Espace vs Espace - Crash Test

É sobejamente conhecido que os airbags têm uma vida útil garantida de 10 anos.
ou seja, até este tempo, eles deverão estar lá para nos salvar.
A partir daí, nada garante que eles abram num acidente.

Mas os airbags q n abriu foi do NOVO espace, não do velho, este sim dispararam! LOL

É porque a desaceleração no novo foi tão baixa, que os airbags nem precisaram de funcionar! [;)]

Mad o Lino deu a resposta...

Não é necessario terem passado X anos para o Airbag nao disparar...o carro até pode ter uma dia, se não houver desaceleração abrupta para fazer disparar o sistema de pirotécnia dos airbags eles nao disparam...

Olhem ao minuto 4:10.

Então não houve uma forte desaceleração?

Arturval...os sensores do sistema pirotécnico não detectaram nenhuma desaceleração abrupta logo não dispara o Airbag...

o que se vê de fora pode ser mais violenta que a força realmente execida para que o sistema dispare.

Primeria actuam os cintos, pré-tensores e a ultima fase do sistema é o airbag.

Os airbags do novo Espace... falharam escandalosamente! :sh)

Eles não devem abrir quando as desacelerações são baixas, mas neste caso, tratou-se de uma colisão frontal a uma velocidade relevante, por isso, a aceleração foi bastante forte e eles deviam ter sido accionados!

Aliás, vê-se que a cabeça do condutor bate no volante [8b]

Há muita falta de conhecimento de como funcionam os sistemas pirotécnicos que fazem disparar os airbags...

Se não é detectada uma desacelaração forte o suficiente para que estes disparem, eles não disparam...

A primeira fase do sistema é o accionamento dos cintos...depois pré-tensores e por fim dispara o airbag...

Rui, num embate destes, a aceleração é suficientemente forte para exigir o accionamento dos airbags. Não há dúvida nenhuma que eles deviam ter sido accionados!

A prova dessa desaceleração é o comportamento das cabeças dos ocupantes. A cabeça do condutor bate no volante! Ora, o airbag está lá para evitar exactamente esse embate !

Os airbags falharam!

Rui, num embate destes, a aceleração é suficientemente forte para exigir o accionamento dos airbags. Não há dúvida nenhuma que eles deviam ter sido accionados!

A prova dessa desaceleração é o comportamento das cabeças dos ocupantes. A cabeça do condutor bate no volante! Ora, o airbag está lá para evitar exactamente esse embate !

Os airbags falharam!

Eu tive um caso entre mãos de um 206 Hdi que voou literalmente contra um pinheiro a 170km/h...a mulher partiu a bacia, as 2 pernas e um braço...o capot do carro foi parar a 100m do local do acidente e o sistema foi todo accionado menos os airbags e porque ?

através de um relatório técnico foi provado que nao chegou a haver uma desaceleração forte ao ponto de fazer disparar o sistema pirotécnico dos airbags...

No entanto ja tive casos entre mãos de airbags que dispararam ao passar em buracos a alta velocidade...

outra coisa que implica e muito, e eu proprio nao sabia, é o local onde está instalado o sistema pirotécnico do carro, vibrações, infiltrações, etc etc podem fazer interferência ou não.

Neste caso em concreto, não posso dizer que houve falha ou nao...mas o facto de nao dispararem a mim nao me surpreende em nada, até porque o habitáculo ficou impecável.

Last edited:
Rui, tudo o que tu dizes está muito certo e eu concordo.

MAS..., e assumindo que funcionou correctamente, se o sistema não dispara para uma desaceleração suficiente para o condutor mandar uma cabeçada no volante... então o tal limiar de disparo está estupidamente alto e mal calculado!

Rui, tudo o que tu dizes está muito certo e eu concordo.

MAS..., e assumindo que funcionou correctamente, se o sistema não dispara para uma desaceleração suficiente para o condutor mandar uma cabeçada no volante... então o tal limiar de disparo está estupidamente alto e mal calculado!

Sim...assumindo que isso possa acontecer, sim concordo com o que dizes.

Rui, analisando melhor, e usando o exemplo que deste com o 206, isso é sinal de que nem sempre os airbags funcionam como suposto. Pode não ter havido desaceleração suficiente no local onde se encontravam os sensores, mas ambos os acidentes foram tão graves que os airbags deviam ter disparado. A questão ou a "culpa" é muito provavelmente do local onde estão os sensores!

Rui, isto é uma pantofada mais que suficiente para abrir os airbags. Algo naquele Espace não está a funcionar bem.

O novo Espace é mais rígido que o anterior, sendo que o espace mais antigo absorveu mais energia que o antigo. Daí, no novo, não terem disparado os airbags. Aliás, no vídeo nota-se que o condutor do novo não bateu com a cabeça no volante. [:cool:]

Back