Encomendas

Pedro65

New member
O que eu gostava de saber é quanto tempo demoram em media os carros a chegar após efectuar uma encomenda, no concessionário da marca, de um carro novo?

Será que os concessionários tem que pagar os carros quando os pedem para terem no stand?
Porque é que eles não tem os carros em stock?

O que eu gostava de saber é quanto tempo demoram em media os carros a chegar após efectuar uma encomenda, no concessionário da marca, de um carro novo?

Será que os concessionários tem que pagar os carros quando os pedem para terem no stand?
Porque é que eles não tem os carros em stock?

Claro que têm. Um stand não é um supermercado, onde os carros estão na prateleira nas mil e quinhentas combinações que cada um pode ter. E então com o mercado automovel em baixa e as marcas cada vez mais a virarem-se para paises mais rentaveis, preparem-se para tempos de espera cada vez maiores...

Voces não querem comprar carros que tenham meses de stock, mas depois querem que os stands os tenham....

Se for de encomenda, conta com 2 meses pelo menos de espera, isto é, se for um carro que tenha pouca procura e já esteja há alguns meses no mercado.

Por incrível que pareça, demora muito menos tempo comprar um semi-novo ou usado cá ou no estrangeiro.
Soube de uma pesosa (residente lá fora) que queria comprar um Bentley continental e tinha um tempo de espera de 4 meses para entrega. Mesmo tentando pagar mais se fosse preciso para ter o carro antes, não conseguiu. Então comprou um semi-novo no próprio mês. E isto é a realidade dos factos. Os stands têm alguns em stock epor encomenda demoram de 2 a 6 meses dependendo do modelo.
Como para mim compro-os na alemanha não me chateia a entrega (15 dias e estou a conduzi-lo).

Depende da marca...
Se for na bmw, mercedes ou Audi demora no mínimo um mês/mês e meio devido a serem modelos muito personalizáveis e os carros são feitos à medida do cliente. Se for numa renault ou fiat devido aos packs de equipamento que eles possuem costuma demorar menos de um mês.
Pode não ser sempre assim e depende também da procura que o modelo em questão está a ter, mas a experiência que tenho é esta. Já um vendedor em tempos me confirmou também esta minha ideia.

Encomendei um Focus em 11/08/2008, passado uma semana já tinha chegado...

Obviamente que foi uma encomenda espontânea do stand.

Ao que sei os Focus encomendados "normalmente" estão com uns 4 meses de atraso.

Toyota Auris 1.4 D4-D (banalissimo): 4 meses

Mercedes Classe S Longo (pouca porcura): 4 meses......

Tudo depende.

[;)]

Encomendei um Focus em 11/08/2008, passado uma semana já tinha chegado...

Obviamente que foi uma encomenda espontânea do stand.

Ao que sei os Focus encomendados "normalmente" estão com uns 4 meses de atraso.

Ñ sei pormenores, mas sei de 1 caso em q foi encomendada uma Focus SW por altura de Janeiro... E em Agosto os ex-futuros donos desistiram do negócio pq a carrinha nunca + vinha!

Nota extra: Acabaram por negociar, no mesmo concessionário, uma Mazda 6 SW q ñ demorou qs nada a chegar, e na minha opinião foram melhor servidos...

Encomendei um Fiat 500 na primeira semana de Junho. Tudo indica que o receberei nos últimos dias deste mês ou primeiros de Outubro, logo, quase 4 meses.

Toyota Auris 1.4 D4-D (banalissimo): 4 meses

Mercedes Classe S Longo (pouca porcura): 4 meses......

Tudo depende.

[;)]

Como bem sabemos não foi um Toyota Auris Banalissimo. A côr em causa não é comprada pelo importador excepto por encomenda, para essas cores o periodo de espera era e continua a ser 4 meses, sendo indicado logo no momento da encomenda.

No meu caso Toyota Auris 1.4 D4D (Mesmo Banalissimo) +- 1 Semana. E não estava em stock em portugal.....

Como bem sabemos não foi um Toyota Auris Banalissimo. A côr em causa não é comprada pelo importador excepto por encomenda, para essas cores o periodo de espera era e continua a ser 4 meses, sendo indicado logo no momento da encomenda.

No meu caso Toyota Auris 1.4 D4D (Mesmo Banalissimo) +- 1 Semana. E não estava em stock em portugal.....

Ok, para além da cor, não tinha nada de mais. Quatro meses para fazer o carro e mandá-lo para PT? Um bocado exagerado, não..... :confused:

Ñ sei pormenores, mas sei de 1 caso em q foi encomendada uma Focus SW por altura de Janeiro... E em Agosto os ex-futuros donos desistiram do negócio pq a carrinha nunca + vinha!

Nota extra: Acabaram por negociar, no mesmo concessionário, uma Mazda 6 SW q ñ demorou qs nada a chegar, e na minha opinião foram melhor servidos...
Tb soube que as carrinhas estão a demorar bastante mais do que as versões de 3 e 5 portas.

O melhor caso que vi até hoje de tempos de espera foi um Passat 1.9TDI confortline Top c/ TA prata pedido em Fevereiro de 98 se não estou em erro. O carro chegou em finais de Setembro. Curiosamente houve "alguém" que pediu exactamente o mesmo carro pouco depois e o stand da zona recebeu o carro com uma indicação bem explicitica de preparar e entregar o carro ao Sr "alguém"....[8b][8b][8b][8b] passados 15 dias após o pedido...

Sei duma pessoa que também desistiu dum Polo 1.4 16V Colourline ao fim de seis meses, ainda não tinham previsão de data de entrega![:vm)]

Como já foi dito, depende um bocado das marcas e dos modelos em questão, mas no caso que conheço, normalmente as fábricas trabalham com 3 a 4 semanas de encomendas em carteira, o que equivale a dizer que quando se coloca uma encomenda o carro será produzido 3 a 4 semanas depois. Depois demora mais 2 a 3 semanas a chegar ao stand. Por isso estamos a falar de um horizonte de mes e meio a 2 meses se as coisas correrem normalmente. Por vezes atrasa uma ou outra semana e tem tb a hipótese de adiantar caso o stand coloque na informação da encomenda os dados do cliente. É que uma encomenda com "dono" tem prioridade sobre uma que não tenha, e isso poderá adiantar umas 2 semanas à chegada do carro.

O curioso é que das marcas que conheço, conheço muitas onde se usa o mesmo sistema logístico,ou pelo menos a mesma solução informática que depois foi personalizada à medida da marca, mas o essencial é igual. Pelos vistos quem ganhou com isto foi a IBM (que desenvolveu a solução).

Respondendo à 2ª pergunta, não, os stands normalmente não têm que pagar logo os carros que têm em casa. Têm um período em que não terão que o pagar, excepto se o matricularem. Findo esse periodo ou quando se matriculam aí o pagamento tem que ser feito logo. Ou seja, em situações normais o stand só paga o carro quando o matricula, se o conseguir vender dentro do período dito "normal".

Cumps

Last edited:
nas marcas/modelos mais restritivas em termos de produção, o tempo de espera tem também a ver com a quota que o importador tem.

cumprimentos

Back