Estão a brincar com a segurança nos ralis...

;)Estes procedimentos só são aplicáveis a rallies internacionais

Pelo que é dado perceber o local também não era nenhum posto rádio

e muito menos interdito ao publico

de qualquer das maneiras não invalida tudo isto de chegar-mos á conclusão que o mestre do Sierra é o chamado na giria automobilistica o verdadeiro pésudo[8][8][8]

3.2.3 Os postos de Comissários de estrada serão espalhados ao longo do percurso para:

- Fazer respeitar os locais interditos aos espectadores, com a ajuda de painéis, barreiras, cordas, apitos ou altifalantes

- Advertir as equipas na medida do possível, por meio de bandeiras amarelas de todo o obstáculo existente no percurso da Prova Especial.

3.2.4 Se for necessária a utilização de bandeiras amarelas será adoptado o seguinte procedimento

(a) As bandeiras amarelas só podem ser utilizadas nos pontos rádio

(b) elas só podem ser utilizadas por um Comissário de percurso que tenha um colete amarelo facilmente identificável no qual deve estar inscrito o símbolo de ponto de rádio.

(c) Todo o Condutor a quem for mostrada uma bandeira amarela tem de reduzir a velocidade. Nesse caso, os Comissários Desportivos podem determinar um tempo especifico na Prova Especial para a equipa, aplicando os princípios do Artigo 19.16.

(d) Se um Condutor não reduzir a velocidade como exige esta regra, os Comissários Desportivos podem impor uma penalização que poderá ir até à exclusão.

No que a rallies do nacional diz respeito só isto é valido

6. SEGURANÇA NOS RALIS NACIONAIS

Obrigatoriamente, deverão todos os Clubes Organizadores de provas de Ralis que integrem o Calendário Desportivo Nacional, implementar as seguintes medidas adicionais de segurança:

6.1 Criação de um número telefónico de emergência – que deverá estar única e exclusivamente adstrito à segurança da prova e que não poderá ter qualquer outra utilização além deste serviço de emergência permanente – para o qual, qualquer participante na prova ou espectador, possa ligar em caso de acidente ocorrido durante o decorrer da prova.

6.2 Tal número de telefone de emergência – designado como “SOS” – deverá ser previamente divulgado através da Comunicação Social, bem como impresso sobre toda a documentação distribuída, quer aos Concorrentes, quer aos representantes da Comunicação Social que fazem a cobertura da prova.

6.3 Deverá ainda ser disponibilizado um autocolante (modelo-tipo), onde conste o nome da prova, e impresso em caracteres destacados, o número desse posto telefónico de emergência.

6.4 Tal autocolante, será obrigatoriamente afixado em todas as viaturas participantes na prova, em local que seja simultaneamente visível, quer no interior, quer do exterior da viatura (ex. parte superior do tablier).

6.5 A correcta afixação desse autocolante, deverá ser confirmada durante as Verificações Técnicas iniciais, sendo da total e exclusiva

Obrigado pela exposição. Assim já dá gosto discutir opiniões.
Mas, podes dizer-me onde é que está escrito que as normas do ponto 3 não se aplicam aos ralis nacionais?

citação:Originalmente colocada por tism

Mas, podes dizer-me onde é que está escrito que as normas do ponto 3 não se aplicam aos ralis nacionais?
Eu confesso que nem sabia da existência de bandeiras amarelas nos ralis:).
Pelo que percebi só são facultativas nos pontos rádio.

Especulação minha:
Como um rally é algo longo bastava um malandro agitar uma bandeira amarela em qq ponto da classificativa para logo o concorrente levantar o pé.
Assim, só nos Ptos rádios, conhecidos à priori.
Será que existem Ptos rádio no Nacional???
Parece que não mas...

esperemos por melhor explicação de mais entendidos:).

citação:Originalmente colocada por tism

Simples não se aplicam nos rallies do nacional porque no regulamento do nacional não fazem menção a esses pontos e depois mais á frente no regulamento vem o tal anexo em que diz que para os rallies internacionais .... e lá vêm então a falar nas tais bandeiras amarelas que eu muito sinceramente há cerca de 30 anos que acompanho rallies quer do nacional quer alguns internacionais e nunca me apercebi aquando de algum acidente e já presenciei alguns que houvessem comissarios com bandeiras mas como o regulamento manda só nos postos rádio tal é exigido e normalmente esses postos ficam no inicio ou fim das classificativas salvo raras excepções quando as classificativas sejam muito extensas o que já não é o caso dos rallies de hoje.;)

citação:Originalmente colocada por JRodrigues

citação:Originalmente colocada por Eliselotus
citação:Porque é que os outros passaram sem bater? Adivinharam que estava lá o carro?
porque, tal como se vê quando passa o BMW, a situaçao já está devidamente avisada.

E os que passaram antes do Sierra???
nao faço ideia. advinharam? foram avisados?

podia-se aproveitar estas situaçoes para se melhorar as organizaçoes de ralis, e assim melhorar a segurança, mas a saida facil é realmente culpar a equipa do sierra e deixar andar[^]

caso encerrado.

Back