Erro na encomenda

Isso dos atrasos está impressionante, tenho um amigo que encomendou um 2008 dos novos era para ter sido entregue em Março e a previsão atual é meados de Junho [8b]

E com a falta de semicondutores e afins... as coisas não estão para acabar em todas as marcas.

Ainda há dias, a Audi anunciou que reduziu horários nas linhas de produção... por falta de material

A culpa está é no concessionário/vendedor, que não soube gerir a questão. [;)]

Compreendo tudo o que dizem.

nto: como poderia o vendedor gerir a questão? A culpa não é dele, ele é apenas vítima e olha que não queria estar no lugar dele.

A menos que te refiras a dar-me já um carro de substituição equivalente. Isso sim, é algo que espero pois principalmente a partir do dia 9 de Junho preciso mesmo de um carro equivalente.

De notar que no dia em que encomendei o carro, como já sei que a mim me calham sempre estas situações "imprevistas", perante a data de entrega a 30 de Abril, perguntei assim:

Então e se chegarmos a Julho e o carro ainda não tiver chegado?

Claro que a resposta foi tipo como se eu não estivesse bom da cabeça, hehehehe, que em 18 anos de experiência a trabalhar naquele concessionário nunca houve atraso de tal ordem (mais do dobro do tempo previsto). Ao que eu respondi que compreendo, mas com a situação actual tão imprevisível podia surgir alguma surpresa. Abanou a cabeça e disse que na pior das hipóteses chegaria até final de Maio, mas que o mais certo seria chegar até antes da data prevista (antes de 30 de Abril).

Eu nunca fui um cliente exigente. Quando me dizem que algo estará pronto no dia X, eu aceito desde logo que possa estar apenas no dia X+Y, o que neste caso era tipo X + 1 mês.

Agora afinal já são 2 meses e sem certezas, porque já tenho sérias dúvidas que chegue mesmo na data prevista actualmente (última semana de Junho).

E legalmente suponho que não possa fazer nada.

Mas é curioso que o OP deste tópico na prática sofre do mesmo mal (um atraso de 2-3 meses até ter o carro que encomendou) e no entanto os da Ford não souberam contornar a situação desta maneira, escondendo o erro e apresentando a situação como um mero "atraso" no fabrico do carro. É que na prática e para a óptica do cliente (olho que não vê, coração que não sente), vai dar ao mesmo.

-

nto: como poderia o vendedor gerir a questão? A culpa não é dele, ele é apenas vítima e olha que não queria estar no lugar dele.

A menos que te refiras a dar-me já um carro de substituição equivalente. Isso sim, é algo que espero pois principalmente a partir do dia 9 de Junho preciso mesmo de um carro equivalente.

De notar que no dia em que encomendei o carro, como já sei que a mim me calham sempre estas situações "imprevistas", perante a data de entrega a 30 de Abril, perguntei assim:

Claro que a resposta foi tipo como se eu não estivesse bom da cabeça, hehehehe, que em 18 anos de experiência a trabalhar naquele concessionário nunca houve atraso de tal ordem (mais do dobro do tempo previsto). Ao que eu respondi que compreendo, mas com a situação actual tão imprevisível podia surgir alguma surpresa. Abanou a cabeça e disse que na pior das hipóteses chegaria até final de Maio, mas que o mais certo seria chegar até antes da data prevista (antes de 30 de Abril).

Eu nunca fui um cliente exigente. Quando me dizem que algo estará pronto no dia X, eu aceito desde logo que possa estar apenas no dia X+Y, o que neste caso era tipo X + 1 mês.

Agora afinal já são 2 meses e sem certezas, porque já tenho sérias dúvidas que chegue mesmo na data prevista actualmente (última semana de Junho).

Mas é curioso que o OP deste tópico na prática sofre do mesmo mal (um atraso de 2-3 meses até ter o carro que encomendou) e no entanto os da Ford não souberam contornar a situação desta maneira, escondendo o erro e apresentando a situação como um mero "atraso" no fabrico do carro. É que na prática e para a óptica do cliente (olho que não vê, coração que não sente), vai dar ao mesmo.

-

A questão é que o concessionário é que tem de dar a solução... [;)]

O negócio foi realizado com esta...

E o OP, se quiser valer os seus direitos (com o devido acompanhamento juridico de quem de direito) terá legitimidade para isso... mas pelos visto o mesmo também não quer perder a "mais valia" pela valorização dada ao carro que entregou... assim sendo e como já indicado há que saber gerir a situação em questão.

-

Eu pessoalmente gosto pouco que um stand ou vendedor me faça de parvo, e com essa tua conversa que os da Ford podiam ter com quem abriu o tópico era mesmo isso que parecia, andar a engonhar 3 meses com tangas por que alguém se tinha enganado na encomenda do Focus.

E o que andam a fazer a contigo é um pouco isso, quem me garante que o vendedor da Citroen saberia exactamente que o carro iria demorar alguns meses a vir e manda uma data para o cliente fazer negocio e assim o stand fazer a venda, e depois vai engonhando com desculpas.

Eu pessoalmente gosto pouco que um stand ou vendedor me faça de parvo, e com essa tua conversa que os da Ford podiam ter com quem abriu o tópico era mesmo isso que parecia, andar a engonhar 3 meses com tangas por que alguém se tinha enganado na encomenda do Focus.

E o que andam a fazer a contigo é um pouco isso, quem me garante que o vendedor da Citroen saberia exactamente que o carro iria demorar alguns meses a vir e manda uma data para o cliente fazer negocio e assim o stand fazer a venda, e depois vai engonhando com desculpas.

Sim, eu estava a ser irónico.

Ou, como quem diz, já que eles (os da Ford perante o autor do tópico) são tão manhosos e se defendem tanto, até podiam ter optado por esta posição.

Eu acho que este da Citroen não fez isso, ele estava mesmo convencido que chegaria a 30 de Abril ou, segundo ele, "provavelmente chega até antes, como costuma acontecer".

A questão é que o cliente devia ter forma de se defender, consagrada no contrato, de modos que caso haja uma alteração na data prevista em que a entrega ocorra mais de 1 mês depois da mesma, exista compensação prevista à priori.

Agora vamos ver. Eu já lhe disse que pelo menos de 9 a 14 de Junho vou precisar de um carro de dimensão semelhante. Se não se chegar à frente, no mínimo a minha avaliação final ao vendedor será negativa (sei que me vão pedir para fazer essa avaliação). Até aqui considero que o homem não tem culpa nenhuma, mas vamos ver como encara a situação e que soluções me são propostas.

Acham que eu vou agora acreditar que a nova data (última semana de Junho) será cumprida? Essa é outra questão. Eu desde que contactei com a Citroen para a compra desta viatura (Setembro do ano passado) que me disseram que os carros chegavam sempre em 2 meses, máximo 3.

Com base nisso, fica a encomenda de modo a ter a certeza que no máximo em Maio tinha o carro, pois passei de Setembro a Abril sem carro por não me fazer diferença, mas a partir de maio (por uma questão de logística familiar) já fazia bastante diferença. E fui induzido em erro. Eles podem não ter culpa, mas eu ainda menos culpa tenho e quem está a desembolsar sou eu e quem está a encaixar são eles, pelo que lhes compete oferecer uma solução.

Ao OP não lhe deram carro de substituição? Vou ler melhor a página anterior...

-

Caros,

Novo feedback:

Enviei email e liguei à Ford Lusitana. A Ford Lusitana contactou a Louresfor (o tal concessionário). Voltou a ligar-me e disse duas coisas: (1) não tem como confirmar se o erro foi da fábrica ou se foi do stand ( [8b] ); (2) todos estes assuntos são para serem tratados pelo stand e não pela Ford.

Entretanto a Louresfor enviou email a dizer o seguinte (faço copy-paste):

"Compreendemos de facto a sua insatisfação relativamente à sua viatura não ter chegado de acordo com o pretendido e de imediato foi colocada á fabrica uma nova encomenda, porém como é do conhecimento público, estamos a atravessar uma crise global de semicondutores pelo que as fabricas estão com as produções encerradas até ao próximo mês de Julho.

A informação que dispomos é de que a previsão de retoma da produção está agendada para o mês de Julho, numa primeira fase apenas irá produzir unidades vendidas e com data estimada de chegada a Portugal em Setembro de 2021.

Recordamos que recebemos de V.Exa. a viatura Citroen C4 matricula xx-xx-xx, que fez questão de nos entregar em 29-01-2021 e que a mesma está ao seu dispor caso seja sua intenção manter a encomenda.

Caso pretenda o seu cancelamento será reembolsado no valor da quantia entrega sob a forma de sinal."

[8b]

Parece-me que existem 3 opções:
(1) não faço nada e aguardo até Setembro (a minha mulher é a favor desta opção)
(2) ando com o C4 até Setembro. Mas entreguei-o (e eles sabem disto) porque não queria ter de arcar com despesas relacionadas com injectores => e se tiver problemas, se o carro pifar?
(3) cancelo a encomenda, peço devolução do sinal em dobro, faço as reparações no C4 (que em boa verdade me custou imenso deixar, adorei este automóvel) e continuo com ele mais uns anitos. Mas já vai com 175 mil km e sinto que me vai custar cada vez mais caro em reparações no futuro, além de que ficarei a perder em termos de valor de retoma.

Terei de reflectir sobre o assunto, mas se quiserem opinar estão à vontade.

Cumps

Acho que a opção é a mais logica, 1 ou a 2 são as mais logicas , esperar pelo carro tal e qual encomendaste , e não te esqueças a opção da mulher ou namorada é sempre a melhor , nos temos sempre a ultima palavra nas é a frase do costume "sim querida!", até porque pedir a devolução do dobro do sinal , podes tentar , mas eles não vão fazer isso sem ires com isso para tribunal , e o que ias ganhar não dá para pagar metade do advogado.

Fico de boca aberta em ler que pessoas pensam que a melhor solução teria sido o vendedor enganar o cliente. Perdão, não é enganar é "gerir" a situação. Mais um mês, mais um mês, e o carro que era para chagar em janeiro chega em dezembro. Onde isto vai parar.

Talvez o defeito seja meu.
Já falta pouco, mas nem 40 anos tenho. Mas a educação que me deram é que a palavra vale mais que um papel assinado.

Sabem porque isto funciona assim? Porque é a república das bananas, é como as pessoas foram educadas, como educam os filhos e por aí a fora.

Tenho uma empresa de vender sapatos (mero ex, o 1o que me veio a cabeça), faço contrato com cliente internacional. Cada dia em falta do contrato, UPA UPA, sempre a somar.

Aqui no bananal, "quero encomendar o carro!" Dá mas é cá o sinal pois não confio na tua palavra.
Garantia de entrega???? Custos por falha na entrega?? É o bananal pah. Como se diz:? é mais um mês.

Tens muitos mais direitos do que aqueles que vêm aqui ser ditos. Posso te dar apoio legal, se assim pretenderes. Só por alto, tens direito à redução do preço ou resolução do contrato mais uma indemnização (que será, naturalmente, muito superior ao sinal em dobro).

Tens muitos mais direitos do que aqueles que vêm aqui ser ditos. Posso te dar apoio legal, se assim pretenderes. Só por alto, tens direito à redução do preço ou resolução do contrato mais uma indemnização (que será, naturalmente, muito superior ao sinal em dobro).

Esse depois é outro problema aqui de Portugal.
Um gajo para fazer valer os seus direitos tem que pagar a um advogado, nada contra têm que fazer pela vida, mas depois todo o processo demora uma eternidade e depois enquanto as coisas não se resolvem uma pessoa nem tem carro nem tem o dinheiro e se deu um sinal grande até pode não ter capacidade financeira para ir comprar a outro lado.
E depois como as empresas sabem de todos estes problemas e morosidade jogam com isso a seu favor e levam as coisas a seu belo prazer e ainda têm a alta de querer fazer parecer que estão a fazer um favor ao cliente.
Tivesse Portugal uma justiça célere e íamos ver se as empresas não faziam as coisas de outra maneira. :sh)

Pois tem direito... basta ele querer se fazer valer dos mesmos. [;)]

Mas pelo que user apresentou, pretende antes aguardar pela viatura.

Depende. Se o consumidor for bem representado a empresa, através do seu apoio jurídico, terá de dar razão, pelo que o processo pode acabar prematuramente.

Hoje em dia temos o CASA (Centro de Arbitragem do Setor Automóvel) que se tem demonstrado útil em decisões rápidas e eficaz, principalmente para a questão das garantias legais dos stands automóveis, entre outros.

Boas!

Apenas para esclarecer (já pela segunda vez) que eu quando chego aqui e digo que os da Ford deviam ter dito ao cliente que havia atraso em vez de erro, para arrastar a coisa tal como se está a arrastar comigo com a Citroen, faço-o em jeito de ironia e por paralelismo com a minha situação, com crítica implícita à mesma. Em ambas as situações, tanto Ford como Citroen são passíveis de crítica.

Pensei que fosse óbvio, de tão evidente que é. Até porque nem teria qualquer sentido eu estar aqui a "defender" a Ford perante o cliente, quando todos os meus posts nest tópico à excepção desse são de apoio ao autor do tópico. Mas compreendo que quando um post é lido por dezenas (ou quem sabe centenas) de pessoas, a probabilidade de uma falha na interpretação seja razoável.

Em conclusão:

A mim como cliente, em termos práticos, está a acontecer-me o mesmo que ao autor do tópico: o carro vai demorar pelo menos 2 vezes mais tempo a ser entregue que o previsto. Mas como o motivo é diferente (atraso comunicado por etapas, em vez de erro) o concessionário vê reduzida a margem de pressão por parte do cliente. Daí que referi que se os da Ford falassem em atraso em vez de erro, escapavam-se melhor. Mas de modo algum defendi que o deveriam fazer, enganando o cliente, nem compreendo que sentido teria eu assumir tal posição, por isso deixei o comentário na convicção de que todos se dariam conta da ironia implícita.

-

Sim, eu estava a ser irónico.

Ou, como quem diz, já que eles (os da Ford perante o autor do tópico) são tão manhosos e se defendem tanto, até podiam ter optado por esta posição.

Eu acho que este da Citroen não fez isso, ele estava mesmo convencido que chegaria a 30 de Abril ou, segundo ele, "provavelmente chega até antes, como costuma acontecer".

A questão é que o cliente devia ter forma de se defender, consagrada no contrato, de modos que caso haja uma alteração na data prevista em que a entrega ocorra mais de 1 mês depois da mesma, exista compensação prevista à priori.

Agora vamos ver. Eu já lhe disse que pelo menos de 9 a 14 de Junho vou precisar de um carro de dimensão semelhante. Se não se chegar à frente, no mínimo a minha avaliação final ao vendedor será negativa (sei que me vão pedir para fazer essa avaliação). Até aqui considero que o homem não tem culpa nenhuma, mas vamos ver como encara a situação e que soluções me são propostas.

Acham que eu vou agora acreditar que a nova data (última semana de Junho) será cumprida? Essa é outra questão. Eu desde que contactei com a Citroen para a compra desta viatura (Setembro do ano passado) que me disseram que os carros chegavam sempre em 2 meses, máximo 3.

Com base nisso, fica a encomenda de modo a ter a certeza que no máximo em Maio tinha o carro, pois passei de Setembro a Abril sem carro por não me fazer diferença, mas a partir de maio (por uma questão de logística familiar) já fazia bastante diferença. E fui induzido em erro. Eles podem não ter culpa, mas eu ainda menos culpa tenho e quem está a desembolsar sou eu e quem está a encaixar são eles, pelo que lhes compete oferecer uma solução.

Ao OP não lhe deram carro de substituição? Vou ler melhor a página anterior...

-

Eu não sei como funciona o grupo PSA em encomendas, mas quando na altura num tópico (não me lembro qual) explicaste a tua encomenda e disseste que a Citroen te deu 2 meses ou até menos para o carro chegar de uma encomenda à fábrica achei muita fruta.

Não sei como é nos outros países mas acredito que para Portugal compraste um motor que deve ter vendas muito fracas no nosso país e com isso as encomendas demorarem a vir.

Sim nmyguel, eu pensei exactamente o mesmo.

A encomenda foi feita no dia 17 de Fevereiro e a data de entrega que consta do documento é 30 de Abril. São 2 meses e 12 dias. Achei demasiado rápido, mas o vendedor o que me disse foi que certamente chegaria até mais cedo que isso, pois as encomendas de fábrica estavam a chegar praticamente todas bem antes da data prevista.

Que seja um motor "diferente" (provavelmente apenas 2% ou 3% dos C5 Aircross a circular tenham esse motor), pode ser um factor que influencia o prazo de entrega. Mas então o vendedor não devia saber disso? O próprio sistema que dá automaticamente a data de entrega, não deveria ter isso em consideração?

Mesmo assim, com a grande convicção do vendedor, eu não fiz fé nessa data de entrega. Desde logo pensei que era mais sóbrio dar margem de mais 2 ou 3 semanas, ou até mesmo para final de Maio. Se assim fosse, para mim era totalmente normal. Agora primeiro adiam a data em 1 mês e uma semana e agora mais 3 semanas...

Entretanto já falei com ele (telefonou-me) e diz que contactaram a fábrica para ter exacta noção do ponto de situação e que lhes garantiram que dia 21 de Junho o carro está em Portugal. Depois deve ser mais uma semana para o entregarem, pelo que me garantem que ainda em Junho o entregam. Vamos ver...

Diz que já entrou na linha de montagem.

Disse-me também que os clientes que pediram encomenda de fábrica com o carregamento de telemóvel sem fios, ou vão ter que esperar até setembro ou vão ter que desistir desse extra, por falta de componentes.

Mas no final de contas, e insistindo mais uma vez em correlacionar a minha situação com a relatada no tópico, até para não entrar demasiado em off-topic, é praticamente como se o carro tivesse chegado na data prevista mas manual em vez de automático e tivessem pedido nesse dia outro de fábrica, tendo que esperar outra vez o mesmo tempo. A diferença é que se fossem assim, um erro de produção relevante, o cliente fica logo muito mais chateado e ansioso que no meu caso, com os adiamentos sucessivos da data de entrega.

Para mim, a solução proposta pelo concessionário para os 5 dias (de 9 a 14 de Junho) em que vou precisar mesmo de um carro com as característica (dimensão) do C5 Aircross foi alugarem-me um C5 Aircross por 20 euros por dia, em vez do preço de tabela de 38 euros.

Isto no mesmo sítio onde, quando comprei o C4 Cactus há 2 anos, eu queria alugar um igual para testar primeiro e fizeram questão de não me cobrar nada, emprestaram-me um durante 2 dias, quando eu me fartei de insistir que o queria alugar (até para não me sentir condicionado na compra por retribuição à simpatia). Nesse caso, mesmo sem eu querer, emprestaram-me o carro, hehehehe, agora neste contexto tenho que pagar. É um pouco insólito.

-

Depende. Se o consumidor for bem representado a empresa, através do seu apoio jurídico, terá de dar razão, pelo que o processo pode acabar prematuramente. Hoje em dia temos o CASA (Centro de Arbitragem do Setor Automóvel) que se tem demonstrado útil em decisões rápidas e eficaz, principalmente para a questão das garantias legais dos stands automóveis, entre outros.
Isso é verdade na teoria , porque na pratica não vai funcionar , estamos aqui a falar de receber 500€ que ele já deu de sinal , mais 500 euros para dobra-lo , e pelo que eu percebi o concessionario nunca disse que não devolvia o sinal , não disse é que devolvia em dobro , estamos a falar em meter um processo por 500 euros....só o advogado custa muito mais que isso , alem disso ele continhua a pretender a viatura nova, o unico problema dele é que já entregou a viatura dele , mas o stand não a vendeu , e parece que disse que ele podia usa-la até chegar a viatura nova... a viatura não conta como sinal .e com esta situação que se vive agora , com atrasos em todos os fabricantes por falta de peças , não sei mesmo se o CASA lhe daria razão .

Voltar
Superior