Entregar uma retoma

jogador

Well-known member
Boas pessoal

A Maria está em vias de adquirir um carro novo e irá entregar o atual á retoma, a minha questão é que cuidados deve ter na hora da entrega do antigo?

Será que pode fazer a transferência de propriedade lá no stand deles? É um grande stand de uma marca generalista se é que ajuda.

Já ouvi falar no registo online mas não sei como funciona e o que é preciso.

Se puderem ajudar agradeço

Cumprimentos

Se for stand credível eles sabem todos os detalhes necessários, é algo que fazem "com uma perna às costas".

Se for stand credível eles sabem todos os detalhes necessários, é algo que fazem "com uma perna às costas".
Sim é stand credível mas a Maria quando falou disso a resposta foi que entregavam um documento da retoma e só passado alguns dias faziam a transferência de propriedade.

E não queria que ela viesse a ter problemas (portagens multas etc)

Pois. Deviam insistir para fazer isso na hora. No stand em que comprei o meu carro actual, em Setembro, foi tudo feito na hora.

Isso é uma atitude perigosa, e pode trazer muitas dores de cabeça.

Transferência de propriedade é para fazer na altura, para mim isso não é negociável.

Isso é uma atitude perigosa, e pode trazer muitas dores de cabeça.

Transferência de propriedade é para fazer na altura, para mim isso não é negociável.

Se for mesmo um stand de confiança não tem qualquer problema .. mas tem de ser MESMO de confiança.

Sim é stand credível mas a Maria quando falou disso a resposta foi que entregavam um documento da retoma e só passado alguns dias faziam a transferência de propriedade.

E não queria que ela viesse a ter problemas (portagens multas etc)

Eles passam um documento carimbado pelo stand, em que é referido que a viatura 00-AA-00, foi entregue naquela data ao referido stand, pelo menos é assim que funcionou comigo quando entreguei o ''cancro'' à retoma, já que as duas ultimas vendas foram a particulares, pelo que, a meu ver está salvaguardada qualquer eventualidade.

Obrigado a todos desde ja, o stand pertence ao RRG

A transferência de propriedade na hora é fácil e possível se eles quiserem? O que é preciso da parte do "vendedor"?

@MetalKing esse papel assegura mesmo eventuais problemas?

Creio que os stands, se for num dia de semana, conseguem fazer online. Alguns até têm solicitadores a colaborar com eles para isso. Ou que seja o solicitador a serviço do stand a fazê-lo, mas isso também num sábado dá para fazer.

Os stands das marcas que ficam com as retomas passam um papel com os dados do veiculo e o dia em que a pessoa o entregou e só o passam de nome quando alguém o comprar.

O importante é ficar com um documento assinado pelo stand, em como no dia tal a partir de tal hora, o carro ficou na posse deles.

Caso pretendas, podes tu elaborar um documento. Se o stand for sério não vai ter problemas com isso[;)]

Cump.

Os stands das marcas que ficam com as retomas passam um papel com os dados do veiculo e o dia em que a pessoa o entregou e só o passam de nome quando alguém o comprar.

Se a pessoa entregar o carro ao stand e ficar com esse papel mas passarem alguns meses sem o carro ser vendido a outra pessoa e entretanto chegar o momento de pagar o IUC terá que ser o antigo proprietário a pagar e depois pedir o valor ao stand?

O stand tem esse cuidado de saber em que mês é suposto pagar o IUC e vai às finanças pagar?

O antigo proprietário tem que pagar o IUC e ficar com o "prejuízo"?

Esse papel tem validade legal caso aconteça algum problema grave envolvendo o carro, por exemplo um acidente?

O papel tem que ser feito segundo algumas regras ou pode ser feito "de qualquer maneira" que é sempre válido?

Se a pessoa entregar o carro ao stand e ficar com esse papel mas passarem alguns meses sem o carro ser vendido a outra pessoa e entretanto chegar o momento de pagar o IUC terá que ser o antigo proprietário a pagar e depois pedir o valor ao stand?

O stand tem esse cuidado de saber em que mês é suposto pagar o IUC e vai às finanças pagar?

O antigo proprietário tem que pagar o IUC e ficar com o "prejuízo"?

Esse papel tem validade legal caso aconteça algum problema grave envolvendo o carro, por exemplo um acidente?

O papel tem que ser feito segundo algumas regras ou pode ser feito "de qualquer maneira" que é sempre válido?

Em relação ao IUC não sei como funciona por que os carros que se entregou até hoje à retoma foram sempre entregues já com o IUC desse ano pago.

O papel não é mais que uma factura do Stand com a descrição do carro e o valor que o stand pagou por ele.

Em relação ao IUC não sei como funciona por que os carros que se entregou até hoje à retoma foram sempre entregues já com o IUC desse ano pago.

O papel não é mais que uma factura do Stand com a descrição do carro e o valor que o stand pagou por ele.

Atenção que o IUC tem de ser pago no mês referente à matrícula pelo proprietário do veículo, isto é, por aquela pessoa em nome da qual o veículo está registado. No caso das retomas por stands é preciso esclarecer o stand da data em que o IUC irá ser pago caso a viatura não seja vendida e o registo de propriedade alterado até essa data.

Dar o carro numa retoma, é literalemnte o que normalmente acontece

- Olhe que não, olhe que não!

Por vezes o valor é parecido (ou até superior) ao que se consegue vendendo a particular e há outras vantagens, em especial o facto de não teres depois um comprador a chatear que havia esta avaria e patati e patata e isso não acontece apenas com os "vendedores da feira"... ou dificuldades em pagar o valor e tentarem prestações e coisas do género, especialmente pessoas conhecidas...

Para o autor do tópico, faz sentido que o stand não registe o carro em seu nome até porque é um custo adicional desnecessário, mas cada um sabe de si. Recordo-me de ter passado por isso há não muito tempo e foram claros, sendo que recebi a fatura do valor da retoma e ainda uma declaração devidamente assinada em que assumiam que a partir da data x terem adquirido a viatura tal, sendo responsáveis por tudo o que com ela tivesse a ver. Inclusive, assumiram que se não fosse vendida antes de o IUC vencer... que asseguravam o seu pagamento, bastando para tal eu emitir o respetivo documento. Tiveram ainda a amabilidade de me enviar um mail aquando do registo efetivo do meu "ex-carro".

Chamo a isto um "serviço de qualidade" em que o carro não chegou a ser registado no nome do stand.

O stand não vai mudar o carro para nome deles e por lei não é obrigado a fazer isso de imediato, tem 60 dias para o efectuar e antes disso já o empandeirou para outro stand ou algum comprador. O que tu tens que fazer é exigir um papel a descrever que foi entregue carro x na data e hora tal e que após essa data o referido stand é responsável por todos os ónus ou encargos causados por esse veículo. Esse papel faz fé perante as autoridades no caso de te aparecer multas em casa.
Em relação ao IUC o que tens que fazer é um mês antes do pagamento certificar-te de que o carro já não está em nome da tua namorada e no caso de ainda estar e já terem passado os 60 dias previstos por lei vais ao stand exigir a mudança de nome em 24h senão mandas apreender o carro.

Se for novo é como já disseram, passam-te um documento de compra/venda e siga curtir o carro novo.

A retoma, ou o concessionário fica com ele para vender nos usados, se tiver interesse, ou segue logo para outro stand, que pode ser um qualquer "beira de estrada" desta vida.

Os últimos 3 carros comprados novos cá em casa, 2 deles ficaram no concessionário e foram vendidos em menos de 1 semana.
O outro, o saxo 1.5d que tive, foi despachado "ao kilo" para um stand duvidoso que o martelou e provavelmente arranjou a avaria que tinha às 3 pancadas para o vender.
Esse demorou mais tempo, uns 5 meses praí, passou a altura de pagarem o IUC, e na data limite apareceu pago e não passaram para o nome do stand.

Back