Escolhas profissionais

Bujinkan90

New member
Boas pessoal,em primeiro lugar,espero estar no local correto para expor este assunto.

Bom,é o seguinte,acontece que ha cerca de 1 mes voltei a estudar apos 8 anos. Fiz uma prova de ingresso para maiores de 23 anos e entrei numa licenciatura em engenharia agronomica.

Foi uma opçao ir para este curso pois a area desperta-me algum interesse e a nivel de emprego é bom,o problema é que eu sou um zero nas matematicas e nao tenho bases nenhumas e isso esta a tornar-se um obstaculo e tenho medo que comprometa a conclusao do curso.

Tenho sempre a hipotese de mudar de curso e ir para outra area,por exemplo,linguas estrangeiras e relaçoes internacionais,é tambem uma area que gosto bastante,com um plano de estudos muito interessante.

Nao foi a minha escolha inicial porque me disseram que é um curso com pouca saida profissional.
Peço as vossas opinioes e conselhos,estou um pouco dividido. Obrigado desde ja.

Aqui ninguém te vai conseguir ajudar muito.. Se o que queres fazer precisa da matemática, vai para explicadores, centros de estudos, etc.

Se não estás para aí virado, vira-te para outra coisa que te seja mais fácil.

Se é disso que gostas, e a matemática é meramente obstáculo, mas que o resto de agrada tenta arranjar explicador, grupos de colegas a estudar por aí...
Compreendo a complicação na matemática, e não é preciso muito tempo sem a ter para se perder, muito pior a diferença de secundário para universidade.

Vais precisar de matemática mas não desistas logo à partida só porque tiveste dificuldades no passado.

Há muita gente que desiste da matemática quase sem tentar verdadeiramente. Só pelo que se diz. Por outro lado conheço quem tenha tido dificuldades no secundário e mais tarde tenha feito cursos de Eng. complexos sem grandes dificuldades nesse aspecto.

Tenta recuperar a matéria do 12º ano para partires em igualdade com os restantes alunos. Depois provavelmente terás de te esforçar mais um pouco. Mas tenta e logo verás se é o curso para ti ou não. Mas isso já com base em diversos factores, não pela matemática à partida, mais pela vocação. Se já tens mais idade terás melhor capacidade de perceber se o curso se enquadra contigo.

Boa sorte.

Obrigado desde ja pelas ajudas.
Sim,a area abrangida por este curso é sem duvida cativante para mim e por isso é que decidi arriscar e envergar por este caminho. O meu problema é com os numeros,pois algebra,calculo,fisica e estatistica nao sao pêra doce para quem tem algum calo,para mim inda é mais dificil.

Mas claro que como disseram,nao devo desistir á primeira por causa de 3 ou 4 cadeiras e irei esforçar-me.
Ja ha 8 anos que nao estudava mas prontos,tenho quase 25 anos e ainda vou a tempo de recuperar o que perdi.

O que eu penso é que valerá a pena passar por esta dificuldade,o que eu temo é andar 5 ou 6 anos para fazer o curso por causa dos numeros e isso implica grandes gastos,é mais por aí..

Ah ja agora,em casa tenho explicadora,a minha namorada,que esta a tirar eng. Quimica e percebe da area,o problema sou mesmo eu nao compreender as regras e resoluçoes. Ela diz que devo dar tempo ao tempo e que apesar de ser dificil,nao é impossivel

Ah ja agora,em casa tenho explicadora,a minha namorada,que esta a tirar eng. Quimica e percebe da area,o problema sou mesmo eu nao compreender as regras e resoluçoes. Ela diz que devo dar tempo ao tempo e que apesar de ser dificil,nao é impossivel

Então aproveita!!

Se perceberes a regras, percebes a maior parte dos exercicios, e com treino tenho a certeza que consegues. [;)]

Então aproveita!!

Se perceberes a regras, percebes a maior parte dos exercicios, e com treino tenho a certeza que consegues. [;)]

Obrigado pela confiança! Tentar tenho que tentar,pois sem tentar nunca saberei.. Apesar destes primeiros impactos terem sido negativos,devo aceitar que é normal,sao muitos anos sem "pegar num livro" [:D]

Se tens alguém perto a estudar Eng. é uma ajuda enorme! [;)]

(mesmo para quem tem "calo" a melhor ajuda possível é ter alguém perto para trocar dúvidas... ajuda os dois)

É preciso é calma, e depois dedicação. Já tens quem te ajude, se está em Química, teve de passar pelas Analises e Álgebras também.
Eu também tinha alguns problemas em matemática no secundário, para (des)ajudar depois disso estive praticamente 2 anos sem ter matemática verdadeiramente dita, e entrei para Eng. Civil, mas agora já vou "arranhando" e há alguns miúdos que saíram agora do secundário que ficam pra trás.
Também não tive Física(escolhi Química) e fui dos melhores a Mecânica A(Física aplicada á Eng Civil).
Não sou nem de perto o melhor a Álgebra ou Análise(os nomes são diferentes, penso que seja o equivalente de Calculo) mas já estive pior quando andava no secundário em si do que agora na Universidade, e olha que é das melhores/mais exigentes das Engenharias.

Pois,porque o que eu preciso do secundario,que nao tenho,sao as regras basicas para depois poder aplicar em contextos mais especificos,como é o caso da algebra e do calculo. Ainda ontem estive a estudar calculo integral e meteu-me muita confusao as regras que regem as resoluçoes deste tipo de exercicios.
Espero aos poucos conseguir assimilar estes conceitos para me poder safar...

Eu realmente fui avisado que as engenharias sao sempre complexas e depois ha umas mais que outras,o caso de civil,eletrotecnica e quimica sempre me constou que eram as mais dificeis..

É preciso é calma, e depois dedicação. Já tens quem te ajude, se está em Química, teve de passar pelas Analises e Álgebras também.
Eu também tinha alguns problemas em matemática no secundário, para (des)ajudar depois disso estive praticamente 2 anos sem ter matemática verdadeiramente dita, e entrei para Eng. Civil, mas agora já vou "arranhando" e há alguns miúdos que saíram agora do secundário que ficam pra trás.
Também não tive Física(escolhi Química) e fui dos melhores a Mecânica A(Física aplicada á Eng Civil).
Não sou nem de perto o melhor a Álgebra ou Análise(os nomes são diferentes, penso que seja o equivalente de Calculo) mas já estive pior quando andava no secundário em si do que agora na Universidade, e olha que é das melhores/mais exigentes das Engenharias.

Não tiveste Física no secundário, mas tiveste pelo menos uma cadeira de Física ou Física Geral, no curso, com um conteúdo programático semelhante à Física que se dava no 12º ano.

A Mecânica A de que falas penso que seja Estática, que em alguns locais é chamada de Mecânica Aplicada ou Estática Aplicada, por exemplo.

Back