Encontro Areias do Sado

lokinhas

New member
Serve este tópico para alinhar o que será um encontro a realizar-se dia 2 de Outubro. Será actualizado consoante os pormenores forem acertados. Todo este encontro obedecerá às regras vigentes à data para a situação de pandemia, pelo que poderá nem se realizar...

Local: Alcácer do Sal
Ponto de encontro:
Alcácer do Sal + 20 minutos de caminho, fornecido o local exacto aos participantes por PM mais perto da data
Limite de jipes: 10 (neste momento apenas existe vaga para suplente)
Data: 2 de Outubro
Almoço: No trilho em modo piquenique, cada um traz o seu
Vertente: Turística para toda a família (tragam os miúdos e a esposa, se trazerem a esposa não tragam a amante não queremos dramas [:D])
Distância: a definir
Veículos indicados: Jipe 4x4
Programa: mais perto da data será enviado por PM para os participantes
Short List:
- Lokinhas, Ford Maverick 2.7TDI GLX Longo (Baleia Azul)
- Ruie34, Nissan Terrano 2.7TD Longo
- Vrumm, Nissan Patrol 2.8 (Badocha)
- rjpmendes, Mitsubishi Pajero Sport Wagon
- TerranoII, Mitsubishi Pajero 2.8 GLS (Playmobil)
- BrunoD, Mitsubishi Pajero 2.5 Longo
- FastLee, Mitsubishi Pajero 2.8 GLS
- Luz2018, Mitsubishi Pajero 2.5
- LATMGB - Toyota LC
- 996 - Mitsubishi Pajero 2.8 Longo
Suplentes:

Para ser o mais justo possível o sistema de confirmação vai ser o seguinte:

- Primeira confirmação: demonstração de interesse neste tópico, o Vrumm e o Rui34 + 1 fizeram-no noutro tópico, mas foram eles que deram inicio a isto tudo. A partir daqui quem se inscrever neste tópico é suplente.

- Segunda confirmação: a 15 dias do dia 2 de Outubro (a partir de dia 18 de Setembro), os 10 elementos na short list tem 5 dias para confirmar no tópico a presença. Confirmações antes do dia 18 de Setembro não são válidas, tem que validar na janela de 5 dias. Dia 18 de Setembro lembrarei no tópico da necessidade de confirmar, quem confirmar antes do meu post mas no dia 18 tem como esperado a confirmação válida. Ao 4º dia dos 5 dias enviarei uma PM a relembrar a necessidade de confirmar a presença, a quem não o fez. Atenção, a presença tem que ser confirmada no tópico, só assim se garante toda a transparência do processo. Ao fim dos 5 dias, os suplentes podem ocupar vagas, entre suplentes (por ordem de interesse) e elementos da lista inicial que não confirmaram quem primeiro confirmar, primeiro fica com a vaga, sempre até ao limite de 10 elementos. A janela de confirmação fecha a 27 de Setembro às 23h59, confirmações depois desta data não são aceites mesmo que existam vagas por ocupar.

Se algum dos elemento da short list tiver a certeza que não pode estar presente, avise que a sua vaga é ocupada por um suplente, sendo mais uma vez entre suplentes a lista ordenada por demonstração de interesse.

Excepção à regra, o rjpmendes tem a vaga confirmada (a não ser que confirme que não vem) e não tem necessidade de participar no sistema de confirmação. Tem desde o primeiro dia estado em background a ajudar-me em todo o planeamento, pelo que seria injusto não lhe agradecer de alguma forma.

Trata-se de um encontro amador organizado a nível pessoal, como tal não me responsabilizo por nada que aconteça durante o mesmo.

Last edited:
Para já o que tenho pensado é, parte da manhã passeio turístico pela zonas de interesse locais, esta parte até SUV 4x2 pode fazer. Almoço em restaurante na zona. Parte da tarde, areia e mais areia, aqui só acessível a 4x4 com redutoras e com altura ao solo de jeito, iremos passar em trilhos onde normalmente circulam tractores. Quem vir e tiver compressor traga-o, vai ser necessário circular com 1 bar e a bomba mais próxima está a 7km, quem não tiver tem que depender dos outros.

Será a primeira vez que organizo algo deste tipo pelo que estou aberto a todos os comentários construtivos.

Last edited:
Mais para a frente confirmo.
E boa sorte para bateres os terrenos.

Em relação ao almoço, em especial nesta altura da vida, o ideal pode talvez ser pic-nic. No entanto outubro pode ser imprevisto no tempo.

Mais para a frente confirmo.
E boa sorte para bateres os terrenos.

Em relação ao almoço, em especial nesta altura da vida, o ideal pode talvez ser pic-nic. No entanto outubro pode ser imprevisto no tempo.

Espero que possas vir, és um dos que me lembrei.

Para ser sincero também prefiro piquenique, acho que o pessoal estará mais à vontade para conviver do que num restaurante sem as implicações/regras do Covid... Uma ideia mista para quem quiser é encomendar-se o almoço num restaurante aqui que faz para fora e fica no percurso, e comia-se no percurso. Tem pizza, choco frito entre outras coisas.

Em relação ao tempo é sempre imprevisto, do que tem sido os últimos anos estará calor, podemos apanhar algum vento.

Last edited:
Já desenhei o que será o percurso.
Manhã 43,5 km percurso rolante com 3 ou 4 paragens nos pontos de interesse.
Tarde 23,7km de areia, com 2 ou 3 pontos de paragem.

O que acham, é muito?

O que acham, é muito?

Vai um Patrol… além dos pontos de interesse, conta com mais umas paragens para arrefecer o 6 cilindro! [:D]

Agora a sério, não tenho noção da média de velocidade no percurso. Já demorei quase 1h para fazer 6/7kms…

Além dos kms, conhecendo tu o percurso, sugeriu juntares aí o tempo por troço.

Isso é que pode definir quem pôde participar.

Eu vindo de Lx tenho fácil 1h30/2h so para chegar a Alcácer, o Rui vem de mais longe, mete lhe mais outra 1h30…

Saber a hora de início e ter uma ideia de pontos de encontro tb pode ajudar [;)]

Hoje voltei a Tróia, vim de Patrol já para fazer contas aos tempos…

De “manhã” vim pelo Ferry… Quase 3h desde Belas… [:D]:sh)[:D]

Para cima vou pela A2, incha porco… mas pelo menos fico com ideia.

O que acham, é muito?

4 paragens na parte matinal talvez já seja demasiado, mas conforme esteja a ocorrer a progressão no terreno, poderá ajustar-se.

Vai um Patrol… além dos pontos de interesse, conta com mais umas paragens para arrefecer o 6 cilindro! [:D]

Agora a sério, não tenho noção da média de velocidade no percurso. Já demorei quase 1h para fazer 6/7kms…

Além dos kms, conhecendo tu o percurso, sugeriu juntares aí o tempo por troço.

Isso é que pode definir quem pôde participar.

Eu vindo de Lx tenho fácil 1h30/2h so para chegar a Alcácer, o Rui vem de mais longe, mete lhe mais outra 1h30…

Saber a hora de início e ter uma ideia de pontos de encontro tb pode ajudar [;)]

Ao contrário do que parece, a distância é bastante similar, ou até um bocadinho mais para ti, porque já vives "para lá" de Lx.

O Maps dá-me 1h06m pela nacional, ate ao centro de Alcácer. Pela AE são menos 7 minutos, logo não vale a pena.

Deixo o horário de inicio ao vosso critério. A minha "tribo" é fácil de levantar, quando o tema é "andar de jipe" [:D]

Hoje voltei a Tróia, vim de Patrol já para fazer contas aos tempos…

De “manhã” vim pelo Ferry… Quase 3h desde Belas… [:D]:sh)[:D]

Para cima vou pela A2, incha porco… mas pelo menos fico com ideia.
Se for preciso metemos o Patrol no rio para arrefece-lo.

Desenhei o percurso no Wikiloc, tenho que o percorrer para ver se está tudo ok e o tempo que leva. A parte da manhã não me preocupa, dois do pontos de paragem são pontos de interesse locais perto um do outro e logo de início, os outros seriam mais para mudar a água às azeitonas...
À tarde é mesmo só areia e pinhal, uma das paragens é ponto de interesse, as outras mais uma vez para mudar água às azeitonas e arrefecer as máquinas se necessário.

Para quem vem de Lisboa a melhor opção é Vasco da Gama, sair no Montijo e EN até Águas de Moura, depois EN até Alcácer do Sal. De jipe não compensa vir pela AE, é o custo e a velocidade.

Last edited:
O ponto de encontro será na Comporta. Desenhei o percurso no Wikiloc, tenho que o percorrer para ver se está tudo ok e o tempo que leva. A parte da manhã não me preocupa, dois do pontos de paragem são pontos de interesse locais perto um do outro e logo de início, os outros seriam mais para mudar a água às azeitonas...
À tarde é mesmo só areia e pinhal, uma das paragens é ponto de interesse, as outras mais uma vez para mudar água às azeitonas e arrefecer as máquinas se necessário.

Para quem vem de Lisboa a melhor opção é Vasco da Gama, sair no Montijo e EN até Águas de Moura, depois EN até Alcácer do Sal. De jipe não compensa vir pela AE, é o custo e a velocidade.

Eu moro próximo da P25/04… nunca o Waze me deu essa rota mesmo nas alternativas.

Os custos nem penso nisso que ainda fico careca… acho uma chulice descabida os valores da classe 2…

Ainda estive para vir pela N10 até Setubal mas resolvi experimentar.

Seca tremenda…. Andei sempre ali nos 100/120 (2500/3000rpm respectivamente) e… ainda assim dá para ultrapassar muita coisa! [:)]

Eu moro próximo da P25/04… nunca o Waze me deu essa rota mesmo nas alternativas.

Os custos nem penso nisso que ainda fico careca… acho uma chulice descabida os valores da classe 2…

Ainda estive para vir pela N10 até Setubal mas resolvi experimentar.

Seca tremenda…. Andei sempre ali nos 100/120 (2500/3000rpm respectivamente) e… ainda assim dá para ultrapassar muita coisa! [:)]
Nunca dá, manda sempre para a AE, à média de 120 a AE é mais rápido. No meu caso a 90 ou mesmo 100 não vale a pena AE. É EN até ao Montijo (Allegro), a estrada foi toda renovada até Águas de Moura. Por 20 minutos de avanço não compensa

Passaste no ferry?

Nunca dá, manda sempre para a AE, à média de 120 a AE é mais rápido. No meu caso a 90 ou mesmo 100 não vale a pena AE. É EN até ao Montijo (Allegro), a estrada foi toda renovada até Águas de Moura. Por 20 minutos de avanço não compensa

Passaste no ferry?

Para baixo, de manhã, sim.

Vou ver isso. [;)]

Passaste no ferry?

É o melhor caminho sem qualquer dúvida, sabe lá o waze o que diz.

Back