eSIM

Charger144

Well-known member
Olá,

Confesso que não percebo muito de eSIMs, aliás nunca usei um.
Mas agora surgiu-me uma situação que eu queria saber se é possível ou não.

Eu consigo, a partir de Portugal, comprar um eSIM de um outro país, ativá-lo em Portugal, e metê-lo a funcioinar em roaming de voz e dados?
Eu preciso de estar em um outro país sem lá estar, e tenho de ter roaming em Portugal, para conseguir aceder a um determinado site como se estivesse realmente naquele país.

Exemplo: eu instalaria um eSIM espanhol, ativaria em Portugal, meteria já a funcionar em roaming aqui em Portugal, e para efeitos de rede / endereço IP, eu teria um telemóvel 100% espanhol. Obs: Não é a mesma coisa que VPN.

Não sei se perceberam a ideia, se calhar foi um bocado confusa a explicação. Em caso de dúvida posso explicar melhor.
Obrigado!

Last edited:
isso funciona, sim.

mas como é operadora/rede estrangeira, em roaming nunca vais conseguir um pacote tão vantajoso como um em Portugal.

por exemplo - se usar o meu cartão SMS irlândes em PT, só tenho 30 GB de dados por mês, enquanto se usar aqui é ilimitado. O mesmo para chamadas e msgs de texto.

ah li melhor o teu post, tu queres é fazer uma malandrice qualquer com o IP/localização.

estou é curioso porque é que uma VPN não dá? :confused:

Exemplo: eu instalaria um eSIM espanhol, ativaria em Portugal, meteria já a funcionar em roaming aqui em Portugal, e para efeitos de rede / endereço IP, eu teria um telemóvel 100% espanhol. Obs: Não é a mesma coisa que VPN.

Terias um telemóvel espanhol em roaming na rede de uma operadora portuguesa ... mas os googles-ai dizem que sim:

Sim, a sua lógica está correta: ao instalar um eSIM espanhol, ativá-lo em Portugal e usá-lo em roaming, o seu telemóvel agirá como se estivesse em Espanha para efeitos de rede e IP, recebendo um IP espanhol (ou um IP de roaming que pareça espanhol, dependendo da operadora) e acedendo aos serviços como se estivesse lá, o que é ideal para beneficiar de tarifas de roaming mais baratas ou aceder a conteúdos regionais.

Nunca me dei ao trabalho de testar IPs, mas já comprei pelo menos um eSIM multi-paises (na Nomad ou SimCorner, não me lembro qual) que vinha com número de telefone UK.

ah li melhor o teu post, tu queres é fazer uma malandrice qualquer com o IP/localização.

estou é curioso porque é que uma VPN não dá? :confused:

Não é malandrice, é simplesmente um site que bloqueia todo e qualquer tipo de VPN, e só deixa fazer login se a rede for do país em causa. Imagina por exemplo como se fosse um Netflix da vida. Não tem nada a ver, é um site financeiro, mas é só para entenderes a lógica da coisa.

Os telemóveis em roaming funcionam como se estivessem no próprio país. Por exemplo, quando vou para Espanha com o meu, em roaming o meu IP continua a ser do ISP português. Por isso, essa solução do eSIM serviria perfeitamente para mim, desde que o número fosse desse país e usasse o ISP desse país, e tivesse roaming em PT, como é óbvio.

Não é malandrice, é simplesmente um site que bloqueia todo e qualquer tipo de VPN, e só deixa fazer login se a rede for do país em causa. Imagina por exemplo como se fosse um Netflix da vida. Não tem nada a ver, é um site financeiro, mas é só para entenderes a lógica da coisa.

Os telemóveis em roaming funcionam como se estivessem no próprio país. Por exemplo, quando vou para Espanha com o meu, em roaming o meu IP continua a ser do ISP português. Por isso, essa solução do eSIM serviria perfeitamente para mim, desde que o número fosse desse país e usasse o ISP desse país, e tivesse roaming em PT, como é óbvio.

ah ok, já percebi 👍

Aqui a questão é o e-Sim mesmo sendo do pais de origem, ficar com um IP de Portugal quando ligado à nossa rede...

Aqui a questão é o e-Sim mesmo sendo do pais de origem, ficar com um IP de Portugal quando ligado à nossa rede...

da experiência que eu tenho com roaming , pelo menos na MEO, o endereço IP com que ficas é o local, mesmo que estejas em Espanha, França, Alemanha, etc. Não sei se com os eSIM será diferente.

When you are on roaming, your IP address is usually assigned by your home mobile operator, meaning websites may see your IP as originating from your home country rather than the country you're physically visiting.

How IP Assignment Works on Roaming
When you connect to a mobile network in a foreign country using roaming, your device may attach to a local cellular tower, but the data traffic is generally tunneled back to your home operator via the mobile core network.

This means that the IP address assigned to your device is typically from your home carrier's pool, not the local ISP of the country you are visiting. This process is known as SGSN/GGSN or LTE roaming tunneling, depending on 3G/4G network infrastructure.

However, there are exceptions: some roaming agreements or local breakout services allow traffic to egress locally in the visited country. In such cases, your IP may appear to belong to the country you are visiting. Modern travel eSIM providers also often assign unique IPs for each region, which can appear as local IP addresses

.
Implications of Roaming IPs
Geolocation: Websites and services may report your IP as from your home country even when traveling, affecting region-locked content or online localization.
Security: Tunneling back to your home country can improve security, ensuring that your connection passes through your home carrier’s protective infrastructure.
VPN and eSIM considerations: Using a VPN or certain travel eSIM setups can override or influence which country your IP resolves to, effectively allowing you to appear as located in your travel country or elsewhere.

Summary
In general, when roaming internationally, your IP often reflects your home country, though specific mobile operator configurations or travel eSIMs may assign a local IP instead. The assignment depends on the mobile operator's network routing rules, roaming agreements, and whether local breakout is supported. Understanding this helps explain why some services detect your location differently while traveling.​

o AI diz que o mais certo é funcionar, embora haja excepções, por isso o melhor é experimentar.

Atenção que algumas apps do telemóvel usam também informação de geo-localização para identificar possiveis fraudes. Eg. Revolut pela app sabe que estou em Portugal. Se for detectado um pagamento na Suécia, vai bloquear essa transação ou pelo menos fica sinalizada para ser revista.

Atenção que algumas apps do telemóvel usam também informação de geo-localização para identificar possiveis fraudes. Eg. Revolut pela app sabe que estou em Portugal. Se for detectado um pagamento na Suécia, vai bloquear essa transação ou pelo menos fica sinalizada para ser revista.

Sim, é verdade.

Eu estive a ler um pouco mais sobre o tema, e acho que o meu principal problema não seria esse. Do que eu percebi, não é recomendável ter um telemóvel sempre em roaming, porque isso pode ser considerado abuso, principalmente dentro da EU onde o roaming é gratuito. Por exemplo, um telemóvel português que esteja sempre a gastar tráfego em roaming em Espanha ou França, e nunca esteja fisicamente em Portugal, pelo que li a operadora pode bloquear ou limitar bastante as condições do tarifário, por ser considerado abuso da política de utilização, já que para eles isto provavelmente daria prejuízo.

As condições de roaming não são as mesmas do uso local, fazem uns rácios relativo a preços - estava esclarecido nalguns sítios das operadoras quando olhei há uns anos. E já vi estudantes a fazer Erasmus/etc estarem três ou quatro meses fora em roaming sem serem notificados de nada.

As condições de roaming não são as mesmas do uso local, fazem uns rácios relativo a preços - estava esclarecido nalguns sítios das operadoras quando olhei há uns anos. E já vi estudantes a fazer Erasmus/etc estarem três ou quatro meses fora em roaming sem serem notificados de nada.

uma coisa é estares 3-4 meses e voltares, outra é teres o telemovel 100% do tempo em roaming e nunca o ligares na rede local.

O gemini diz isto:

Limite de Abuso (120 dias): Para evitar o uso abusivo, as operadoras monitorizam:

Dias: Se passar mais de 50% dos dias a usar o telemóvel em roaming no EEE.
Comunicações: Se mais de 50% das chamadas, SMS ou dados forem feitos em roaming no EEE.

Consequência: Se ultrapassar esses limites, a operadora pode cobrar uma sobretaxa extra sobre o uso, semelhante a uma tarifa internacional, avisando-o antes.

Back