Espectáculos Musicais no Norte do país

miguelmaia

New member
Tem-se verificado ao longo dos últimos anos um decréscimo considerável no número de concertos realizados na cidade do Porto, principalmente desde que esta cidade foi capital europeia da cultura em 2001.
Ainda não vai há muito tempo que costumavamos ouvir nos anuncios a espectáculos o seguinte dizer: grupo X, dia 20 no Coliseu do Porto e 21 no Coliseu de Lisboa (por exemplo). Já não me lembro de isso acontecer. Basta ver os concertos que têm havido no Pavilhão Atlântico e que por aí ficam. São muitos os casos, como Depeche Mode, Scissor Sisters, só para dar alguns exemplos.
Como se não bastasse, os grandes eventos musicais fixaram-se definitivamente na capital: Rock in Rio, o recente Creamfields e até o Super Bock Super Rock, que já chegou a realizar-se no Porto com algumas noites absolutamente memoráveis. Até o Festival do Meco se transferiu para Lisboa.
Poder-se-ia pensar que a Casa da Música resolveria a situação, mas após dois anos de abertura, verifica-se que apesar de alguns espectáculos de inegável qualidade, não resolveu por si só o défice existente.
Louvem-se algumas excepções: a Casa das Artes de Famalicão e mais recentemente o Teatro Circo de Braga merecem destaque pela positiva.
O cartaz do Super Bock Super Rock é delicioso, com algumas das minhas bandas preferidas, como Arcade Fire, Tv on the Radio e LCD Soundsystem. Ora para ir a Lisboa ver só um dia de concertos, com preços a 40 euros, mais despesas de deslocação, fica bonita a brincadeira. Pode-se falar em motivações financeiras (será o principal motivo), mas que diabo, o pessoal do Norte também gosta e muito de música. E sem ter nada contra o pessoal da capital e arredores, que não tem culpa nenhuma, acho que o Norte e nomeadamente o Porto mereciam outra consideração por parte das cabeças pensantes e mandantes...
Opinem à vontade,
Abraço a todos

E agora o Hard Club foi abaixo :sh) durante muitos anos, muitas bandas so faziam concerto lá,. quando passavam por Portugal...

E agora o Hard Club foi abaixo :sh) durante muitos anos, muitas bandas so faziam concerto lá,. quando passavam por Portugal...
Pois foi, interesses imobiliarios falaram mais alto [8b] . Se havia sitio emblematico era o Hard Club. E naquele sitio...[br:)]
E o Teatro Sá da Bandeira? Há uns 3/4 anos vi lá uma serie de concertos bacanos, mas agora não me tenho apercebido de grande coisa, andarei distraido?

A maioria das bandas de renome apenas tocam ca um concerto porque somos um mercado pequeno, logo é normal que os promotores os tragam a tocar nos locais onde:

1- Têm mais público e/ ou
2- Têm melhores condições (não há nenhum outro recinto como o Atlantico em PT)

De qq das formas, Ermal, Paredes de Coura e Vilar de Mouros nao sao a sul de certeza...

E poucas sao hoje em dia que fazem concertos de Estadio... e poucos serão também os clubes dispostos a fazer muitos concertos no seu estádio.

Ainda recentemente houve Rolling Stones no Porto e George Michael em Coimbra...tb não é no sul !

Está de facto muito descentrado!!

É que se eu quiser ver um concerto ao Pav. Atlântico, pago o bilhete e ainda pago a viagem...Ou seja, vejo o concerto pelo dobro do preço, no mínimo, de um gajo de Lisboa!:(

Acho injusto...[;)]

a melhor sala de concertos do país...

assisti a concertos memoraveis no hard club ao longo dos anos.

Quando me lembro que já não existe nem acredito :(

A maioria das bandas de renome apenas tocam ca um concerto porque somos um mercado pequeno, logo é normal que os promotores os tragam a tocar nos locais onde:

1- Têm mais público e/ ou
2- Têm melhores condições (não há nenhum outro recinto como o Atlantico em PT)

De qq das formas, Ermal, Paredes de Coura e Vilar de Mouros nao sao a sul de certeza...

E poucas sao hoje em dia que fazem concertos de Estadio... e poucos serão também os clubes dispostos a fazer muitos concertos no seu estádio.

Ainda recentemente houve Rolling Stones no Porto e George Michael em Coimbra...tb não é no sul !

Eu falei do decrescimo do numero de espectaculos, não disse que não havia espectaculos. Paredes de Coura, Ermal e Vilar de Mouros já existem há muitos anos. [;)]
O que é certo é que antigamente quando vinha uma banda de renome a Portugal passavam por Porto e Lisboa e agora não.
Mesmo em termos de pequenos eventos de clubes (são os que mais me interessam), vê a quantidade de nomes que passam pelo Lux ou pela Galeria Zé dos Bois e que não passam pelo Porto.
E já agora, o concerto dos Stones foi em Agosto de 2006...ha nove meses!

Para mim é a UNICA vantagem que tem Lisboa face ao local onde vivo...
...a oferta não só musical, mas toda a área cultural, é de facto superior...

MAS, como consumo de forma extremamente selectiva e ocasional esta oferta, e como para me deslocar até ela me demora 3-4h, não me importo minimamente de pagar o dobro ou o triplo para participar nesses eventos, é um preço justo a pagar pela ÚNICA desvantagem que tem em relação a onde vivo! [:p][:cool:][:blush:][kiss]

devias era boicotar ir a esses concertos longe da tua residencia...
se eles sabem que quem é de longe vai na mesma ver os concertos, que interesse têm em actuar noutro sítio? se as pessoas vão na mesma, é mais fácil para eles...

pessoalmente, se um concerto tiver bilhetes a 30 euros, vou acabar por perder 1 dia entre viagens, e gasto MUITO dinheiro nos transportes (eventualmente até em estadia).
só por isso já deixa de compensar.

E o Teatro Sá da Bandeira? Há uns 3/4 anos vi lá uma serie de concertos bacanos, mas agora não me tenho apercebido de grande coisa, andarei distraido?
Desde que o Hard Club foi abaixo, houve um par de concertos no Sá da Bandeira, mas o Cine Teatro de Corroios está a ser o seu "substituto", algumas bandas que era costume actuar lá, vêm a Corroios, e quando calha fazem um concerto a Norte...

Aqui perto de ondo moro, acho um grande desperdicio o espaço da Incrivel Almadense estar muito mal aproveitado :sh) mas isto já não é no norte...

Eu falei do decrescimo do numero de espectaculos, não disse que não havia espectaculos. Paredes de Coura, Ermal e Vilar de Mouros já existem há muitos anos. [;)]
O que é certo é que antigamente quando vinha uma banda de renome a Portugal passavam por Porto e Lisboa e agora não.
Mesmo em termos de pequenos eventos de clubes (são os que mais me interessam), vê a quantidade de nomes que passam pelo Lux ou pela Galeria Zé dos Bois e que não passam pelo Porto.
E já agora, o concerto dos Stones foi em Agosto de 2006...ha nove meses!

Acho que é o "efeito Atlantico", sinceramente... consegues congregar num só espaço e numa só data o número de pessoas que terias dividido por 2 concertos, por exemplo, nos Coliseus de Lx e Porto...

Quanto ao resto (nomes que passam no Lux) acho que tem mais a ver com a gestão do proprio espaço em si e na capacidade de trazerem "nomes" para lá actuar !

Desde que o Hard Club foi abaixo, houve um par de concertos no Sá da Bandeira, mas o Cine Teatro de Corroios está a ser o seu "substituto", algumas bandas que era costume actuar lá, vêm a Corroios, e quando calha fazem um concerto a Norte...

Aqui perto de ondo moro, acho um grande desperdicio o espaço da Incrivel Almadense estar muito mal aproveitado :sh) mas isto já não é no norte...

o ultimo concerto que vi no Sá da Bandeira foi Danko Jones ha uns 3 anos +/-

que curiosamente tinha umas 50 pessoas no máximo.

Curiosamente ou não, desde esse concerto nunca mais vi eventos de média / grande dimensão naquele espaço...

Curiosamente ou não, desde esse concerto nunca mais vi eventos de média / grande dimensão naquele espaço...
Pois, é exactamente essa a impressão que tenho; a sala do Sá da Bandeira era bem fixe, velhinha mas acolhedora, o som era bem razoável e tem sempre aquele espaço junto ao bar (aonde às vezes tocavam dj's ao mesmo tempo dos concertos lá dentro), havendo portanto dois espaços para alternar se se quisesse. Boas noites lá passadas, Zero7, Lamb (concerto enorme com a sala a abarrotar de gente), Peter Kruder, Rainer Truby e outros. Isto há 3/4 anos, desde aí, nicles...

Katatonia acho que foi lá [;)]

E vai haver um grande festival de kizomba proximamente no Sá da Bandeira [:D] (mas isto já é off topic, porque falamos de espetaculos musicais)

Acho que é o "efeito Atlantico", sinceramente... consegues congregar num só espaço e numa só data o número de pessoas que terias dividido por 2 concertos, por exemplo, nos Coliseus de Lx e Porto...

Quanto ao resto (nomes que passam no Lux) acho que tem mais a ver com a gestão do proprio espaço em si e na capacidade de trazerem "nomes" para lá actuar !

Alguns concertos retirados da pagina dos CTT:

Beyoncé – Pavilhão Atlântico – 24/05
Wolfmother – Paradise Garage – 24/05
Dave Mathews Band - Pavilhão Atlântico – 25/05
OeirasAlive07 – Passeio Marítimo de Algés – 8, 9 e 10/06
Beastie Boys – Aula Magna – 11/06
My Chemical Romance – Coliseu dos Recreios – 24/06
Type O Negative - Coliseu dos Recreios – 27/06
Ricky Martin - Pavilhão Atlântico – 30/06
SBSR – Parque Tejo – 28/06 e 3, 4 e 5/07
Arctic Monkeys - Coliseu dos Recreios – 18/07
Aimee Mann - Coliseu dos Recreios – 25/07

Ney Matogrosso – Coliseu do Porto – 15/06
Ney Matogrosso – Coliseu dos Recreios – 16/06
Maria Bethânia - Coliseu do Porto – 03/07
Maria Bethânia - Coliseu dos Recreios – 5 e 6/07

Dream Theater – Coliseu do Porto – 20/06

Como podem ver apenas Maria Bethania e Ney Matogrosso obedecem àquela regra antiga de concerto no Porto, concerto em Lisboa.

hpventura, concordo contigo quando falas em "efeito atlântico" e já agora, bom concerto de Dave Mathews Band...[;)]

Portugal é um país pequeno. O mal é que não estamos habituados a fazer viagens de 600/800 km para ver algo, dizemos logo que é muito. Mas um carro com 5 pessoas de Porto a Lisboa ver um concerto, fica a uns 15/20€ cada pessoa. Também não será por esse dinheiro que não se vai a um concerto. Eu também sou do norte, mas não gosto muito de ir assim a concertos.

Alguns concertos retirados da pagina dos CTT:

Beyoncé – Pavilhão Atlântico – 24/05
Wolfmother – Paradise Garage – 24/05
Dave Mathews Band - Pavilhão Atlântico – 25/05
OeirasAlive07 – Passeio Marítimo de Algés – 8, 9 e 10/06
Beastie Boys – Aula Magna – 11/06
My Chemical Romance – Coliseu dos Recreios – 24/06
Type O Negative - Coliseu dos Recreios – 27/06
Ricky Martin - Pavilhão Atlântico – 30/06
SBSR – Parque Tejo – 28/06 e 3, 4 e 5/07
Arctic Monkeys - Coliseu dos Recreios – 18/07
Aimee Mann - Coliseu dos Recreios – 25/07

Ney Matogrosso – Coliseu do Porto – 15/06
Ney Matogrosso – Coliseu dos Recreios – 16/06
Maria Bethânia - Coliseu do Porto – 03/07
Maria Bethânia - Coliseu dos Recreios – 5 e 6/07

Dream Theater – Coliseu do Porto – 20/06

Como podem ver apenas Maria Bethania e Ney Matogrosso obedecem àquela regra antiga de concerto no Porto, concerto em Lisboa.

hpventura, concordo contigo quando falas em "efeito atlântico" e já agora, bom concerto de Dave Mathews Band...[;)]

Para este o meu irmão já tem bilhete há umas boas semanas.. Para quem diz que percebo de musica dizem que é se não a melhor banda do mundo, umas das!

Acho que deveria ser obrigatorio todas as bandas darem 3 concertos em Portugal: Lisboa, Porto e Faro. E um no interior em opção.
Assim já ninguem se queixa

[:D] [:D] [:D]

Portugal é um país pequeno. O mal é que não estamos habituados a fazer viagens de 600/800 km para ver algo, dizemos logo que é muito. Mas um carro com 5 pessoas de Porto a Lisboa ver um concerto, fica a uns 15/20€ cada pessoa. Também não será por esse dinheiro que não se vai a um concerto. Eu também sou do norte, mas não gosto muito de ir assim a concertos.

O problema dever ser meu que adoro musica e concertos e "talvez" por coincidência os que eu gostava de ver são todos em Lisboa: Arcade Fire, Bloc Party, LCD Soundsystem, Arctic Monkeys, Aimee Mann, Smashing Pumpkins... [8b]

Off Topic: Adoro o teu nick, tem alguma coisa a ver com os AIR?[;)]

Back