Escolher um elétrico

O ev database tem a autonomia a 110, e normalmente bate minimamente certo, sem esquecer que há muitas variantes adicionais, mas dá para ter uma forte ideia de comparação direta entre carros.

Estive na exposição de elétricos na alfândega do Porto, na semana passada e vi o Leap motor B10 design e o Mgs5 luxury . Fiquei impressionado com quase tudo e principalmente com os preços.

Alguém tem, ou já conduziu o MG?

Eu já conduzi o MG. Muito boa qualidade de construção e consumos. Bom conforto de bancos e tração traseira, potencia muito interessante. Duas coisas que não gosto muito, a suspensão pareceu-me um pouco dura e não tem AC bizona. Gosto mais do interior do que do ATTO 3 mas o BYD é mais confortável de suspensão. Estou à espera de conduzir o B10 para comparar os 3.

Na faixa de preço destes carros estava inclinado para o atto 3, mas agora que vi estes dois estou a po-lo de lado. No B10 questiono o preço. Será que aquilo é de jeito? Refiro-me ao que não se vê. Tenho algum receio de que o barato saia caro.

Os 3 são carros muito semelhantes e cada um tem as suas vantagens: o BYD é capaz de ser o carro mais confortável de suspensão mas é o mais feinho, no entanto tem uma bateria LFP com uma tecnologia muito boa e bom equipamento. É uma marca já bem implantada no país e já se conseguem modelos de 2023 com baixa Km por menos de 27 mil euros. O MG tem tração traseira uma construção igualmente boa e uma maior eficiência, mas a bateria LFP só tem 47kw/h e a de 64Kw/h é NMC para o bem e para o mal. A bateria mais pequena não tem bomba de calor. Por outro lado tem boas garantias, mais potência e um excelente comportamento. Já o Leapmotor é o mais bonito por dentro e por fora, tem baterias LFP, e preços muito bons. Está associado à stelantis o que pode ser um ponto a favor. Mas tem quase todos os comandos no écrã e o comportamento não parece ser tão bom como o do MG. Logo que eu o testar dou feedback.

Em suma são 3 produtos semelhantes que em condições iguais ficam 3 a 4 mil euros (ou mais) mais baratos que os concorrentes das marcas legacy. Não há que temer em relação à sustentabilidade de nenhuma dessas marcas. São gigantes e é mais provável que a stelantis ou a renault vão ao charco do que qualquer dessas.

Já estive dentro dos três, mas só conduzi o Atto. Gostei da suspenção, mas não da tração à frente e a estética é... muito questionável. Depois de ver o MG e o B10 já não consigo olhar para ele. E depois há o preço. O B10 Pro Design, ou seja a versão melhor fica por 32 mil aérios e tem uma lista de equipamento que nunca mais acaba. A questão é... em que cortaram para conseguir esse preço?

Não cortaram em nada de substancial, simplesmente conseguem fazer o carro mais barato com economias de escala, redução de botões, baterias LFP a descer de preço, e como são do grupo Stelantis também vão produzir na Europa reduzindo tarifas. Não me admirava que estivessem a esmagar à bruta para ganhar quota nesta fase inicial.

Back