Espelhos retrovisores - estética ou segurança?

BPacheco

New member
Antigamente era normal os espelhos retrovisores estarem colocados no "triângulo" do vidro. Diria que 90% dos carros vinham assim. Atualmente, tenho reparado que quase todos os carros novos vêm com os espelhos colocados mesmo na porta.

Alguém sabe o motivo, ou qual a vossa opinião para isto? Aerodinâmica, para melhor Cx e melhores consumos? Segurança, para acabar aquela "zona cega" no vidro?

Lembro-me da evolução de um carro, que é um bom exemplo disto.

O Opel Corsa B em que aquilo era quase como um bloco inteiro.

Depois do Corsa C, em que existia apenas uma haste, mas ainda no triângulo do vidro:

Finalmente o atual Corsa D em que já vem na porta, como a maior parte dos carros atuais.

Last edited:
São modas que vão e vêm, por exemplo os primeiros Golf mk1 e mk2 (pre-restyling) tinham o retovisor agarrado na chapa da porta e parte do vidro fixo como se usa hoje em dia, as gerações mk2 (restyling), mk3, mk4, mk5 e mk6 é que tinham o retrovisor no canto do vidro, agora a nova geração mk7 apenas voltou ao sistema original.

Sinceramente eu acho que foi um retrocesso estético, não gosto nada do triângulo em vidro fica feio e não serve para nada.
Apenas gosto do retrovisor pendurado na chapa quando não existe nenhum vidro em triângulo no canto (tipo Audi TT mk2).

Last edited:
Acredito que se trate de razões estéticas.

Repara que nesse Corsa, se estivesse preso ao triângulo da porta isso significaria retirar aquele vidro pequeno.

No caso do Corsa é mesmo por razões funcionais... Se estivesse colocado naquele triângulo de vidro a porta ao abrir iria bater nele...

Sou levado a crer que tenha sido por questões de segurança a que os construtores foram "obrigados". Esteticamente, julgo que será unânime que resulta muito melhor algo no vidro do que na porta.

Pessoalmente, conduzindo por vezes um carro que já tem o espelho na porta, noto que o ângulo morto que deixa de existir no vidro, ajuda muito na visibilidade em cruzamentos, especialmente do lado do pendura.

Sou levado a crer que tenha sido por questões de segurança a que os construtores foram "obrigados". Esteticamente, julgo que será unânime que resulta muito melhor algo no vidro do que na porta.

Pessoalmente, conduzindo por vezes um carro que já tem o espelho na porta, noto que o ângulo morto que deixa de existir no vidro, ajuda muito na visibilidade em cruzamentos, especialmente do lado do pendura.

Duvido que seja isso, o que influencia é a colocação do espelho e não o seu tipo de suporte.
Agora acredito que os carros modernos nesse campo estejam muito melhores que à 10 anos a trás, fruto de uma maior investigação.

Também tem a ver com o facto da base do pilar A ter vindo a ser colocada cada vez numa posição mais avançada (mais para a frente dos carros) e, consequentemente, o pára-brisas ir também ficando menos vertical. Isto é algo que estará segurametne ligado à necessidade de melhorar a segurança passiva e aumentar o espaço dentro do habitáculo.

Por exemplo, para as gerações Golf:
3af1606b73f17fb38b0777e98d95ed56.jpg

O pilar vai-se chegando para a frente, mas o espelho tem que ficar +/- no mesmo sítio relativamente ao condutor. Daí andarem a passar da base do pilar A mais para o meio da porta.

Duvido que seja isso, o que influencia é a colocação do espelho e não o seu tipo de suporte.
Agora acredito que os carros modernos nesse campo estejam muito melhores que à 10 anos a trás, fruto de uma maior investigação.

Certo, mas o espelho ao ficar na porta permite que aquele triângulo seja vidro e que assim se ganhe a visibilidade para aquele ângulo que antes era cego. Pela minha recente experiência, parece coisa pouca, mas em certos cruzamentos, ganha-se uma visibilidade assinalável sobre os carros que vêm da nossa direita.

Defendendo a minha de que o motivo principal é a segurança, meto aqui um vídeo que filmei hoje, num cruzamento onde passo regularmente e onde dá para perceber bem a seriedade do ângulo morto na visibilidade.

Reparem como o Tiguan desaparece por completo e só o volto a ver quando está mesmo à minha frente.

Last edited:
Tudo num do carro que nos bloqueie a visão para o exterior é considerado um ângulo morto.
Pilar A é um ângulo morto
Apoios do retrovisor e demais plásticos ou chapa inerente ao mesmo é ângulo morto.
Pilar B e C também
Escovas é angulo morto... Ovos no vidro é angulo morto... M***a de passarinhos é angulo morto... Ok, eu calo-me... [:D]

então peço desculpa, não fazia ideia que isso também era considerado ângulo morto, levava o ângulo à letra
sendo assim os selos da ipo e do seguro também são ângulos mortos, até um passageiro ao lado também coitado

E ainda tens o caso dos carros japoneses dos anos 70 que no Japão tinham os espelhos assim

B31442-2.jpg

É estética, de certeza absoluta, até porque facilmente se encontram exemplos de carros da mesma época cujos espelhos estavam "em triângulo", outros presos na chapa e outros pela "haste" (usando a nomenclatura do autor do tópico).

Nunca tinha pensado nisto!

Cá para mim o autor do tópico tem tempo livre a mais... ou sou eu que sonho muito com o avatar dele (a parte das mamocas, não das argolas) e me esqueço destes pequenos "pormaiores"!

PS - bom mesmo era quando os automóveis só tinha espelho retrovisor do lado direito!

MAdDragon, eu estou é a referir-me é a tendência atual. É raro o carro novo que não saia com o espelho colocado na porta numa "haste". Acredito que terá saído uma qualquer norma automóvel de segurança a determiná-lo.

Nunca tinha pensado nisto!

Cá para mim o autor do tópico tem tempo livre a mais... ou sou eu que sonho muito com o avatar dele (a parte das mamocas, não das argolas) e me esqueço destes pequenos "pormaiores"!

PS - bom mesmo era quando os automóveis só tinha espelho retrovisor do lado direito!

Do lado esquerdo.

opel_corsa_1983_images_1.jpg

Do lado direito era opcional até meados dos 80...

Back