Eng. Electrotécnica ou Eng. Informática ?

sargalha

New member
Então estou no 11º ano em ciências e tecnologias e tenho de começar a decidir o que seguir na univ. e estava indeciso entre Eng. Electrotécnica e Eng. Informática .
A minha maior questão é a dificuldade do curso com especial atenção á matemática.
Estou com média de 14.6 mas com 12 a matemática, até agora não tenho estudado muito e é esse o problema. Até sou um aluno com facilidade, no entanto, bastante preguiçoso no que toca a estudar (o que já sei que terá com certeza de mudar na univ.).
Eu estava mais virado par a eng. electrotécnica porque penso que seja algo mais prático no mundo do trabalho e não tão virada para passar um dia inteiro no pc como em eng. informática (é essa a minha ideia corrijam-me se estiver errado) no entanto tenho a ideia de que o curso de eletrotécnica é mais pesado e difícil tanto a matemática como no geral...
-Então o que eu disse neste ultimo paragrafo é verdade ?
-Em termos de empregabilidade qual é que tem vantagem ?
-Com qual dos cursos é "mais fácil" emigrar ?
-Física 12º é imprescindível para qualquer um deles ?

A meu ver são os dois cursos bastante complicados, e não os fazes sem boas bases matemática, esquece lá isso.
em eng informática, se fores um bom eng informático tens emprego, pode ser precário caso sejas mau, mas arranjas emprego

se és preguiçoso agora, na universidade vais ser mais, eu tinha a mesma treta do que tu, mas tinha notas acima de 17's, mas pouco estudava. Dizia que na universidade ia ficar organizado, mas esquece, pior ainda.. Mas consigo bons resultados na mesma, estudei sempre à pressão nas vésperas e tirava/tiro partido das meninas muito organizadas que ajudam com apontamentos.
Não te fies nisso que vais mudar porque sim, queres mudar muda já.
14,6 é uma média fraca, vai-te ser difícil qualquer engenharia, mas é sempre possível com muito trabalho, e estas no ano certo para começares a trabalhar a sério, devia era já ter sido em setembro.
No 12 ganhas mais gosto por matemática de certeza e vais ver que se quiseres sobres as notas, subi em 5 valores a minha nota a matemática no 12. Conselho meu, aplica-te, a sério.

fisica não é obrigatório,mas se não escolhes física no 12 nem sei que sentido faz ires para eletrónica visto que é a cadeira mais relacionada que poderás ter no secundário.
Fisica faz-te falta em qualquer engenharia, se não estudares no 12 vais ter de estudá-la no 1 ou segundo ano do curso, sendo que em 3 aulas na universidade abordas ( não das a sério, falam-te e tu depois estudas por livros..) tudo que dás no 12, daí a meu ver, física ser extremamente importante nas engenharias

emigras muito facilmente com os dois

Uma coisa que me surpreendeu em Eng. electonica/electotenica, principalmente porque o que passa é sempre as taxas de emprego de "100%" mas depois de conhecer a realidade, e de colegas de univ. portuguesas de top, a taxa realmente é 100% (ou pelo menos não conheço nenhum desempregado) no entanto uma percentagem considerável está em trabalhos cujo um eng. informático seria mais indicado e nada a ver com a sua area de especialização do mestrado.

Se queres electotecnica porque é mais prático, já começas mal, porque é o oposto, nesse no 4º e 5º ano ainda andas a brincar com formulas matemáticas de utilidade duvidosa (depende sempre do futuro profissional..), em eng. informática a partir do 4º ano consegues +/- evitar tudo o que seja fazer contas, se assim o entenderes.

emigrar sem experiencia não é impossível mas não é um passeio no parque, os teus "colegas" franceses alemães e britânicos acabam o curso com vários estágios de verão feitos, por vezes estágios anuais (fazem uma pausa no curso) além de várias actividades extra-curriculares, se quiseres emigrar logo a seguir ao curso convém primeiro falar a lingua de onde queres ir(não precisas de ser fluente, mas provar que percebes algo e estás disposto a melhorar já abre muitas portas) e ter mais do que um curso e média no CV, senão vais ficar surpreendido por bater contra uma parede.

Última edição:
Nao é necessário física em alguns cursos de informática.
A matemática é peca fundamental em qualquer engenharia (conta com umas 8-10 cadeiras de matemática).
Eu também era como tu e cheguei ao fim do 12 ano sem estudar grande coisa. Primeiro exame de matemática na universidade: 3. [:D]

Tanto um curso como o outro sao práticos á sua maneira, na maior parte das actividade vais passar tempo em frente a um computador.

Empregabilidade? Informática.
Fácil de emigrar? Informática.

A matemática é peca fundamental em qualquer engenharia (conta com umas 8-10 cadeiras de matemática).
Eu também era como tu e cheguei ao fim do 12 ano sem estudar grande coisa. Primeiro exame de matemática na universidade: 3. [:D]

Tanto um curso como o outro sao práticos á sua maneira, na maior parte das actividade vais passar tempo em frente a um computador.

E conseguiu acabar o curso ? qual foi o curso ?

Eu no primeiro semestre até a física que era uma cópia de física 12º (não era especifica do curso) chumbei humilhantemente no curso.

Ainda hoje estou para perceber como acabei o curso..

Eu no primeiro semestre até a física que era uma cópia de física 12º (não era especifica do curso) chumbei humilhantemente no curso.

Ainda hoje estou para perceber como acabei o curso..

Por acaso Física I foi a primeira cadeira que consegui fazer na universidade. Mas nao consegui fazer mais nenhuma nesse semestre. [:D]

Por acaso Física I foi a primeira cadeira que consegui fazer na universidade. Mas nao consegui fazer mais nenhuma nesse semestre. [:D]

Eu só teoria da computação, isto porque era 5 testes e contava os 3 melhores e davam para estudar de véspera. Física não estudei porque era "igual", e tinha tido 19.3 no exame nacional, chumbei nas 2 fases da faculdade.

No meu caso foi o primeira vez a viver sozinho, longe dos pais, logo em Lisboa, ainda hoje acho que aprendi mais da experiência de aos 18 ir viver sozinho para Lisboa do que do curso em si. Foi uma festa o primeiro ano. Mas existe erros que é melhor se fazer aos 18anos quando se é pobre e tem poucas consequências do que aos 25 ou 30 quando se apanham pela primeira vez livres de supervisão...

Vi muito pessoal talentosos e inteligente ficar pelo caminho.

mesmo assim acabaste primeiro que eu. Acabei 10 anos depois :sh). Na pratica acabei ao fim de 6 anos a licenciatura e quase o mestrado (menos a tese e 2cadeiras) e depois já a trabalhar por teimosia não desisti a lá acabei o Msc. Completamente inutil e não valeu o esforço/resultado mas era algo que me ia ficar atravessado se não tivesse.

Última edição:
Eu só teoria da computação, isto porque era 5 testes e contava os 3 melhores e davam para estudar de véspera. Física não estudei porque era "igual", e tinha tido 19.3 no exame nacional, chumbei nas 2 fases da faculdade.

No meu caso foi o primeira vez a viver sozinho, longe dos pais, logo em Lisboa, ainda hoje acho que aprendi mais da experiência de aos 18 ir viver sozinho para Lisboa do que do curso em si. Foi uma festa o primeiro ano. Mas existe erros que é melhor se fazer aos 18anos quando se é pobre e tem poucas consequências do que aos 25 ou 30 quando se apanham pela primeira vez livres de supervisão...

Vi muito pessoal talentosos e inteligente ficar pelo caminho.

Eu nao sei como é que o outro pessoal se arranja, mas na minha universidade era quase tudo corrido a exame final. Quando haviam testes a meio do semestre normalmente eram só para possibilitar ir a exame. Aquele curso tinha outras coisas exóticas, por exemplo, a nota to trabalho final de curso valia tanto como Ingles I ou História da Tecnologia. Era só gente com pancada naquele conselho pedagógico.

Eu nao sei como é que o outro pessoal se arranja, mas na minha universidade era quase tudo corrido a exame final. Quando haviam testes a meio do semestre normalmente eram só para possibilitar ir a exame. Aquele curso tinha outras coisas exóticas, por exemplo, a nota to trabalho final de curso valia tanto como Ingles I ou História da Tecnologia. Era só gente com pancada naquele conselho pedagógico.
Só por curiosidade , em que e que trabalham agoram ? Quantos anos de experiencia ?

História da nossa vida... [:D]

Eu ainda não acabei o curso, mas já estive bem mais longe. Por exemplo, ainda não consigo perceber como já estou a fazer o último laboratório da licenciatura... Quando acabar o curso mato-me de alegria.

Eu cheguei a sonhar que não tinha acabado o curso [:D]:sh). Nem sou destas coisas mas quando finalmente receber o diploma vou o emoldurar.

Resumindo e concluindo, para o autor do tópico, nenhum dos cursos vai ser fácil, as taxas de desistência são altas, Fisica de secundário não é obrigatório, mas tens de ter jeito para física porque com ou sem física de secundários vais ter aprender os conceitos.

Voltar
Superior