Ensino Superior

Rasec, depende muito dos cursos.

Num curso de Direito, jamais conseguias, garanto-te. Para tu te empenhares e teres boas notas num curso de Direito tens que dormir o mínimo, e estudar o tempo livre quase todo. Se por ventura não queres ter muito trabalho, então tens piores notas.

E eu não tou num curso de Direito mas está a minha namorada e sei bem o que é por vezes querer estar com ela e ela ter livros de 300 páginas para ler e saber num fim-de-semana. E não são livros de mesa de cabeceira. São manuais super intensivos.

Já no meu curso de Gestão a coisa fica mais fácil mas dada a Universidade em que estou que frequentemente tem trabalhos, aulas extra, etc etc, torna-se inviável para mim por vezes conseguir conciliar tudo. É possível? É sim sr. Felizmente eu tenho a possibilidade de não ter que trabalhar mas se tivesse, trabalharia. Tanto que abdico dos meus Verões para trabalhar para ganhar experiência e obviamente algum dinheiro.

citação:Originalmente colocada por AndreF

Rasec, depende muito dos cursos.

Num curso de Direito, jamais conseguias, garanto-te. Para tu te empenhares e teres boas notas num curso de Direito tens que dormir o mínimo, e estudar o tempo livre quase todo. Se por ventura não queres ter muito trabalho, então tens piores notas.

E eu não tou num curso de Direito mas está a minha namorada e sei bem o que é por vezes querer estar com ela e ela ter livros de 300 páginas para ler e saber num fim-de-semana. E não são livros de mesa de cabeceira. São manuais super intensivos.

Já no meu curso de Gestão a coisa fica mais fácil mas dada a Universidade em que estou que frequentemente tem trabalhos, aulas extra, etc etc, torna-se inviável para mim por vezes conseguir conciliar tudo. É possível? É sim sr. Felizmente eu tenho a possibilidade de não ter que trabalhar mas se tivesse, trabalharia. Tanto que abdico dos meus Verões para trabalhar para ganhar experiência e obviamente algum dinheiro.

Não digas que é impossível porque não é...

Aliás, aposto que a tua namorada tem colegas que trabalham.

O meu melhor amigo tirou direito, não trabalhava propriamente dito, mas esteve sempre metido nas associações académicas, na associação comercial e empresarial (ou lá como se chama), entre outras coisas, enfim, perdia mais tempo com isso do que eu a trabalhar!

A minha, amiga de infância, cujo pai é advogado, sempre trabalhou para o pai desde o ensino secundário...

E não foi por isso que não tiraram o curso em 5 anos, nem que deixaram de passar no exame da ordem com distinção.

Obviamente. Cada pessoa faz as suas opções. Neste caso ela optou e bem no meu ponto de vista dedicar-se inteiramente aos estudos para ter boas notas dado que este país já está inundado de advogados e para não se ir parar ao fundo de desemprego há que tirar uma boa média de curso.

Obviamente. Cada pessoa faz as suas opções. Neste caso ela optou e bem no meu ponto de vista dedicar-se inteiramente aos estudos para ter boas notas dado que este país já está inundado de advogados e para não se ir parar ao fundo de desemprego há que tirar uma boa média de curso.

Hoje aprendi uma coisa nova aqui: “protantos” uma pessoa estuda muito para tirar boas notas e “de maneiras” que a questão do desemprego fica resolvida porque estudou muito e tirou boas notas. Ora como tirou boas notas quer dizer que estudou muito e por via disso arranja emprego facilmente… (acho que não me troquei) [}:)]

E depois se não arranja emprego a culpa é de quem já agora?
Como é que fica o ego dessa pessoa?
Vai atribuir culpas a quem, ao governo?

Vão lá perguntar aos RH da Unilever (só para dar um exemplo) qual destes 2 casos eles contratavem 1º:

1) Média de curso: 18, não tem mais nada para mostrar no CV, enfim éuma pessoa que estuda.

2) Média de curso: 14, fez serviço de voluntariado durante X anos, trabalhou nas férias durante y anos, tem várias hobbies que faz questão de realçar e dos quais fala com paixão, viajou e conhece parte do mundo.

Digam lá vocês? Qual contratavam para a vossa empresa?

E já agora, qual acham que a Uniliever contrataria?

citação:Originalmente colocada por neoxic

Hoje aprendi uma coisa nova aqui: “protantos” uma pessoa estuda muito para tirar boas notas e “de maneiras” que a questão do desemprego fica resolvida porque estudou muito e tirou boas notas. Ora como tirou boas notas quer dizer que estudou muito e por via disso arranja emprego facilmente… (acho que não me troquei) [}:)]

E depois se não arranja emprego a culpa é de quem já agora?
Como é que fica o ego dessa pessoa?
Vai atribuir culpas a quem, ao governo?

Já disse isto em qualquer lado, mas aqui vai de novo.

De acordo com dados da OCDE, Portugal é o país em que a distribuição dos rendimentos é mais dependente do nível de escolaridade. Isto, na prática, quer dizer que a pequena percentagem da população com maior escolaridade arrecada a maior percentagem dos rendimentos disponíveis.
Quanto ao desemprego, trata-se de um problema conjuntural relativamente a quem tem estudos e qualificações, mas um problema estrutural para quem os não tem. Traduzindo. Quem tem estudos e qualificações mais cedo ou mais tarde acaba por arranjar emprego, quem não tem dificilmente terá a possibilidade de encontrar um trabalho bem remunerado. É claro qwue há excepções, mas que apenas confirmam a regra. Não sou eu que digo, é a OCDE.

citação:Originalmente colocada por neoxic

citação:Originalmente colocada por Rasec

E sabem o que é mais giro, é que segundo um estudo feito pela minha irmã, os alunos que tenham uma actividade extra curricular muito forte, seja ela trabalho em part-time, voluntariado, algum desporto muito intenso, ou outro, têm 80% de maior probabilidade de serem melhores alunos e de tirarem melhores notas, e 90% de probabilidade de arranjarem um emprego mais rapidamente que os restantes...

Pensem nisto!

Não acredito muito nessa estatística... :D

Mostra lá a ficha técnica desse trabalho.

;)

Quem, para além da escola, desenvolve um conjunto de actividades de enriquecimento pessoal, tipo música, ginástica, etc. para além de ficar com um curriculo variado e com um leque de experiências mais rico, desenvolve, em paralelo, um conjunto de relações, fica com mais conhecimentos, mais contactos, em resumo, com mais mundo. E acreditem que isso é muitíssimo mais importante do que marrar de manhã à noite.

Vão lá perguntar aos RH da Unilever (só para dar um exemplo) qual destes 2 casos eles contratavem 1º:

1) Média de curso: 18, não tem mais nada para mostrar no CV, enfim éuma pessoa que estuda.

2) Média de curso: 14, fez serviço de voluntariado durante X anos, trabalhou nas férias durante y anos, tem várias hobbies que faz questão de realçar e dos quais fala com paixão, viajou e conhece parte do mundo.

Teria que ser uma ponderação de ambos.

Dependendo do que quisesse, poderia escolher tanto 1 como outro.

Às vezes uma empresa pode precisar de uma pessoa com muitos conhecimentos, outras vezes uma pessoa com experiência.

É óbvio que é importante voluntariado, trabalhos em part-time, estágios de Verão... mas há quem simplesmente não consiga realizar o 2º. No meu caso, faço tensões de trabalhar todos os Verões mas de momento não me é possível no meu ponto de vista ter um emprego em part-time com tudo o que isso acarreta.

Acho piada ao pessoal que compara cursos.
Guess what, não são comparaveis. Regra geral todos dão trabalho, claro que uns mais que os outros.
Estou em Eng. Informática já em Bolonha e isto tem custado.
Conseguia trabalhar? Talvez se fosse algo relacionado com o meu curso.

Seria bom se os nossos alunos gostassem e quisessem aprender.

Melhor, que o esforço e o trabalho fossem vistos como meios elementares para obterem conhecimento e evoluirem.

Consequência: seriam exigentes para eles próprios e para os professores. As baldas dos professores incompetentes diminuiriam drasticamente.

Perante alunos que não querem aprender e professores que não sabem para ensinar, digam-me se o Mariano Gago ou outro qualquer, consegue mudar alguma coisa.

Já agora, nos chamados países evoluídos os jovens estudam e trabalham desde cerca dos 16 anos. É certo que começam com part times, mas gostam de ser independentes e não serem imprestáveis.

Em Portugal, o que está a dar é falar mal do sistema, só frequentar as aulas onde se está bem[8D], com ar enfadonho e depois ir tomar beber ou (...) até cair.

só na universidade é que se "anda a passear?" que eu saiba o secundário é muito mais fácil, ponham também os putos a trabalhar. com 16 anos já podem.
se os cursos não dão competencias para o mundo do trabalho, a culpa é dos cursos, não dos "preguiçosos dos estudantes que não trabalham enquanto estudam".

Depende: Se quiseres um emprego integrado numa equipa para desenvolver relações e problemas diários, ou se é um emprego de investigação pura.;)

citação:Originalmente colocada por Luís Miguel

Depende: Se quiseres um emprego integrado numa equipa para desenvolver relações e problemas diários, ou se é um emprego de investigação pura.;)

Diz-me uma EMPRESA na Europa que pratique investigação pura que não passe pelo trabalho integrado numa equipe e por acções constantes de brainstorming?

Ah, e não vale baralhar empresas com universidades!

citação:Originalmente colocada por Luis Capelo

só na universidade é que se "anda a passear?" que eu saiba o secundário é muito mais fácil, ponham também os putos a trabalhar. com 16 anos já podem.
se os cursos não dão competencias para o mundo do trabalho, a culpa é dos cursos, não dos "preguiçosos dos estudantes que não trabalham enquanto estudam".

As baldas e os "passeios" começam mesmo antes do secundário, passam por lá e não param.</u>

E ATENÇÃO, AS BALDAS SÃO DOS ALUNOS, DOS PAIS, DOS PROFESSORES, DE TODOS!!!

As competências só se adquirem pelo que é dado pelos "cursos"? Onde está a responsabilidade de quem estuda?

O Estado Português investe na Educação, tornando o ensino grátis (porque o é de facto e não me digam que as propinas actuais são um roubo!!![8]) e quem lá anda aproveita? NÃOOOOOOOO!

CLARO E PORQUÊ? É PÁ PORQUE DÁ TRABALHO, É UMA CHATICE.
De facto ningém parece conhecer os seus papéis e as suas responsabilidades.

Quero ver quando o saco estourar e não houver dinheiro para manter escolas abertas.

E depois? Quem não aproveitou, que são muitos, o que vão fazer?

JÁ REPARARAM QUE MUITOS DOS NOSSOS JOVENS ABONDONAM MUITO CEDO A ESCOLA, acabam por ter de trabalhar (os que conseguem, porque a vida está dura, é claro!!), mas como não sabem fazer nada, é depois o que se vê.

Venham as pastilhas milagrosas, a cerveja e o Prosac (este para quem o pode pagar) para esquecer.

citação:Originalmente colocada por Blackshadow

tu só tens 4 horas de aulas por dia e achas muito? quem me dera só ter essas aulas.

A questão nem é a carga horária... a questão é que só nestes 2 meses de aulas já dei:

- Dto. Constitucional 2 e Direito Internacional Publico: 1 livro de 750 páginas e já vamos na página 300 do 2º livro adoptado
- Dto. da Economia e Relaçoes Economicas Internacionais: 1 livro de 300 páginas bem como várias teses de mestrados
- Direito Administrativo: 1 livro de 800 páginas, bem como a legislação diária do DR
- Teoria Geral Dto. Civil: 1 livro de 500 paginas

Achas pouco? Só vamos com 2 meses de aulas, até Maio muitos mais virá... o curso em carga horária nem é dificil, o problema é assimilar tudo o que é preciso... Este curso para além de ser muito teórico e também muito prático, para praticar temos que saber a teoria toda.

Aqui à uns tempos veio no jornal que os cursos mais exigentes são o de Medicina e o de Direito... [xx(]

Abraço
mas que grAnde TRETA
eu sou aluno de engenaria biomedica no IST
tenho cadeiras normais de engenharia no tecnico( matematica, fisica , electronnica etc...) e tb tenho cadeiras leccionadas na FML(santa msria) e estas cadeiras sao uma valente CAGADA!!!!!!!!!!
borro me todo par fazer as do tecnico, e as de medicina faço com meia hoar de estudo na vespera e nem vou às aulas

citação:Originalmente colocada por paio pires

tu só tens 4 horas de aulas por dia e achas muito? quem me dera só ter essas aulas.

A questão nem é a carga horária... a questão é que só nestes 2 meses de aulas já dei:

- Dto. Constitucional 2 e Direito Internacional Publico: 1 livro de 750 páginas e já vamos na página 300 do 2º livro adoptado
- Dto. da Economia e Relaçoes Economicas Internacionais: 1 livro de 300 páginas bem como várias teses de mestrados
- Direito Administrativo: 1 livro de 800 páginas, bem como a legislação diária do DR

Achas pouco? Só vamos com 2 meses de aulas, até Maio muitos mais virá... o curso em carga horária nem é dificil, o problema é assimilar tudo o que é preciso... Este curso para além de ser muito teórico e também muito prático, para praticar temos que saber a teoria toda.

Aqui à uns tempos veio no jornal que os cursos mais exigentes são o de Medicina e o de Direito... [xx(]

Abraço
mas que grAnde TRETA
tenho cadeiras normais de engenharia no tecnico( matematica, fisica , electronnica etc...) e tb tenho cadeiras leccionadas na FML(santa msria) e estas cadeiras sao uma valente CAGADA!!!!!!!!!!
borro me todo par fazer as do tecnico, e as de medicina faço com meia hoar de estudo na vespera e nem vou às aulas

E por acaso pode-se saber em que anos estás????

É que se estás no 1º ou segundo, comparar as cadeiritas que tens da area de biologia ( histologia e as quimicas)com as cadeiras a SÉRIO da mesma area não tem comparação possivel, são umas AMOSTRAS do que se dá e nada mais que isso!!!

citação:Originalmente colocada por Foliv

citação:Originalmente colocada por paio pires

Abraço
mas que grAnde TRETA

E por acaso pode-se saber em que anos estás????

É que se estás no 1º ou segundo, comparar as cadeiritas que tens da area de biologia ( histologia e as quimicas)com as cadeiras a SÉRIO da mesma area não tem comparação possivel, são umas AMOSTRAS do que se dá e nada mais que isso!!!
estou no quarto...
amostra?
-anatomia e histologia(o livro é o mesmo, o program é particamete o mesmo)
-bioelectricidade( o livro é o mesmo)
- fisiologia I e II
- mecanismos gerais de doença...

xega?
chamas a isso histologias e quimicas????????....eu n..

PAIO PIRES!!!

Desculpa que te diga, mas o que vocês dão ai não passa de uma AMOSTRA das cadeiras a sério, mas que tem o mesmo nome...
Até porque dar NUM semestre anatomia e histologia na mesma cadeira já de si é de rir e mostra á partida o básico que vocês estudam, entre outros exemplos.
Lá porque a cadeira tem o mesmo nome, ou porque o livro é o mesmo não significa que dêem o mesmo conteudo, alias, basta ir ao voço site, ver as disciplinas e o curriculo, está tudo dito...

alem disso eu sei do que falo:
Eu tenho um amigo que estuda ai, está no teu curso, e sei bem o que vocês dão, até porque, fui eu que lhe arranjei literatura, alguns apontamentos, e lhe fiz alguns relatórios...

O vosso curso é um híbrido:
è meio biologia meio engenharia, dão as bases de ambos o que vos dá alguns conhecimentos é certo, alguma polivalencia, mas não dá ferramentas de trabalho dedicadas que só quem tiras os cursos dedicados aprende e pode usar..

Eu ando no IST , tou a fazer 7 cadeiras, por causa de bolonha , do 1º 2º e 3º ano. tenho um horario mto preenchido , tenho aulas todos os dias da 9 da manha ate as 7.30 com alguns furos marados . mas tenho a certeza q se quisesse trabalhar dava na boa.

citação:Originalmente colocada por Foliv

PAIO PIRES!!!

Desculpa que te diga, mas o que vocês dão ai não passa de uma AMOSTRA das cadeiras a sério, mas que tem o mesmo nome...
Até porque dar NUM semestre anatomia e histologia na mesma cadeira já de si é de rir e mostra á partida o básico que vocês estudam, entre outros exemplos.
Lá porque a cadeira tem o mesmo nome, ou porque o livro é o mesmo não significa que dêem o mesmo conteudo, alias, basta ir ao voço site, ver as disciplinas e o curriculo, está tudo dito...

alem disso eu sei do que falo:
Eu tenho um amigo que estuda ai, está no teu curso, e sei bem o que vocês dão, até porque, fui eu que lhe arranjei literatura, alguns apontamentos, e lhe fiz alguns relatórios...

O vosso curso é um híbrido:
è meio biologia meio engenharia, dão as bases de ambos o que vos dá alguns conhecimentos é certo, alguma polivalencia, mas não dá ferramentas de trabalho dedicadas que só quem tiras os cursos dedicados aprende e pode usar..
relatorios?
eu nunca fiz lá um relatorio, mas pronto...
claro que n tem a mesma profundidade (nem devia), mas não keiras comparar um cadeira de medicina qeue se baseia em memorização( mesmo que num curso real d medicina a materia seja muto mais abrangente) a uma cadeira do técnico....

ja agora podes me dizer quem é o teu amigo(manda pm se preferires)

Voltar
Superior