 5 horas por noite porque não consegues arranjar mais tempo no meio do estudo. São poucos os cursos destes, mas que os há, há!

Lembro-me no 4º ano do meu curso, ter tido uma cadeira (sistemas operativos), que só essa cadeira exigia-me umas 15 horas por semana para a execução de trabalhos práticos (fora das aulas). E nesse semestre tive 5 cadeiras (o normal). Ao todo, para as 5 cadeiras, fora das aulas gastava entre estudo e trabalhos práticos umas 40 horas semanais. Junta-lhe as 25 horas semanais de aulas e já tens 65 horas. Se trabalhar 40 horas por semana já davam 105 horas. Uma semana tem 168 horas, pelo que sobram 9 horas para dormir, comer, deslocações e tudo o resto...

Last edited:

Apresentas o IRS em branco.
Mas pronto. Não estou a perceber o problema.
Faltou ai qualquer coisa.
Tinhas mil maneiras de tratar disso.

MrsX, nem todas as pessoas são iguais. Estás-te a colocar num pedestral enorme. Podias ser um pouco mais humilde...

Há cursos e cursos. Há cursos onde pura e simplesmente não é possível trabalhar.
A maioria das licenciaturas em universidade públicas são diurnas. Arrisco dizer que 99,9% são exclusivamente diurnas. Nesse caso o rapaz teria de arranjar um emprego nocturno, tipo padeiro. E como bem sabemos, a oferta de emprego nocturno é manifestamente inferior à de emprego diurno.

Depois há cursos em que, independemente de serem leccionados à noite ou durante o dia, são de tal maneira exigentes que mesmo sendo estudante em exclusivo, tens semanas em que dormes uma média de 5 horas por noite porque não consegues arranjar mais tempo no meio do estudo. São poucos os cursos destes, mas que os há, há!

Sim, a maior parte são de dia...

Pelo contrário... eu não me coloco em pedestal nenhum. Não sou mais que os outros. E se eu consigo, os outros também. A grande diferença está na força de vontade e no quanto nos aplicamos.

E sim, a maioria das licenciaturas são diurnas... mas a oferta em pós-laboral é cada vez maior. E um part time de 2 ou 4h não é nada, porra! Não me venham com desculpas!

E há ainda a Universidade Aberta... que funciona no horário que quiseres!

Back