Estou agora em Rovaniemi(Finlândia)
Estou agora em Rovaniemi(Finlândia)
Bem, apesar de não participar muito no fórum confesso que sou um leitor mais ou menos assíduo.
Decidi então deixar aqui um breve testemunho sobre a minha experiência na cidade de Rovaniemi, situada a 3km do círculo polar ártico.
Então é assim: Cheguei na Finlandia em Agosto deste ano para realizar o meu período de ERASMUS durante 1 semestre, ou seja, até Dezembro. Não fazia idéia de como seria a vida cá, nem como funcionaria ao certo o sistema de estudos. E relativamente ao país, tinha apenas conhecimentos gerais, ou seja, sabia que era um país frio e o custo de vida seria elevado,
etc...
Os primeiros dias: Bem, como é sabido, os primeiros dias são difíceis e penosos... As primeiras impressões foram um bocado assustadoras: Um mero café na rua custa 2,50€, o taxi foi caríssimo, a minha residencia fica a 6km da universidade e em pleno´verão´ estavam 10 graus! Ah! e também estranhei o facto de que não anoitecia, ou seja, mesmo a meia noite ainda era de dia
] Pra piorar a situaçãõ fiquei alojado num quarto sem internet, televisão ou rádio! Com tudo isso fiquei um bocado desanimado e pus me a pensar se teria feito a escolha acertada em vir para a Finlandia...
Convém referir que não sou nenhum novato nesta matéria de viver longe de casa, pois já vivi no Brasil(Rio de Janeiro), Estados Unidos(Bostos), por um breve período na Suiça(Samnaun), e também em Bragança e Braga. Mas mesmo assim, e acho que é normal, os primeiros dias foram complicados e tristonhos.
Mas como sempre depois uma pessoa se acostuma, e foi o que aconteceu: Comecei a conhecer melhor o pessoal ERASMUS, e com as sucessivas saídas a noite(uma cerveja 4,30€:sh) )e festas nos nossos flats, acabamos por nos conhecer melhor... Também fui transferido para um flat onde consegui ter acesso a net wireless, graças à um casal(ela russa, ele da Tanzânia) que mora comigo.
A questão da distância relativamente a universidade foi contornada com a compra de uma bicicleta usada, já que as novas aqui custam pra lá de 250€!!! Fiquei impressionado com a adesão dos Finlandeses às bicicletas como meio de transporte. Aqui quase toda a população se desloca de bicicleta e mesmo as crianças e os idosos as utilizam, mesmo surpreendente! Mesmo hoje de manhã fui para a uni de bike e apesar de estar a chover e a temperatura próxima dos 2 graus, via-se mesmo muita gente de bike!
O que mais posso dizer?[

]
-Bem, o clima é lixado, ontem à noite já estavam -5C e este fim de semana já é previsto nevar... No inverno as temperaturas chegam facilmente aos -30C
-O sistema de estudos é diferente, funciona por módulos e a maioria das minhas cadeiras serão feitas por book exams, ou seja, sem aulas. As poucas aulas que terei serão leccionadas em inglês, o que eu acho muito positivo e que deveria ser feito em Portugal também.
-O custo de vida é alto, mas se evitarmos os cafezinhos etc... e fizermos compras no LIDL, até nem é tão mal.
-Pelo que pude perceber, é um país com muitas oportunidades a nivel de emprego. Não sei quanto serão os salários, e se alguém tiver mais experiencia no assunto, opine sff!
Enfim, desculpem se o post estiver um pouco confuso, mas acho que já da para ter alguma idéia. Ah! Eu estudo Relações Internacionais na Universidade do Minho e estou no último ano do curso.
Cumprimentos
P.S-Vou colocar este post também no tópico que abri há uns meses atrás sobre Erasmus na Finlândia