Esclarecimento dos " electricistas"

Silverwing

New member
É o seguinte...herdei a casa dos meu avós lá na aldeia deles, casa com cerca de 35 anos onde tenho ido passar alguns fins de semana.
Acontece que na cozinha o fogão que existe é daqueles de 4 bocas a gás e já com uns anitos. Tenho aqui em casa um fogão vitrocerâmico que não está a ser usado e estou a pensar levá-lo para lá, mas surge-me uma dúvida com a potência da corrente eléctrica existente na casa.
Segundo o que consta na factura:
Tarifa Contratada - BTN-Simples 3,45 até 20,7 kVA
Potência Contratada - 3,45 kVA

Ou seja, possivelmente o fogão vitrocerâmico não funcionará...correcto?

Tens no máximo 3.450W ao mesmo tempo. Basta veres qual a potência da placa.

Podes usar, mas vais ter de fazer contas. Tudo ligado deve passar os 6.000w.

Já tive essa potência contratada e uma paca dessas. Conseguia cozinhar, mas assim que ligava outra coisa, ia-se abaixo.

Neste momento tenho o escalão de potência seguinte e com uma boa gestão é raro o quadro disparar. Tenho termoacumulador, placa, forno, maquinas de lavar, maquina de secar e aquecedor a óleo...

Pelas minhas contas, a potência contratada é sensivelmente de metade do que é habitual numa cidade, pelo menos na minha.

Mesmo sem conhecer a placa, diria que é suficiente, mas convém verificares se consome mais corrente do que 15A.

Não podes é ligar os aquecedores a óleo agora! Mas talvez tenhas herdado duas lareiras daquelas mesmo à séria que até levam madeira e tudo, onde podes colocar umas panelas de ferro para fazer o cozido à Portuguesa ou apenas um bacalhau cozido com batatas da terra e couves, agora pelo Natal...

Não é que eu me esteja a fazer de convidado... mas eu levo o vinho! [:D]

Esse cão é teu? [;)]

Visto que a questão já foi respondida, levanto eu outra aos electricistas :)

Tenho uma daquelas fieras de luzes da árvore de natal apagada. Há forma de resolver a coisa, ou deito fora?

what?

São 20 amp, 4800w pelas 4 zonas.

Realmente é verdade, vi as caracteristicas do fogão na diagonal e só vi os 1200W.
Mesmo assim, se ligar só dois queimadores e tiver cuidado com o que liga depois o limitador não dispara.

Totalmente de acordo; não vale a pena aumentar a potência. Aqui por casa também temos 3,45 e quando está a máquina a bolir o ferro não é ligado, quando está o forno não se liga nenhum dos outros, e até agora nunca houve disparo nenhum. E verdade se diga, nunca foi preciso estar as coisas todas ao mesmo tempo a trabalhar.

what?

São 20 amp, 4800w pelas 4 zonas.

O fogão não aguenta com as bocas todas ligadas no maximo!

Quero dizer que ele desliga-se se tiver a consumir de mais.

O meu e de indução e é assim.

Tens de ter no mínimo cabo 3*2,5 FVV apenas para essa placa.

Senão com tanta potência arde!

O fogão não aguenta com as bocas todas ligadas no maximo!

Quero dizer que ele desliga-se se tiver a consumir de mais.

O meu e de indução e é assim.

Tens de ter no mínimo cabo 3*2,5 FVV apenas para essa placa.

Senão com tanta potência arde!

Não aguenta se a instalação não estiver preparada para isso. Se estiver só tem de trabalhar.

Placas, no mínimo 4mm até á caixa do fogão. O chicote, ficando já preparado para os 4 bicos 4mm. Se nunca puserem todos a trabalhar, então 2,5mm chega.

Visto que a questão já foi respondida, levanto eu outra aos electricistas :)

Tenho uma daquelas fieras de luzes da árvore de natal apagada. Há forma de resolver a coisa, ou deito fora?

Há alguns anos que andava com esse problema... ali na loja do chinês resolvi-o com poucos euricos. Foi tudo fora!

E as do chinês ainda acendem!

Só não podes é ligar as placas de indução ao mesmo tempo! Daí eu ter referido as panelas pretas de ferro para fazermos o bacalhau...

E até apagam... e acendem outra vez! [:D]

Last edited:
Não aguenta se a instalação não estiver preparada para isso. Se estiver só tem de trabalhar.

Placas, no mínimo 4mm até á caixa do fogão. O chicote, ficando já preparado para os 4 bicos 4mm. Se nunca puserem todos a trabalhar, então 2,5mm chega.

Depende da distancia que tiver. Tal como os cabos tem uma tabela para ver isso.

Na altura meti o 2,5!

Mas não sei se é obrigado pela normas da certiel ter 4 mm.

Não podes é ligar os aquecedores a óleo agora! Mas talvez tenhas herdado duas lareiras daquelas mesmo à séria que até levam madeira e tudo, onde podes colocar umas panelas de ferro para fazer o cozido à Portuguesa ou apenas um bacalhau cozido com batatas da terra e couves, agora pelo Natal...

Não é que eu me esteja a fazer de convidado... mas eu levo o vinho! [:D]

Esse cão é teu? [;)]
Apenas uma na cozinha que é um mimo! [;)]
O cão nao faço ideia...retirei da net.

Back