1000W a ~14V (tensão da bateria de chumbo carregada) são cerca de 70A que qualquer bateria de carro aguenta sem problemas. Mesmo que o inversor tenha uma eficiência baixa, aí na ordem dos 50%, picos de 140A também não são preocupantes, um motor de arranque consome tanto ou mais que isso.
Queres várias baterias para quê exactamente?
Preciso de uma autonomia de pelo menos 24h max 48h.
Mesmo não indo usar tudo ao mesmo tempo, a tv, computador serão o que será mais usado durante maior parte do dia talvez até 12h.
Uma ou outra ferramenta electrica será usada de vez em quando, para concertos na quinta e outros trabalhos.
Prefiro ter reservas disponiveis do que andar sempre á mingua e ter de contar sempre quanto estou ou não a gastar e se tenho reserva para usar isto ou aquilo.
Agora há outro problema, eu criando o banco de 6 baterias de 110ah 12v ia-me dar um total em paralelo de 12v 660ah.
Aqui no manual do inverter diz que o minimo que devo ligar é uma bateria de 50ah a ideal seria uma bateria de 110ah ou 130ah.
Em lado algum no manual indica o max de A aceite pelo inverter.
Diz apenas que tem ventilação e protecção de saida composta por fusíveis 3x20A.
Não sei se faz mal meter a marca, se fôr contra as regras cortem o nome.
Vou deixar os dados do inverter a marca é xunzel.
output power continuous watts 500W
output power peack watts 1000W (max. 0.5 S)
standby current <0.5A
nominal input voltage (dc) 12v (10 - 15v)
nominal output voltage (ac) 220 - 240v
frequency 50hz +/-5% cristal controlled
output regulation +/-5% intelligent pwm
output waveform modified sine wave
low battery voltage alarm 10.5+/-0.5v
low battery voltage shutdown 10+/-0.5v
efficiency 85-90%
thermal protect 65ºc+/-5ºc
overload shutdown & alarm
battery polarity reverse by fuse
output short output short circuit protection
with cooling fan yes auto-operation fan (temperature or load)
ac outlets plug european type-3
replaceable fuse 3x20A
Com estes dados presumo que talvez não deva ligar um banco de 12v 660ah a este inverter.
Ou poderei ligar e ele faz a gestão dessa potencia?
Para a utilização que pretendes, se considerares uma TV LED de 32" (consumo máximo de 40W) e um portátil (consumo médio de ~50W, varia bastante conforme o modelo e utilização) vais ter um consumo de pico a volta dos 100W.
Com duas baterias de 55Ah, consegues 10~12h de utilização seguida.
Tendo em conta que não deves ter sempre tudo ligado, um painel tipo este
Robert Mauser Lda. :: Painel solar 29.4V 4.42A 130W 1330x808x35mm não seria suficiente?
Não tenho experiência nestas montagens, mas se fores "curioso" até podias fazer umas brincadeiras engraçadas, por exemplo instalar o painel num suporte motorizado a 1 ou 2 eixos e utilizar um arduino (~15€) para controlo do motor, para "perseguir" o sol e optimizar a exposição
Tenho acesso a alguns kits solares completos, até mais baratos que esse, mas como referi antes, quero apostar na eólica, pois o vento corre naquelas terras quase todo o dia, enquanto que a fotovoltaica estaria sempre dependente da intensidade, se havia ou não nuvens etc...
Mesmo adoptando um seguidor, a solar, basta uma nuvem um escurecer um pouco para a eficiência cair por aí abaixo.