Estágios de Verão

TheDriver37

New member
Ora boas noites, sou um estudante de engenharia mecânica e daqui a uns meses acabo o meu terceiro ano de curso.
É comum na altura do verão haver estágios de verão disponibilizados por alguns empregadores e este ano se tiver oportunidade gostaria de participar num.
O que aconselham na área?
(preferencialmente zona centro)

Fiz um estágio de verão entre o quarto e o quinto ano. Na altura foi através de um programa do IEFP, o Pejene.

Pensei que ainda existe, vê a oferta disponível. Antes de fazer falei com algumas pessoas que também fizeram. Conheci quem tivesse adorado e quem tivesse desperdiçado um verão a tirar fotocópias e a servir cafés.

Felizmente o meu caso enquadra-se no primeiro exemplo. Tive um chefe muito bom e que quis puxar por mim naqueles 3 meses. Foi muito enriquecedor e fez mesmo muito bem ao meu CV.

Fiz um estágio de verão entre o quarto e o quinto ano. Na altura foi através de um programa do IEFP, o Pejene.

Pensei que ainda existe, vê a oferta disponível. Antes de fazer falei com algumas pessoas que também fizeram. Conheci quem tivesse adorado e quem tivesse desperdiçado um verão a tirar fotocópias e a servir cafés.

Felizmente o meu caso enquadra-se no primeiro exemplo. Tive um chefe muito bom e que quis puxar por mim naqueles 3 meses. Foi muito enriquecedor e fez mesmo muito bem ao meu CV.

Obrigado pela resposta. Não conhecia o programa PEJENE. No entanto, como o meu curso é de 5 anos (mestrado integrado), então talvez não me consiga candidatar através do programa porque diz que só aceita "jovens que frequentem o penúltimo e o último ano do Ensino Superior". Mesmo assim, sou capaz de tentar.

Para dizer a verdade, eu próprio tive a oportunidade de fazer um estágio de verão no verão do ano passado. Foi cerca de mês e meio. Não diria que foi um sítio onde dei um boost enorme aos meus conhecimentos técnicos, mas felizmente também não andei a servir cafés para ninguém
[:D]

Tive a oportunidade de conhecer a indústria por perto, tive oportunidade de fazer networking... creio que foi uma experiência positiva no final de contas.
Daí eu a querer repetir este ano. Se conseguir ter uma oportunidade diferente daquela que tive no ano passado, melhor.

No ano passado (que era o meu segundo ano de curso) não andava muito atento a oportunidades de estágio. Tive a sorte de ter tido um estágio através do programa de estágios da minha universidade. Creio que é um programa que a universidade manterá este ano, mas recordo-me de ele no ano passado ter sido disponibilizado só em maio. Naturalmente, haverá oportunidades de estágio interessantes fora do programa de estágios fora da minha universidade e são esses que queria descobrir.
Mas ainda que eu não aprenda mais nada neste tópico, já foi útil conhecer a existência do PEJENE.

Isso não tem muito que saber. Lista as empresas que te podem interessar na tua zona e estabelece contactos no LinkedIn (começando pelos RH), abordando-os diretamente sobre a possibilidade de estágio. Estas iniciativas são bem recebidas por parte das empresas e só não consegues se não quiseres (ou se fores exigente na remuneração, visto que a maioria não paga ou apenas dá o subsídio de alimentação).
Edit: Sugiro empresas da área industrial. São as "piores" para trabalhar, mas as que te dão mais traquejo nesta fase de aprendizagem e desenvolvimento de soft skills.

Última edição:
Isso não tem muito que saber. Lista as empresas que te podem interessar na tua zona e estabelece contactos no LinkedIn (começando pelos RH), abordando-os diretamente sobre a possibilidade de estágio. Estas iniciativas são bem recebidas por parte das empresas e só não consegues se não quiseres (ou se fores exigente na remuneração, visto que a maioria não paga ou apenas dá o subsídio de alimentação).
Edit: Sugiro empresas da área industrial. São as "piores" para trabalhar, mas as que te dão mais traquejo nesta fase de aprendizagem e desenvolvimento de soft skills.

Obrigado pela opinião. Não tinha pensado nessa via. Aliás não tenho sequer um perfil de LinkedIn criado mas creio que mesmo por esta altura já faz falta.
Sabendo que é algo para o Verão, sugeres fazê-lo já ou mais próximo do Verão?

Obrigado pela opinião. Não tinha pensado nessa via. Aliás não tenho sequer um perfil de LinkedIn criado mas creio que mesmo por esta altura já faz falta.
Sabendo que é algo para o Verão, sugeres fazê-lo já ou mais próximo do Verão?
Faz o mais rápido possível...
As empresas não contratam do dia para a noite...

Sim, faz isso. [;)] O LinkedIn é "obrigatório" e quanto mais cedo o criares melhor. Normalmente as empresas começam a planear os programas de estágio de verão em Maio-Junho, mas nada te impede de iniciares os contactos mais cedo. O importante é mesmo não teres receio de enviar mensagem, o interesse é muito bem recebido e até pode ser um motivo para te chamarem para entrevista de trabalho quando estiveres a terminar o curso.

Voltar
Superior