Escolha do primeiro carro (usado)

claralves

New member
[Nota: Este post foi alterado uma vez que agora procuro carros mais recentes, com menos quilometragem e com outras características.]

Boas,

Pretendo comprar um usado até 14 500€ brevemente, e por isso decidi sondar por aqui o que poderia esperar encontrar até ao valor que estipulei, com algumas condições que menciono abaixo.

Quais os segmentos ou tipo de carro em consideração (A - Citadino, B - Utilitário, C - Pequeno Familiar, Monovolume, Jipe, Desportivo, Cabrio, etc)? B - Utilitario
Que marcas e modelos gostas e equacionas? Seat, Fiat, Peugeot, Citroën, Nissan, Toyota
Irás andar com passageiros atrás frequentemente? Com que frequência? Às vezes (mais 1 ou 2 passageiros).
Precisarás de levar carga com frequência? Não
Que quilometragem anual costumas fazer? Ir-se-à manter nos próximos anos? Cerca de 14 500-16 000 km. Penso que sim.
Farás muitas viagens em nacionais, circulares, auto-estradas? Maioritariamente percursos em auto estrada, cerca de 300km por semana. Percursos em estrada nacional a rondar os 150/200 km por semana.
Os consumos terão grande importância? Sim, muito importante! Um carro mais económico é o ideal.
A potência do motor terá grande importância? Deverá ter o mínimo de potência para aguentar bem nas viagens em autoestrada assim como na estradas nacionais. Não quero o carro pastelão, sem potência para ultrapassar.
Aprecias explorar caminhos mais desconhecidos, como estradas municipais, estradas de terra, trilhos? Não
Que orçamento tens, valor mínimo e máximo? 14 500 euros (se pudesse ser mais barato, ainda melhor)
Pretendes novo, pouco usado ou usado, a partir de determinado ano? Usado a partir de 2015

Informações adicionais:

• Já tenho carta há praticamente 5 anos e costumo conduzir tanto carros a gasolina como a gasóleo.
  • Poderei considerar um carro comercial caso o preço seja mais atrativo.
  • Estou mais inclinada para carros a gasóleo mas estou aberta a sugestões de carros a gasolina caso consigam ser mais económicos.

Tenho algumas questões relacionadas com o diesel:

Será que continua a valer a pena comprar um carro com menos de 7 anos?
Será que tendo em conta aos percursos que pretendo fazer, se justifica um carro a gasóleo? Será de considerar comprar um carro a gasolina em vez de a gasóleo?

Relativamente a onde comprar um carro usado:
Será melhor comprar num dos grandes stands de usados (por exemplo, Matrizauto, Caetano Retail, CarNext, SpotiCar, MCoutinho,...)? Alguém tem experiência com alguns destes stands?
Alguém conhece o stand J.M.Póvoa? Será de confiança?

Estes são alguns dos modelos que tive a sondar. O que vos parece? Há algum que valha a pena? Outras sugestões?
(Lista de Carros a Gasóleo)

> Peugeot 208 1.6 BlueHDi Access (2017) 113k - 118k
> Peugeot 208 1.6 BlueHDi Active (2015) 100k
> Peugeot 208 1.6 BlueHDi Style (2018) 80k - 127k
> Renault Clio 1.5 DCi Zen (2017/2018) 110k - 132k
> Renault Clio 1.5 DCi Intens (2017) 114k
> Renault Clio 1.5 DCi Confort (2016) 45k
> Seat Ibiza
SC 1.4 TDI Start&Stop (2017) 130k
> Opel Corsa 1.3 CDTI ecoFlex Start&Stop (2017/2018) 64k - 110k
> Skoda Fabia 1.4 TDI (2015) 145k
> VW Polo 1.4 TDI Trendline (2016/2017) 113k-132k

Aceitam-se sugestões [kiss]

Obrigada!

Última edição:
Dessa lista o Suzuki e o Ford 1.4. Pequenos e despachadinhos. Com o bónus de não te levarem à falência sempre que tiveres de os levar à oficina.
Mas claro que há quem perceba mais de carros do que eu por aqui [;)]

o forfour teve versão comercial? arranjas um normal por 5 mil euros, é uma questão de negociares. o motor é mitsubishi, japonês, logo será bastante fiável, principalmente na sua versão menos potente embora eu queira sempre uma versão superior. por 4000€ vais ter que ir para carros já com alguns anos, de 2008, 2009. se assim for, vai então para um dos tais até 06/07, pois por causa de 1 ano sempre pagas menos imposto. ibizas 1.4tdi, grandpuntos 1.3cdti, fiestas com o 1.4tdci, clios com o 1.5dci, pugs 207 e C2/C3 com o 1.4hdi são o que irás encontrar assim mais amiúde. é veres os que gostas mais e os que estarão em melhor estado. lembra-te é que serão carros com 15/16 anos e não há milagres! a gasolina conseguirás sempre algo mais novito 2 anos, mas tens o contra do IUC ser mais alto.

Obrigada pela dica mas eu acho que é um carro um pouco grande para mim, o modelo em si é um pouco comprido. Um carro tipo Ibiza/207 e afins seria mais o estilo. Mesmo assim obrigada.

Dessa lista o Suzuki e o Ford 1.4. Pequenos e despachadinhos. Com o bónus de não te levarem à falência sempre que tiveres de os levar à oficina.
Mas claro que há quem perceba mais de carros do que eu por aqui [;)]

Obrigada pelas sugestões. São 2 das marcas que mais tenho visto e comparado. Ainda estou longe de decidir... Vamos ver como corre a escolha :)

o forfour teve versão comercial? arranjas um normal por 5 mil euros, é uma questão de negociares. o motor é mitsubishi, japonês, logo será bastante fiável, principalmente na sua versão menos potente embora eu queira sempre uma versão superior. por 4000€ vais ter que ir para carros já com alguns anos, de 2008, 2009. se assim for, vai então para um dos tais até 06/07, pois por causa de 1 ano sempre pagas menos imposto. ibizas 1.4tdi, grandpuntos 1.3cdti, fiestas com o 1.4tdci, clios com o 1.5dci, pugs 207 e C2/C3 com o 1.4hdi são o que irás encontrar assim mais amiúde. é veres os que gostas mais e os que estarão em melhor estado. lembra-te é que serão carros com 15/16 anos e não há milagres! a gasolina conseguirás sempre algo mais novito 2 anos, mas tens o contra do IUC ser mais alto.

Sim, é verdade. O Forfour que encontrei é um comercial por menos de 4000 euros. Também achei estranho quando todos os outros anúncios são com os 4 lugares, se não me engano. Por exemplo, entre os Citroëns qual será o melhor em termos de consumo, mais poupado, C2 ou C3?

Os Puntos 1.3 seriam a minha escolha, preferencialmente na versão 90cv.

Aspeto porreiro q.b., envelheceu bem na minha opinião.
Caro curva bem para o segmento, é confortável e relativamente bem isolado.

O 1.3, pelo menos na versão de 75cv (conduzo um da empresa diariamente, já com 360K KM sem nada de especial) é bastante económico, faço facilmente 4,5lt em condução normal sem cidade e com algum cuidado atira-se para perto dos 4lt.

Manutenção é barata, o motor é pequeno e leva só 3,2 LT de óleo. Não é um ferrari mas é um fiat equilibrado, chega para o dia a dia.

Algo deste gênero
Também deve haver oferta pelo Olx

IMG-20220804-225512.jpg

https://www.standvirtual.com/anuncio/honda-jazz-1-2-ls-cool-ID8PjIqO.html

https://m.olx.pt/d/anuncio/honda-jazz-1-2-live-IDHcLVy.html

Última edição:
estava a demorar... [:D]

quanto aos C2 e C3, a diferença deve ser irrisória em termos de combustível. mas o C2 é bastante mais valorizado, apesar de ser segmento A e ter espaço minúsculo atrás. todos 1.4hdi, já passou um C3 pelas mãos da minha mãe, um C2 pelas do meu primo e um 206 pelas do meu irmão, sempre sem stresses. o 206 aliás ainda cá anda, de 2005. o C2 foi embora com mais de 300 mil e o C3 levava bastantes esfregas em AE e nunca se queixou durante os muitos anos em que aqui andou. mas não deixa de ser um motorzinho com 68cv apenas.

tens aqui um carro que as meninas costumam gostar. se o primeiro é de 2009 e tem pouco kms, mas é o 1.6, o segundo tem mais kms e o motor igual ao puntio, mas é de 2012. se conseguisses negociar para 5000€ qualquer um deles poderia ser uma boa hipótese, especialmente o primeiro, que tem uma amassadela para resolver na traseira (o vermelho parece bem mais cuidado). escusavas de ir para carros com mais meia dúzia de anos em cima e o imposto é só uma vez por ano, que num 1.3 nem é nada de especial.

https://www.olx.pt/d/anuncio/alfa-romeo-mito-IDHfURr.html

https://www.olx.pt/d/anuncio/alfa-romeo-mito-1-3jtd-IDHfFzW.html

Os Puntos 1.3 seriam a minha escolha, preferencialmente na versão 90cv.

Aspeto porreiro q.b., envelheceu bem na minha opinião.
Caro curva bem para o segmento, é confortável e relativamente bem isolado.

O 1.3, pelo menos na versão de 75cv (conduzo um da empresa diariamente, já com 360K KM sem nada de especial) é bastante económico, faço facilmente 4,5lt em condução normal sem cidade e com algum cuidado atira-se para perto dos 4lt.

Manutenção é barata, o motor é pequeno e leva só 3,2 LT de óleo. Não é um ferrari mas é um fiat equilibrado, chega para o dia a dia.

Pelo que disseste parece ser um carro bom para o tipo de uso que quero dar. Obrigada pelo feedback. O carro que vi tem 75cv. Vou ver se descubro algum com 90cv.

Voltar
Superior