Estágio Profissional - Alterações

rafaelbr

New member
Alguém, com conhecimento neste tipo de coisas, consegue tirar a seguinte dúvida?

De acordo com estas notícias, as regras dos estágios profissionais vão sofrer alterações e por isso as candidaturas estão suspensas:

Noticias ao Minuto - Novas regras suspendem candidaturas a estágios profissionais

Estágios Emprego - candidaturas suspensas até publicação de novo diploma legal

Contudo, a empresa entrou com o meu pedido de estágio profissional a cerca de 1 mês, onde não existia nenhuma informação quanto a estas alterações. Sendo assim, será que no meu caso a candidatura continua a obedecer as regras em vigor na altura ( 1 mês atrás)?

No meu entendimento, seria justo continuar a obedecer as regras da altura....mas sei la :/

De casos semelhantes que conheço do ano passado, o que deve acontecer é que o processo está pendente e quando andar para a frente vem com as novas regras.

Encontrei agora uma noticia do publico onde diz:

"Na página do IEFP foi também publicada uma nota (com data de segunda-feira) a dar conta da suspensão das candidaturas aos estágios. Na nota, o instituto dirigido por Jorge Gaspar esclarecia, ainda, que as candidaturas em análise ou já aprovadas, continuam a obedecer às regras em vigor" http://www.publico.pt/economia/noticia/governo-suspende-candidaturas-aos-estagios-ate-a-entrada-em-vigor-das-novas-regras-1661263

Vou ver se no IEFP dizem algo diretamente.

Prepara-te para as novas regras. Se assim não fosse, as candidaturas não teriam ficado suspensas.

Prepara-te para as novas regras. Se assim não fosse, as candidaturas não teriam ficado suspensas.
Estive agora no IEFP e pelos vistos, se calhar no máximo vou me preparar para esperar mais um tempo até ser aprovado ( no IEFP disseram que na região tem levado cerca de 1 mês e meio a 2 meses). No entanto, de facto foram suspensas as candidaturas!! Ou seja, durante 3 semanas não existirão candidaturas, contudo os processos que já tinham sido submetidos continuam a decorrer e vão obedecer as regras anteriores (Fonte: Atendimento presencial IEFP)

Estive agora no IEFP e pelos vistos, se calhar no máximo vou me preparar para esperar mais um tempo até ser aprovado ( no IEFP disseram que na região tem levado cerca de 1 mês e meio a 2 meses). No entanto, de facto foram suspensas as candidaturas!! Ou seja, durante 3 semanas não existirão candidaturas, contudo os processos que já tinham sido submetidos continuam a decorrer e vão obedecer as regras anteriores (Fonte: Atendimento presencial IEFP)

Acredito que tenham dito isso com convicção e para teu bem espero que estejam certos mas tendo em conta outros processos que já acompanhei vai contando com uns meses de espera. Mas posso estar enganado.

Também estou na mesma situação.... fiz dois pedidos para integrar estagiários há coisa de um mês. Agora pelos vistos só lá para Agosto/Setembro é que temos resposta. Timing perfeito :sh)

O meu, há seis anos, demorou dois meses. E não tive estas tretas das suspensões de candidaturas...

Ainda agora ouvi as notícias sobre este assunto e eles prevêem ter as alterações publicadas dentro de 2 a 3 semanas.

Também estou na mesma situação.... fiz dois pedidos para integrar estagiários há coisa de um mês. Agora pelos vistos só lá para Agosto/Setembro é que temos resposta. Timing perfeito :sh)

O que disseram-me hoje é que as candidaturas feitas anteriormente não serão afetadas! Agora se isso também quer dizer que vai demorar mais ou menos tempo, já não sei. Espero até o final deste mês já ter alguma resposta...pois defendo a tese na última semana do mês e era porreiro já ter a minha situação definida.

Como já não bastasse o novo ordenado dos EP ser uma porcaria, agora ainda vão pagar SS para ajudar a reforma dos outros. mais uma bela medida deste belo governo.

Como já não bastasse o novo ordenado dos EP ser uma porcaria, agora ainda vão pagar SS para ajudar a reforma dos outros. mais uma bela medida deste belo governo.

Há trabalhadores efectivos que não ganham o que se ganha no estágios...

Desde o último regulamento (versão 2013 penso eu) que os EP descontam para a SS e IRS tal e qual como os restantes trabalhadores.

Há trabalhadores efectivos que não ganham o que se ganha no estágios...

Não vejo onde esteja o problema.... Funções diferentes ordenados diferentes. A menos que sejam empregados a desempenhar exactamente a mesma funções e com as mesmas habilitações.

Desde o último regulamento (versão 2013 penso eu) que os EP descontam para a SS e IRS tal e qual como os restantes trabalhadores.

IRS sempre se pagou, SS é que não. a SS ficou facultativa para a empresa, que lógica, agora vão ter de pagar SS e nem direito ao subsidio desemprego têm.

IRS sempre se pagou, SS é que não. a SS ficou facultativa para a empresa, que lógica, agora vão ter de pagar SS e nem direito ao subsidio desemprego têm.

Por isso em principio vão diminuir o tempo de estágio de 12 para 9 meses...

Back