Esquentador - Instalação - Aprovação da instalação de Gás

Mach3

Well-known member
Boas a todos
ce21cf2e-7c8a-44ea-928f-ac2c93cf9cfb.jpg

ce21cf2e-7c8a-44ea-928f-ac2c93cf9cfb

Tenho uns amigos q fizeram obras, e devido a pouco espaço para o esquentador, e de forma a assegurar distância em linha recta no tubo superior de saída de gases, o esquentador teve de ficar mais baixo que o normal, obrigando oas ligações de água e gás a ficarem com "espirais"....pode ficar assim, ou há algum problema?

Não sei se será relevante mas o esquentador é Ventilado!

Muito Obg

Last edited:
A única coisa estranha são as duas torneiras de esquadria na parede, só se coloca na entrada de água para o esquentador, não na saída.

A única coisa estranha são as duas torneiras de esquadria na parede, só se coloca na entrada de água para o esquentador, não na saída.

As torneiras misturadores de duas águas tem o "poder" de enfiar água fria na canalização de agua quente quando semi-abertas e quando não há agua quente ligada.

Ou seja , 2 torneiras de esquadria está muito bem [;)]

Lol sim, é verdade!

Edit:

Afinal segundo o 2RF está um trabalho bem feito!

Last edited:
Com espirais na ligação flexível do gás?

Certamente estará bem se o instalador passou o termo de responsabilidade.

Boas.

Recorro a este tópico, desta vez para mim mesmo.

Comprei um esquentador novo e vou ter de o instalar, e disseram-me numa das lojas q vou ter de recorrer a um instalador certificado para efetuar a instalação.

Ora eu tenho uma pessoa amiga q trabalha em inspecções de gás e q se lhe pedir, me fará a instalação.

Segundo me disseram antes o certificado de responsabilidade tem custos (elevados), e só tem validade de um ano.

Por isso a minha ideia será a de cumprir a legislação mas tentar ser razoável, e como tal, o q estava a pensar era em ter a instalação feita por esse amigo e no mesmo momento fazer-se a inspeção do gás, sem concessões, visto o objetivo ser ter as coisas em condições e não apenas obter o certificado de aprovação da inspeção (jamais pediria isto).

Por isso alguém q me elucide sobre essa questão do instalador certificado e respetivo certificado, pois numa das lojas disseram-me q era obrigatório por lei.

Boas.

Recorro a este tópico, desta vez para mim mesmo.

Comprei um esquentador novo e vou ter de o instalar, e disseram-me numa das lojas q vou ter de recorrer a um instalador certificado para efetuar a instalação.

Ora eu tenho uma pessoa amiga q trabalha em inspecções de gás e q se lhe pedir, me fará a instalação.

Segundo me disseram antes o certificado de responsabilidade tem custos (elevados), e só tem validade de um ano.

Por isso a minha ideia será a de cumprir a legislação mas tentar ser razoável, e como tal, o q estava a pensar era em ter a instalação feita por esse amigo e no mesmo momento fazer-se a inspeção do gás, sem concessões, visto o objetivo ser ter as coisas em condições e não apenas obter o certificado de aprovação da inspeção (jamais pediria isto).

Por isso alguém q me elucide sobre essa questão do instalador certificado e respetivo certificado, pois numa das lojas disseram-me q era obrigatório por lei.
Tens que pedir a uns instalador certificado para montar o esquentador e fazer as ligações de gás. E no fim do serviço ele passa-te um termo de responsabilidade da instalação. Julgo que o serviço não passa dos 70/80€. Procura na net quais sãos as empresas certifcadas na tua zona. Foi assim que fiz com o meu esquentador à uma semana atrás.

Boas a todos
View attachment 143823

ce21cf2e-7c8a-44ea-928f-ac2c93cf9cfb

Tenho uns amigos q fizeram obras, e devido a pouco espaço para o esquentador, e de forma a assegurar distância em linha recta no tubo superior de saída de gases, o esquentador teve de ficar mais baixo que o normal, obrigando oas ligações de água e gás a ficarem com "espirais"....pode ficar assim, ou há algum problema?

Não sei se será relevante mas o esquentador é Ventilado!

Muito Obg

Essas bichas estão muito torcidas. Vai durar uns anos, mas as tubagens de borracha no Inter vão acabar por trilhar e romper. Um dia chegarão a casa e têm uma inundação.
Deviam colocar bichas mais curtas ou de outro tipo.

Tens que pedir a uns instalador certificado para montar o esquentador e fazer as ligações de gás. E no fim do serviço ele passa-te um termo de responsabilidade da instalação. Julgo que o serviço não passa dos 70/80€. Procura na net quais sãos as empresas certifcadas na tua zona. Foi assim que fiz com o meu esquentador à uma semana atrás.
Obg.

É esse termo de responsabilidade q me faz confusão, pq segundo sei nem todas as empresas passam, e as q passam cobram a mais por isso.

Além disso foi-me dito q só tem validade de um ano, podes confirmar?

Obg.

É esse termo de responsabilidade q me faz confusão, pq segundo sei nem todas as empresas passam, e as q passam cobram a mais por isso.

Além disso foi-me dito q só tem validade de um ano, podes confirmar?

Eu ainda não tenho o termo de responsabilidade comigo porque eles ainda não acabaram o serviço cá em casa, falta instalarem-me a placa do fogão e as respectivas ligações à rede de gás. Quando tiver o termo de responsabilidade da instalação de gás tenho que agendar a inspecção à rede de gas e equipamentos, que tem a validade de 5 anos e são obrigatórias (mal comparado é como a inspecção dos automóveis).
Vê o seguinte os seguintes link´s da proteste e ITG que falam sobre o assunto:
https://www.condominiodeco.pt/infor...certificada. Com o gás não se pode facilitar!

Last edited:
Liguei para a DGE e mesmo para a instalação de um esquentador é obrigatório q seja feito por técnico/entidade credenciada e q tem obrigação de passar um certificado de conformidade.

A recusa em passar o mesmo ou cobrar um valor adicional para tal, pode dar lugar à perda de certificação se houver denúncia.

Liguei para a DGE e mesmo para a instalação de um esquentador é obrigatório q seja feito por técnico/entidade credenciada e q tem obrigação de passar um certificado de conformidade.

A recusa em passar o mesmo ou cobrar um valor adicional para tal, pode dar lugar à perda de certificação se houver denúncia.

Pois..., se isso te aconteceu é porque não te interessa os serviços dessa gente!

Uma empresa profissional e credenciada não têm que levar mais por passar o termo de responsabilidade da instalação. Tudo o resto cheira-me a Chico espertos a tentarem sacar mais uns euros!!

Back