Energias Renováveis

colin

New member
A microgeração é a produção de energia eléctrica e térmica em pequena escala, servindo indivíduos, pequenas indústrias ou pequenas comunidades. As fontes de energia idealmente utilizadas para a microgeração são renováveis, tal como a energia solar, hídrica, eólica ou geotérmica.

A difusão da microgeração traz vantagens em termos de poupança energética pois evita perdas energéticas nas linhas de transporte de energia e pode permitir a redução da capacidade da rede de transporte.

Por ser uma forma de geração de energia muito próxima do consumidor, sensibiliza mais activamente os proprietários para a poupança de energia.

Alguém está ao corrente dos incentivos existentes para a aquisição (e posterior rentabilização) deste tipo de sistemas?

Se houvesse uma política de incentivos bastante atraente, possibilitando mesmo taxas de rentabilidade apetecíveis, quem estaria disposto a instalar um sistema destes na sua residência? Porque sim e porque não?

Seria um potencial cliente se os incentivos fossem atractivos.

Devemos preocupar-nos com o futuro e não fechar os olhos e dizer que a poluição dos outros não nos afecta.

Como pareces saber alguma coisa destes assuntos de energias renováveis, Assunto que me interessa e ao qual tenho estado atento, mas que não percebo, acho que seria interessante, se pudesses, colocar aqui uns links para elucidar o pessoal.

Obrigado

Mas já existe um incentivo no IRS para instalar paineis solares
térmicos para aquecimento de água.

Energia eólica não me parece razoável numa habitação particular.

Só se for incentivos à energia solar fotovoltaica.

citação:Originalmente colocada por XlPower

Mas já existe um incentivo no IRS para instalar paineis solares
térmicos para aquecimento de água.

Energia eólica não me parece razoável numa habitação particular.

Só se for incentivos à energia solar fotovoltaica.

E porque não à eólica também?

Embora haja micro-turbinas eólicas (de baixíssima potência) que se podem instalar no topo das habitações, eu sou defensor da instalação de micro-turbinas (de maior dimensão que as anteriores) em locais mais adequados. Um proprietário de um terreno com uma adequada dimensão e boas características (vento), porque não ter uma pequena turbina de 1, 2.5 ou 6 kW?

edit: existe um programa de incentivos para todos os equipamentos que aproveitem as energias renováveis (fotovoltaicos, solar térmico, eolico...) . O incentivo na compra compreende:

-IVA a 12%. A meu ver, até poderia ser menos. Mas dada a situação, já não é mau.
-Dependendo do tipo de sistema, há tarifas de venda de energia eléctrica à rede mais ou menos apelativas. É, no entanto, insuficiente.
-745 €, dedutível no IRS em conjunto com os encargos com juros do crédito à habitação. A meu ver, isto é ZERO. Um sistema fotovoltaico de 5kWp com ligação à rede custa 25 000 € para cima. Mesmo um solar térmico com capacidade para 350 litros (para aquecimento de águas sanitárias) custa cerca de 3000€ mais a instalação. Mais o IVA. Cereja no topo do bolo é o facto de quase todos os portugueses terem encargos com o crédito à habitação e portanto os 745€ esgotam-se só por isso. Incentivos para as energias renováveis são, valha a verdade, perto de insignificantes.

É uma área que está em expansão. O meu projecto de fim de curso até é nessa área, a construção de um bancada de ensaios para colectores solares térmicos. E muitos outros projectos também ness aárea, construção de colectores solares de baixo custo, etc.

É complicado receber a licença para produzir a energia e vende-la à EDP. Mas conseguindo é um bom investimento.

citação:Originalmente colocada por Nthor

Seria um potencial cliente se os incentivos fossem atractivos.

Devemos preocupar-nos com o futuro e não fechar os olhos e dizer que a poluição dos outros não nos afecta.

x20

Com 25000€ para um sistema FV q dura 12 anos dá 170€ por mês. Ignorando manutenção, parece-me um valor elevado para uma moradia com cabos da EDP à porta...

Vender à EDP? Se chegar para a casa já vamos com muiiiita sorte.
E depois as baterias será q duram 12 anos. Duvido.

Será que o estado não tem o dever de incentivar este tipo de produção de energia?

Um simples sistema fotovoltaico, de 5kWp, produz acima de 7400kWh/ano na região de Lisboa.

Durante 30 anos de funcionamento, e já prevendo que se vai deteriorando com a idade (com a correspondente perda de produção), consegue evitar que as centrais eléctricas do parque térmico nacional (em ano hídrico médio) lancem 150 toneladas de CO2, 430kg de NOx, 1,4 ton de SO2 e 35kg de partículas para a atmosfera.

Bom almoço

colin quando o carvão que as centrais termoelectricas usam ficar muito mais caro, ou deixar mesmo de existir, aí essas fontes começam a compensar financeiramente. Ninguém vai investir em algo que não lhe venha a trazer lucro.

O "pior" é que até chegarmos ao ponto que o carvão é extremamente caro, ainda hão-de passar alguns anos.

Em minha opinião, é urgente apostar desde já nas energias renováveis, embora os seus custos ainda superem (cerca de 40% a mais) os das centrais térmicas convencionais. Todos, como consumidores, deveremos de certa forma "arcar" com os custos extra.

citação:Originalmente colocada por colin

O "pior" é que até chegarmos ao ponto que o carvão é extremamente caro, ainda hão-de passar alguns anos.

Em minha opinião, é urgente apostar desde já nas energias renováveis, embora os seus custos ainda superem (cerca de 40% a mais) os das centrais térmicas convencionais. Todos, como consumidores, deveremos de certa forma "arcar" com os custos extra.

E arcamos. Se não arcamos na micro-geração, arcamos na factura da EDP.

Realmente eu tb já pus a hipótese do solar, mas, e como tu bem disseste, o incentivo fiscal transforma-se em ZERO e contas feitas o sistema nunca iria estar pago em tempo de vida útil...

Lá está, clioII. Arcamos na factura da EDP. Mas a difusão de sistemas de geração de electricidade a partir de fontes de energia renovável obrigaria a uma subida do preço médio de aquisição de electricidade pela rede e consequentemente, pelo consumidor final. É um preço que temos de pagar, dado que estas tecnologias ainda não são competitivas face às mais utilizadas actualmente e por isso só podem vingar, inicialmente, com políticas de incentivo mais favoráveis (p.ex., tarifários "inflaccionados")

cumps

citação:Originalmente colocada por colin

Ao nível pessoal , podemos saber em que medida apostaste nessas tecnologias? :)

Back