Encomenda paga e não entregue, tem direito a devolução?

Charger144

New member
Aos entendidos das leis de consumo, fica uma dúvida:

Fiz a encomenda de alguns artigos numa loja (física). Não são artigos personalizados, são coisas que já existem, mas que a loja tem de encomendar ao fornecedor, e que informou demorar 3-4 semanas a entregar.

Paguei adiantado, emitiram fatura, não assinei nenhum tipo de contrato ou nota de encomenda. Entretando, passados uns dias, queria desistir de uma das coisas e ter o valor reembolsado. A loja ainda não entregou nada, e está longe dessa data. Dizem que posso desistir, mas não fazem o reembolso, apenas emitem um vale para gastar na loja.

Se eu já tivesse o produto comigo, entendo que eles poderiam agir desta forma, ou mesmo negar a devolução. Mas como ainda não tenho, isto que estão a fazer é legal?

Acho a atitude da loja péssima, até porque comprei quase 3K de produtos, e este custa apenas 250€... Podiam muito bem reembolsar e ficar com um cliente satisfeito, até porque é uma loja de uma certa dimensão, e segundo eles próprios, "este artigo sai muito, e se eu não ficar com ele, vendem muito rapidamente"...

Mas do ponto de vista legal, tenho direito ao reembolso? Existe apenas informação verbal do prazo de entrega e mais nada. E se eles não cumprirem esse prazo?

Isto é uma situação algo específica, e não sei muito bem que direitos tenho.
Obrigado

Last edited:
Se fosse mesmo um artigo com saída não andavam a fazer encomendas ao distribuidor um a um nem te complicavam a desistência do negócio. [;)]

Se fosse mesmo um artigo com saída não andavam a fazer encomendas ao distribuidor um a um nem te complicavam a desistência do negócio. [;)]

Pois, é algo estranho. É uma loja muito grande, com um showroom enorme, mas que tem pouco stock.
De qualquer forma, mais cedo ou mais tarde vendem. Não são produtos tecnológicos que desvalorizam.

Não são obrigados a fazer a devolução em dinheiro, mas podes mandar um mail ao responsável de marketing para ver se facilitam a coisa.
O não devolver o dinheiro é uma regra automática, depois há exceções, mas depende da boa vontade da loja.

Não são obrigados a fazer a devolução em dinheiro, mas podes mandar um mail ao responsável de marketing para ver se facilitam a coisa.
O não devolver o dinheiro é uma regra automática, depois há exceções, mas depende da boa vontade da loja.

Entendo, mas como não há nenhum tipo de contrato, a questão da entrega é muito subjetiva. Imaginemos que o prazo que eles deram acaba. Não sou obrigado a ficar indefinidamente à espera que entreguem. Esta é a minha grande dúvida, ou seja, até que ponto eles podem dizer que não devolvem?

Como referido, em nada são obrigados a devolver em dinheiro.

E se a compra nem foi "online", ou seja, foi presencial, até nem são obrigados legalmente a aceitar o cancelamento e devolução do produto... apenas o fazem por cortesia comercial...

É como as compras presenciais e que depois as lojas permitem devolver num determinado prazo, essas lojas fazem-no por questão de cortesia e "marketing", porque legalmente não são obrigadas.

Apenas nas compras à "distância" é que existe a obrigação e prazo de resolução.

Como referido, em nada são obrigados a devolver em dinheiro.

E se a compra nem foi "online", ou seja, foi presencial, até nem são obrigados legalmente a aceitar o cancelamento e devolução do produto... apenas o fazem por cortesia comercial...

É como as compras presenciais e que depois as lojas permitem devolver num determinado prazo, essas lojas fazem-no por questão de cortesia e "marketing", porque legalmente não são obrigadas.

Apenas nas compras à "distância" é que existe a obrigação e prazo de resolução.

Eu sei disto, mas vocês não estar a focar na parte importante. A compra ainda não está concretizada. Eu paguei adiantado, o vendedor prometeu entregar os produtos posteriormente, mas não existe nenhum contrato que defina quando...

Se ele decidir que só entrega daqui a 2 anos, obviamente tem de haver algo na lei que anule a compra.

Esta não é uma compra já concretizada, em que eu já tenha os produtos. Imagina isto como um adiantamento.

Entendo, mas como não há nenhum tipo de contrato, a questão da entrega é muito subjetiva. Imaginemos que o prazo que eles deram acaba. Não sou obrigado a ficar indefinidamente à espera que entreguem. Esta é a minha grande dúvida, ou seja, até que ponto eles podem dizer que não devolvem?
Se forem eles a falhar, aí sim já tens direito a ser reembolsado. Mas para isso tens de deixar acabar o mês de espera. Costuma ser 30 dias, salvo aviso da parte do vendedor.

Back