Escalada da Potência

citação:Originalmente colocada por ice

A teoria do "...passam 90 % do tempo de conducao a usarem so 60 cavalos..:" para mim também me faz rir, em especial se falarmos dos diesel (e novos gasolinas turbinados) e os seus binários montruosos em baixas eheh

Já tive vários carros com 55cv e sei bem do que falo quando digo que tenho uma sensação de condução muito mais relaxada com o meu actual carro (que não é sequer o mais agradável que tive neste aspecto).

É esta sensação de segurança que leva muita gente a gastar mais uns trocos e comprar diesel.

Malvados preços da zagolina e imposto automovel : (

Cump.

compreendo ........

é tipo conduzir uma scooter 50.......um gajo nunca quer parar pq senão depois são "elas" outra vez até voltar a ganhar a velocidade que se tinha :D

enquanto que num desses novos "TDI" é travar.......e a seguir espetara a pata a fundo e quase instantaneamente lá tá ele outra vez nos 120!:D

...

citação:Originalmente colocada por C.FilipE

Tantos cavalos e depois passam 90 % do tempo de conducao a usarem so 60 cavalos porque a gasolina ta cara , ou porque ja vao em excesso de velocidade.

Outra coisa essa do um carro potente é mais seguro porque faz ultrapassagems mais rapidas é tanga.
Se se tem um carro pouco potente espera-se ate ter espaco para ultrapassar, e depois faz-se em segurança.
O que acontece é que muitas "estrelas" como tem um carro potente ultrapassam nao um mas logo 3 ou 4 carros de seguida e depois dizem que tem azar.

Acho este argumento muito mau.
Temos que estar sempre a puxar 70% ou 80%?
Eu tinha um carro com 75cv (fiesta) e não puxava regularmente a estes valores por ele.
Agora tenho um de 140cv e embora ande um pouco mais rapido com ele, puxo ainda menos % pelo motor.
Se essa cavalagem me serve na dia-a-dia, pode dar geito em situações pontuais e o motor vai em menos esforço.
Se tivesse um motor mais potente normalmente ainda usaria menos % dele. Para mim a quanto menos rpm for, melhor (mas sem ir a esforçar).

citação:Originalmente colocada por Nightwisher

citação:Originalmente colocada por C.FilipE

Tantos cavalos e depois passam 90 % do tempo de conducao a usarem so 60 cavalos porque a gasolina ta cara , ou porque ja vao em excesso de velocidade.

Outra coisa essa do um carro potente é mais seguro porque faz ultrapassagems mais rapidas é tanga.
Se se tem um carro pouco potente espera-se ate ter espaco para ultrapassar, e depois faz-se em segurança.
O que acontece é que muitas "estrelas" como tem um carro potente ultrapassam nao um mas logo 3 ou 4 carros de seguida e depois dizem que tem azar.

Acho este argumento muito mau.
Temos que estar sempre a puxar 70% ou 80%?
Eu tinha um carro com 75cv (fiesta) e não puxava regularmente a estes valores por ele.
Agora tenho um de 140cv e embora ande um pouco mais rapido com ele, puxo ainda menos % pelo motor.
Se essa cavalagem me serve na dia-a-dia, pode dar geito em situações pontuais e o motor vai em menos esforço.
Se tivesse um motor mais potente normalmente ainda usaria menos % dele. Para mim a quanto menos rpm for, melhor (mas sem ir a esforçar).

pois...isso é pq ainda nao estás familiarizado com a tecnologia do DIESEL turbinado!:D

é que num zagolina acelerar a fundo doi.........mas num "tdi" tasse bem! [:I]

aliás num TDI nem ligas ás rotações........o Conta RPM de um tdi é o coice......dá coice, puxa, deixa de puxar, mete 3ª, coice,puxa,deixa de puxar,4ª,coice,puxa,deixa de puxar,5ª^

sempre assim.......

ou então, condução relaxada de tdi é assim.....arranca devagar em 1ª para nao patinar....mete 2ª acelera a meio, dá coice....^mostrou ao carro do lado a pujança ,3ª.......acelera a fundo.....entrou no binário máximo,deu ligeiro coice,mete 4ª, acelera a fundo...entrou no binário máximo......mete 5ª! :D

;)

citação:Originalmente colocada por VTEC

Noutros patamares, temos por exemplo um A4 TDI... 2.0 com 140cv... à anos que um 2.0 a gasolina tem mais que isso...

Diz antes, há décadas que um atmosférico tem mais que isso.;)

citação:Originalmente colocada por PauloFVF

pois...isso é pq ainda nao estás familiarizado com a tecnologia do DIESEL turbinado!:D

é que num zagolina acelerar a fundo doi.........mas num "tdi" tasse bem! [:I]

aliás num TDI nem ligas ás rotações........o Conta RPM de um tdi é o coice......dá coice, puxa, deixa de puxar, mete 3ª, coice,puxa,deixa de puxar,4ª,coice,puxa,deixa de puxar,5ª^

sempre assim.......

ou então, condução relaxada de tdi é assim.....arranca devagar em 1ª para nao patinar....mete 2ª acelera a meio, dá coice....^mostrou ao carro do lado a pujança ,3ª.......acelera a fundo.....entrou no binário máximo,deu ligeiro coice,mete 4ª, acelera a fundo...entrou no binário máximo......mete 5ª! :D

;)

[:p]
Tas a gozar, mas eu passei de um gasolina, que era um bebado e evitava passar as 3000rpm. Passei para o diesel e continuei numa de não puxar muito pelas rpm, normalmente não passo das 2.500rpm.
Também dai vem os baixos consumos que tenho. ;)

citação:Originalmente colocada por paulinhuu

citação:Originalmente colocada por cloterico

E no segmento C , tinhamos motores de 80/90/100 cv mais que suficientes....

Hoje em dia 80/90cv num segmento C começam a ser insuficientes.

Eu tenho uma 307 SW 1.6 de 110cv e pesa 1400kg em vazio. Metes 5 pessoas e AC ligado e já começa a sentir problemas de andamento.
Pois mas essa 307 pesa quase tanto como o meu C5 [8)]

para 1200 Kg , 90cv chega e sobra.. pelo menos para mim..

Quem diz o 307 diz a grande maioria dos actuais segmento C.
Um Hacth já andam nos 1200, 1300kg e alguns mais.
As Breaks já andam nos 1300 a 1400kg e a passar.

Há uns anos atrás tinhas carros 1.1 com 55cv e 660kg como um AX 11 TRE. Para manteres essa relação peso potencia, num carro de 1320kg já precisas de 110cv.

A Potencia média em Portugal tb subiu porque o poder de compra aumentou. Á 10 anos atrás, os segmento B mandavam no mercado. Agora muitos dos carros vendidos em Portugal já são do C.

Eu tenho uma 307 SW 1.6 de 110cv e pesa 1400kg em vazio. Metes 5 pessoas e AC ligado e já começa a sentir problemas de andamento.

Há uns anos atrás tinhas carros 1.1 com 55cv e 660kg como um AX 11 TRE. Para manteres essa relação peso potencia, num carro de 1320kg já precisas de 110cv.

A Potencia média em Portugal tb subiu porque o poder de compra aumentou. Á 10 anos atrás, os segmento B mandavam no mercado. Agora muitos dos carros vendidos em Portugal já são do C.
Exacto.

Exacto.

Mas acho que também uma das causas para isso acontecer, a maior venda do segmento C, tem a ver com os preços praticados nos carros do segmento B, na minha opinião os corsas, clios, 207, a diesel, estão a ser comercializados num valor muito alto...

Por exemplo um corsa 1.3 CDTI de 5 lugares anda á volta dos 20 000€, 21 000€, e consegue-se encontar carros do segmento C a diesel por cerca de 23 000, 24 000€ e assim na minha opinião já se justifica comprar um carro de uma gama superior...

Acho que os carros do segmento B é que estão muito caros...alguns mais até do que realmente valem...

citação:Originalmente colocada por reiszink

Exacto.

Mas acho que também uma das causas para isso acontecer, a maior venda do segmento C, tem a ver com os preços praticados nos carros do segmento B, na minha opinião os corsas, clios, 207, a diesel, estão a ser comercializados num valor muito alto...

Por exemplo um corsa 1.3 CDTI de 5 lugares anda á volta dos 20 000€, 21 000€, e consegue-se encontar carros do segmento C a diesel por cerca de 23 000, 24 000€ e assim na minha opinião já se justifica comprar um carro de uma gama superior...

Acho que os carros do segmento B é que estão muito caros...alguns mais até do que realmente valem...
eu também acho isso.

citação:Originalmente colocada por v7

Hoje em dia há um problema de peso. Tudo concorre para fazer os carros pesados.

Recordo-me do meu pai ter tido um datsun 1200 cujo peso eram 726 kg. Ou seja com um motor 1.200 e 69 cv era um carro razoavelmente despachado, No fundo tinha melhor relação peso/potência que uma Accord 2.2 ICTDI de 140 cv ;)
Exacto...

E por ex, o AX 1.1i tem 60cv que são qualquer coisa de espetacular....

No C3 , o motor é o mesmo mas...nem parece..

Além do peso, tens que contar com as restrições devido à necessidade de baixar emissões, logo, o carro que o mesmo motor acaba por somar ao maior peso, uma resposta menos viva para poluir menos...

Potencia. realmente importa? saberemos mesmo o que queremos?

Potencia. realmente importa? saberemos mesmo o que queremos?

abri este topico porque acho estranho por vezes falarem de carros com 140 cv como carros de potencias normais. talvez seja eu que esteja desatualizado e nao duvido do mesmo mas acho que cada vez mais (falo de uma forma generalista claro) existe uma abstração da realidade face á potencia real.

um exemplo disso é que há não muitos anos atras um carro da gama b com 100 cv era considerado um hot hatche, hoke em dia é considerado um carro normal senão mesmo uma autentica traineira

será que o consumidor está cada vez mais avido de potencia?
será que para compensar as dimensoes absurdas dos carros teem que colocar mais potencia? é que os carros estao cada vez maiores e mais leves e eu nao percebo.

continuo a achar um carro de 140 cv um carro com alguma potencia.

que acham?

adormeci no tempo?

ou generalizou se uma tendencia em que 90 cv num carro do segmento b é considerado pouco?

postem a vontade e por favor nao considerem isto como uma afronta ou mesmo como um topico para inflamar opinioes.

apenas estou curioso em saber se existe mais alguem a pensar como eu ou se por outro lado estou completamente errado.

cumps

Comprei um carrote a gasoil em 98, o pequenote tinha 100 cavalos e foi um muita porreio, custou a pronto 3 mil contos e fez 285 mil KM, não vou comentar o que se passou nesse/neste tempo mas foram bons. Hoje está um pouco diferente, um carrote de 15 mil novo não é grande coisa, mas também não o era. A ver vamos...... [;)]
Os juros aumentam os carros em quanto?apr:)

Deixem o petróleo chegar aos 200 dólares o barril, e vão ver se o investimento q está a ser feito no aumento de potencia n é todo canalizado para o aparecimento de motores mais económicos. À uns anos atrás a bandeira dos TDI era: 4.1L aos 100km, agora a bandeira é a potencia do motor, nem sei qual é o consumo dos novos TDI 2.0. Creio q n falta mto para q se dê o clique sobre novas prioridades. N é por acaso q mesmo as marcas de luxo estão a investir cada vez mais em carros de segmentos de menores dimensões, calculo q o futuro passe por ai.
Um aparte, essa historia da necessidade de maior potencia devido ao aumento do peso das viaturas, é na minha opinião uma treta, pois vão comparar os pesos dos carros da à 10 anos atrás com o peso de agora, e vão ver q na maior parte dos casos o aumento do peso n foi significativo (foram aplicados novos materiais às viaturas, o q equilibrou o seu aumento de tamanho e equipamento) enquanto q o aumento de potencia foi brutal.

Deixem o petróleo chegar aos 200 dólares o barril, e vão ver se o investimento q está a ser feito no aumento de potencia n é todo canalizado para o aparecimento de motores mais económicos. À uns anos atrás a bandeira dos TDI era: 4.1L aos 100km, agora a bandeira é a potencia do motor, nem sei qual é o consumo dos novos TDI 2.0. Creio q n falta mto para q se dê o clique sobre novas prioridades. N é por acaso q mesmo as marcas de luxo estão a investir cada vez mais em carros de segmentos de menores dimensões, calculo q o futuro passe por ai.
Um aparte, essa historia da necessidade de maior potencia devido ao aumento do peso das viaturas, é na minha opinião uma treta, pois vão comparar os pesos dos carros da à 10 anos atrás com o peso de agora, e vão ver q na maior parte dos casos o aumento do peso n foi significativo (foram aplicados novos materiais às viaturas, o q equilibrou o seu aumento de tamanho e equipamento) enquanto q o aumento de potencia foi brutal.

Se formos a ver modelos equivalentes de à 10 anos para modelos de agora a relação peso-potência pode estar mais baixa, mas o peso também tem subido bem.. Eu sei do que falo.

Compara um Clio de 98 com um de 2008 e verás que não têm nada a ver.
O mais recente tem mais equipamento de segurança, activa e passiva, mais gadjets, sendo também maior. Tudo isto acrescenta peso ao carro.
Basta ver que um Clio II com o 1.2 16v de 75 cavalos não se safava nada mal, e o III com o mesmo motor é assim ao atirar para a lesma.

O que é que o SLR tem de especial ?? Não sei se sabes mas motor em questão tem compressor.

O S2000 já há muitos anos que tem essa potência específica e não precisa de ajudas :p

Back