És mau condutor ?

Quanto ao não deixar aquecer o carro, ás vezes acontece quando saio com pressa mas nada de passar das 2200rpm, só que o acelerador vai a fundo até lá chegar :sh)

A mim acontece-me o mesmo de vez em quando.
Agora que consigo ver também a temperatura do óleo é mais uma coisa para ter em conta. [8b]

Tenho tendência para acelerar muito em 2ª e 3ª pelo menos com o pedal a 3/4 (principalmente quando saio de semáforos, intersecções, rotundas e pára-arrancas e tenho caminho livre), e por vezes levando em recta a 1ª às 2500-3 mil (otto). Mas isso é mais com motor quente.
Não faço brincadeiras com os pneus, quando é possível tento travar o necessário antes de entrar na curva e depois de desfazer a curva começo a acelerar progressivamente. Mas mesmo não acelerando nas curvas, tendo tendência a apertar (para não perder energia e ter de acelerar para recuperar), embora o chassis "avisa" cedo do limite de aderência [:D].
Evito estacionamentos com metade na estrada e metade no passeio. Já basta meter o carro em ruas inclinadas.
Quando ligo o motor a frio, espero pelo menos meio-minuto e se for preciso dou umas aceleradas leves e contínuas (coisas do frio), até porque o carro tem de subir a rampa da garagem em marcha-atrás.

De resto, água nem para os esguichos vai, e só uso em caso de emergência (que por enquanto ainda não precisei), verifico o nível de óleo e tento não deixar passar o limite de quilometragem, regulo a pressão dos pneus a cada quinzena (quando não é todas as semanas).

Só sou é descuidado com banhos. Pouquíssimas vezes dou banho completo ao carro. Estou é atento a trampa de animais na pintura, insectos e afins,e passo água para tirar as poeiras DESDE QUE TENHA A CHAPA FRIA.

Bom, não percebi bem a relação entre as perguntas (e o assunto, em geral) e o título do tópico. Ser bom condutor não é tratar bem o carro, mas sim conduzir com segurança e dentro das regras. Nos locais próprios, também se pode considerar a capacidade de guiar a máquina nos seus limites de forma eficiente. Adiante...

Respondendo ao assunto, eu tenho imenso cuidado com os meus carros, sobretudo porque ando de mota e habituei-me a mantê-la sempre bem estimada: é que num carro, uma avaria estraga uma viagem, mas na mota pode estragar a vida! No entanto, recentemente troquei de carro num stand onde tinha comprado o meu, novo, por outro novo. A verdade é que o vendedor nem quis ver o meu carro velho: apenas perguntou os km, consultou as tabelas dele, falou com o chefe ao telefone longe de mim, e ofereceu um valor pelo meu carro velho irrecusável. Estava feito o negócio. E isso deixou-me a pensar: se eu tivesse esmifrado o carro todo, tinha resultado no mesmo valor.

Continuo a ter cuidado com os meus carros depois deste episódio, quanto mais não seja para evitar ficar apeado por uma coisa parva, mas na economia actual dos produtos descartáveis, onde os carros são feitos para durar até ao fim da garantia (como se discutia noutro tópico), será que vale mesmo a pena?

Parece o jogo do empurra[:D], até porque se está a pedir a muda de óleo, deve ser por causa da própria qualidade do mesmo já estar deteriorada. Além de que ter um tubo babado de óleo, não me parece normal, digo eu....

Nem a ti nem a mim [;)] Principalmente um tubo do turbo[;)] Mas adiante..... ainda a pouco fui ver o nivel de oleo novamente, e encontra se ligeiramente a abaixo do nivel maximo, mas nada de preocupante....

Quanto a qualidade do oleo..... ainda parece estar grosso e ter alguma viscosidade.... mas de qualquer forma se a luz acendeu é porque algo nao esta bem [;)]

Ja para nao falar que quando ultrapassar a marca da kilometragem prevista no CB para a muda de oleo, vai ainda acender mais uma luz no tablier.... Ou seja..... vou andar com o tablier tipo arvore de natal [:D] Isso para os Srs. da Renault tambem deve ser normal [8b]

Last edited:
Back