esclarcimento sobre prestações

NunoZenite

New member
Boas.
Eu não pesco nada de automoveis mas vou tentando perceber o que mais acho estranho ou talvez nao...
É o seguinte; Como é que o ibiza 1.9tdi de 130cv tem prestações identicas com o A3 1.9tdi de 140cv?
O a A3 não é mais pesado, maior,etc?
Já o ibiza 1.8 turbo com 150cv tem prestações inferiores ao punto 1.4gt com 130cv, que chegava aos dos 0 aos 100 em coisa de 7.6s se bem me recordo enaquanto o ibiza demora coisa de 8.3s.
Uma explicação simple ou a minha cabeça ainda explode [8]~
Continuação e obrigado.

Não existe 1.9tdi de 140cv, existe sim o 2.0tdi de 140cv.

De resto... é tão simples quanto serem carros diferentes! O Motor não é tudo!

cumps,
[dio]

há muitas variantes...
-peso
-relações de caixa
-motricidade
-pneus
-disponibilidade do motor

Ex: Saxo Cup vs 106 GTI. 2 carros virtualmente idênticos, mas o Saxo fazia melhor tempo dos 0-100. Porquê? Uma 1ª e 2 ª ligeiramente mais curtas para potenciar a acelaração e voilá.

A questão Punto GT e Ibiza 150cv.
20 cv de diferença pode ser muito, mas o Punto pesa à volta de 150kg a menos, o que permite ter uma relação peso/potência igual à do Ibiza (+/- 7,6 kg/cv) e um turbo bem mais pujante e com uma descarga de energia bem mais violenta que o do ibiza. O Punto GT ainda pertence à geração dos turbos "À antiga"

citação:Originalmente colocada por c r a s h

há muitas variantes...
-peso
-relações de caixa
-motricidade
-pneus

Ex: Saxo Cup vs 106 GTI. 2 carros virtualmente idênticos, mas o Saxo fazia melhor tempo dos 0-100. Porquê? Uma 1ª e 2 ª ligeiramente mais curtas para potenciar a acelaração e voilá.

20 cv de diferença pode ser muito, mas o Punto pesa à volta de 150kg a menos, o que permite ter uma relação peso/potência igual à do Ibiza (+/- 7,6 kg/cv) e um turbo bem mais pujante e com uma descarga de energia bem mais violenta que o do ibiza. O Punto GT ainda pertence à geração dos turbos "À antiga"

Ou não fosse o mesmo bloco do Uno Turbo i.e. [8D]

Em velocidade de ponta não sei se o Punto GT destrona esse Ibiza...
Assim sendo, se for, essa« vantagem» do punto nas prestações é mto relativa.
Mas estou aberto à realidade. quem souber mais do assunto que se pronuncie.;)

citação:Originalmente colocada por 16v

citação:Originalmente colocada por c r a s h

há muitas variantes...
-peso
-relações de caixa
-motricidade
-pneus

Ou não fosse o mesmo bloco do Uno Turbo i.e. [8D]
:D

A potência anunciada está longe de indicar o que o carro anda.
Algumas variáveis:
Erro na potência anunciada.
Atrito aerodinâmico.
Peso (a velocidade de ponta não é muito influenciada, mas mais as acelerações).
Potência a rotações que não seja à rotação de potência máxima.
Atrito dos pneus.
Etc.....

Voltar
Superior