Entrevista de emprego

citação:Originalmente colocada por Jorge Correia

Basicamente esta tudo dito neste thread mas acrescento pequenas astucias que podem ajudar.

Por exemplo:

Tentar "tirar o retrato" da pessoa que o esta a entrevistar, ou seja, ver se e um individuo formal ou informal e procurar sentar-se de forma parecida ao entrevistador, isto resulta no subconsciente como uma imagem reflexo.

Claro que nao se trata de fazer de macaquinho de imitacao mas procurar uma imagem com a qual o entrevistador se identifique.

Utilizar alguns chavoes como "o que eu quero e comecar a trabalhar" ou melhor "gostaria realmente de cooperar com voces".

Utilizar um bom perfume mas nao exagerar de modo a nao intoxicar ninguem.

Dependendo da funcao ir na mao com uma revista que se enquadre na area em que se procure emprego ou ate com um livro pois da uma imagem de pessoa interessada e culta.

O aperto de mao deve ser forte sem esmagar a mao do entrevistador. O aperto de mao revela muito da intencao e caracter de uma pessoa.

Um aperto de mao mole ou de "defunto" revela geralmente alguem que esta a fazer um favor ou que nao e de confianca.

Caso seja confrontado com o "esta nervoso?" e se realmente aparecerem alguns sintomas de stress ou nervos admitir com um sorriso que sim porque e natural numa entrevista mas que nao e uma pessoa nervosa.
isso parece me uma beka forçado...

citação:Originalmente colocada por Tiptronic

tambem acho...[xx(]

vou agora pra Lisboa de proposito? [|)]

Isso são opções que te cabe a ti avaliar se valem ou não a pena.

Não sei de onde és mas posso te dar varios exemplos, a escola fica situada nos Olivais Norte na zona da Encarnação(para quem não cunheçe, relativamente perto da expo)... existem alunos que vêm todos dias da ericeira, sintra, amadora, santarem... tenho uma colega de turma de veio de Vila Real, esta em casa dos avós ou que é...mas existe outros alunos que alugaram casas pa morar, posso te garantir que eles não se arrependem de terem tomado essa decisão, se tu gostas mesmo desta área, é uma questão de visitares e veres com os proprios olhos, te garanto que te vais sentir bastante empolgado para começar ;)

Abraço.

citação:Originalmente colocada por Suarez

É ;)

Existe no Porto tambem, Escola de Comercio do Porto, mas não fasso ideia se utilizam os mesmo metedos de ensino, se têm as mesma projecção no mercado de trabalho e se é tão bem vista aos olhos do comercio, nem sei se fazem parte da mesma adminstração mas é uma questão de te informares ;)

citação:Originalmente colocada por paio pires

citação:Originalmente colocada por Jorge Correia

Basicamente esta tudo dito neste thread mas acrescento pequenas astucias que podem ajudar.

Por exemplo:

Tentar "tirar o retrato" da pessoa que o esta a entrevistar, ou seja, ver se e um individuo formal ou informal e procurar sentar-se de forma parecida ao entrevistador, isto resulta no subconsciente como uma imagem reflexo.

Claro que nao se trata de fazer de macaquinho de imitacao mas procurar uma imagem com a qual o entrevistador se identifique.

Utilizar alguns chavoes como "o que eu quero e comecar a trabalhar" ou melhor "gostaria realmente de cooperar com voces".

Utilizar um bom perfume mas nao exagerar de modo a nao intoxicar ninguem.

Dependendo da funcao ir na mao com uma revista que se enquadre na area em que se procure emprego ou ate com um livro pois da uma imagem de pessoa interessada e culta.

O aperto de mao deve ser forte sem esmagar a mao do entrevistador. O aperto de mao revela muito da intencao e caracter de uma pessoa.

Um aperto de mao mole ou de "defunto" revela geralmente alguem que esta a fazer um favor ou que nao e de confianca.

Caso seja confrontado com o "esta nervoso?" e se realmente aparecerem alguns sintomas de stress ou nervos admitir com um sorriso que sim porque e natural numa entrevista mas que nao e uma pessoa nervosa.
isso parece me uma beka forçado...

concordo.

Ainda quando estava nas entrevistas para o banco, uma das candidatas chega lá de financial times. todos os candidatos a conhecerem-se enquanto o evento nao começava e ela começa toda arrogante a ler o jornal.

Curiosamente... ela arrumou, e o gajo que vinha de paraquedas da polonia e da festa (je)... esse entrou[8D]

Bom tópico.
icon14.gif

Mais dicas que tenham, partilhem-nas. [;)]

Muita posta de pescada se manda por aqui :D

[:)]

Era exactamente o que eu estava a pensar [:D]

Ser vendedor, em primeiro lugar, não é mais nem menos do que outra "profissão", é apenas isso mesmo, uma profissão.

Nem é preciso ser-se atrasado mental, nem andar com banha-da-cobra, no bolso...

...assim como não é preciso "tirar um curso".

Há os bons vendedores e os maus vendedores, tenham o 7º ano ou uma licenciatura.

Um vendedor que vende muito, nem sempre é um "Bom Vendedor", mas enquanto vender a empresa empregadora não se consegue desfazer dele [:D] , mas mesmo esses, acabam por fracassar no mercado - porque é que acham que há sempre anúncios para vendas ? :confused:

Como "vendedor" é uma profissão, ou se tem vocação ou não, assim como ser electricista, trolha, confeiteiro, técnico reparador de electrodomésticos...sim a "prática" por vezes ajuda, mas não chega.

Ah ! qualquer empresa que se preocupe com os "Seus" vendedores, dar-lhe-á formação específica sobre os seus produtos e tipo de actuação que pretendem junto do cliente, ou se aproveita e está apto, ou então não vale a pena.

[;)]

aproveitando o tópico [:cool:]

eu também estou a ponderar ir para vendedor auto... alguém sabe quanto poderá ser a remuneração mensal base (aprox.)? como será o esquema de comissões? contam como comissões apenas as propostas adjudicadas ou também algum tipo de test drives, propostas, etc?

Phone-ix!!

portáteis, PDA's... carro de serviço para o "manel" (aqui a maria sou eu)??? Digam-me onde é que um vendedor consegue isso que eu despeço-me e vou para lá!

Se conseguirem ter carro de serviço + ordenado base + comissões + seguro de saúde já não vão nada mal.

Parece-me que a mairoia das pessoas tem a noção de que um vendedor auto ganha pa caraças... até pode ganhar...mas só ganha se vender! Dos casos que conheço o ordenado base não chega a 500€ brutos. Têm carro de serviço e seguro de saúde. Para conseguirem um ordenado +/- chorudo têm que vender, e bem! Só assim conseguem comissões que são calculadas com base em diversos pressupostos (margens, descontos, extras, retomas, vendas novos, vendas usados, multimarcas, financiamentos, médias dos meses anteriores etc etc etc). Eu acho que ganho mal... mas já houve meses em que cheguei a ganhar mais que alguns vendedores.

Básicamente para teres sucesso, para não induzir ninguém em erro, para não te mostrares uma pessoa que não és...sê tu próprio e, para além disso, mostra vontade e interesse!![;)]

Penso que até será normal, caso te chamem, que seja para ires fazer testes psicotecnicos. Caso isso corra bem, terás provavelmente uma sequencia de +1, 2 ou 3 entrevistas.

Nas entrevistas, acima de tudo, leva uma boa dose de confiança sem correres o risco de pareceres arrogante. Não tenhas medo de fazer perguntas, já que a entrevista serve tanto para a empresa conhecer o candidato como o contrário. Podes perguntar de tudo (desde o trabalho a efectuar, objectivos da marca, etc...). A baboseira que já vi para aí do "carro de serviço para a Maria" esquece... Esquece também que vais ganhar uma fortuna de base e que o trabalho ou comissões são só para aquecer do frio que está....

Convém também dares uma vista de olho sobre numeros de vendas, informações gerais de modelos e se for uma empresa de algum grupo, saber também algumas informações básicas acerca do grupo. Apesar de ninguém nascer ensinado, o facto de o entrevistador não te estar a dar nenhuma novidade faz revelar interesse pela vaga e oportunidade dada.

Leva também preparado algo sobre ti. Vão te fazer perguntas sobre o que já fizeste, o que gostas de fazer, defeitos e virtudes que tu achas que tens, o que te levou a concorreres, etc.. Na parte dos defeitos, convém que seja algo que não seja negativo à profissão. Daí que te aconselhe a levares isso preparado para não seres surpreendido e dizeres uma asneirada qualquer.

Outra coisa muito importante: Telemóvel desligado, fato e gravata e de preferência que o penteado não pareça demasiado estravagante. Quando te anunciares (provavelmente na recepção) e perguntares pelo Sr. X, tem em atenção se não ouves falar para lá em indicativos de canudo (eng. dr.). Isto para não te esqueçeres depois de juntar isto ao nome do Sr.X quando precisares de te dirigir ou fazer referencia a ele.

Outra coisa: Não insistas muito, para já, no ordenado/regalias. Haverás de ter oportunidades para isso.

De resto, boa sorte. [;)]

Voltar
Superior