Estradas abandonadas

Boas

5:30 era bem bom... eu do Barreiro para a santa terrinha perto de Idanha a Nova cheguei a demorar naois de 7 horas de Datsun 1200 carregado ate as palas rasparem no chão.

E o pessoal de Lisboa que ia pelo Porto Alto sei de situações de mais de 9 horas (devido ao transito parado) de viagem.

Agora é um luxo ate pela nacional se leva na boa 3:30/4 horitas e isto a parar para o café em Ponte de Sor e mais um ou outro sitio a rolar para o consumo!

Abraços
Eu também faço este trajecto muitas vezes quando vou para a terra dos meus avós, e tenho notado bem a evolução dos vários troços. Perdeu bastante em termos de paisagens.

[;)]

Repara que de Castelo branco a Idanha era +- 1 hora. Qual era a localidade para onde ias?

7 horas demorava sim em 1985 +- mas incluia várias paragens para beber comer etc. Era uma odisseia. Nem sequer as estradas nacionais de Ponte de sor estavam arranjadas...[:D][:D]

Bons tempos.
Como o tempo passa! Hoje em dia uns meros 20 minutos chegam para ir de Idanha a Castelo Branco.

Ouch! 7 horas! Não sou desse tempo, o máximo que me lembro são talvez 5/6 horas com várias paragens.

[;)]

Boas

Essas viagens eram feitas sem stress com paragens para comer e varias necessidades fisiologicas[:D]. E até há bem pouco tempo se faziam umas 5 horas de viagem! Agora com o troço de AE e alguns atalhos(Couço/Barragem de Montargil) é bem mais rapido!

E a Santa Terrinha é Cegonhas Pertence à Freguesia do Rosmaninhal!

Abraços
Esse atalho Couço/Barragem de Montargil é uma delicia[br:)][br:)][:D]

A minha terrinha é Monsanto.

[;)]

Podes dar uns exemplos?

Não sei o nome de todas estradas nem me recordo dos locais.

Mas junto da A24 houve partes em que a EN2 também foi substituída por interferir com a passagem a AE e há troços desses, uns abandonados e ainda com o betuminoso e outros plantados com arvoredo.

Última edição:
IC1...de ALbufeira para cima...vê-se imensos retalhos da antiga estrada...Quando lá passei em Junho e ví esses retalhos, lembrei-me das imensas horas de fila que já lá tinna passado.

Já no meu caso a terrinha é o Ladoeiro, decerto que conhecem. Já sou é do tempo do IP 2, entre Nisa e Castelo Branco, passando pela barragem do Fratel, sobre o Tejo. Com a chegada do IP 6 apenas fazemos a viagem pelo lado sul do Tejo quando vamos na descontra, mais no regresso. Sou do tempo que a R 240 na zona do Ponsul até metia medo ao susto. Agora está toda arranjada e é rápido ir de Castelo Branco até à terrinha... Felizmente esta zona não ficou esquecida. O mesmo não posso dizer do lado de lá da A 23, aquela estrada C. Branco - Pampilhosa.. :medo:

Já no meu caso a terrinha é o Ladoeiro, decerto que conhecem. Já sou é do tempo do IP 2, entre Nisa e Castelo Branco, passando pela barragem do Fratel, sobre o Tejo. Com a chegada do IP 6 apenas fazemos a viagem pelo lado sul do Tejo quando vamos na descontra, mais no regresso. Sou do tempo que a R 240 na zona do Ponsul até metia medo ao susto. Agora está toda arranjada e é rápido ir de Castelo Branco até à terrinha... Felizmente esta zona não ficou esquecida. O mesmo não posso dizer do lado de lá da A 23, aquela estrada C. Branco - Pampilhosa.. :medo:

Boas

E também deves de conhecer as Cegonhas! E sim as nossa terras não foram esqueceidas e ainda bem! Agora de Castelo Branco ate a Cegonhas com a passagem por Monforte encurtou e muito o caminho!
Por falar em "há muito tempo" eu fiz durante muito tempo a estrada de Vila Velha de Rodão e passar dentro da mesma localidade que para completar uma estrada cheia de curvas acabava com o cheiro da Celulose [:vm)]!
A R240 seria a "Monheca" ou la como lhe chamavam? Ainda a fiz a conduzir e posso dizer que éra bem fiche a subir mas a descer... meeedooo!

Abraços

conheço 1 "maluco" que disse assim "ah tou no porto... vou a vila real... dou um pulo a bragança e volto para baixo..." :sh) jurou para nunca mais [:D] e isto com estradas de hoje

1.065 km – acerca do 11 horas 15 min. [:D] isto com paragem de várias horas pelo caminho

Boas

5:30 era bem bom... eu do Barreiro para a santa terrinha perto de Idanha a Nova cheguei a demorar naois de 7 horas de Datsun 1200 carregado ate as palas rasparem no chão.

E o pessoal de Lisboa que ia pelo Porto Alto sei de situações de mais de 9 horas (devido ao transito parado) de viagem.

Agora é um luxo ate pela nacional se leva na boa 3:30/4 horitas e isto a parar para o café em Ponte de Sor e mais um ou outro sitio a rolar para o consumo!

Abraços

Em 91, fez-se 6h Lisboa-Fundão, via Porto-Alto, Infantado, Coruche, Montargil, Ponte Sor. Hoje nem 3h demora, e a A23 veio ajudar e muito.

Exactamente. Antes das obras a R 240 na zona da Monheca (toda a gente no Ladoeiro conhece assim) era um pesadelo. Cheia de curvas, desníveis com o piso, pontes e sinalização pelas ruas da amargura. A R 354 (idanha nova - ladoeiro) era a mesma coisa e a da barragem marechal carmona então... E é claro que conheço Cegonhas, faz.se um passeio agradável aí (Rosmaninhal, Cegonhas, monforte da beira). Em relação a estradas abandonadas: pode.se considerar o troço do antigo IP 2 entre a aldeia do Fratel e Gardete (barragem da Pracana) abandonado. Ainda que a A 23 tenha saídas para esse troço, o estado da via está horrendo, e só os habitantes a utilizam por ser o único acesso às aldeias.

Última edição:
(...)Em relação a estradas abandonadas: pode.se considerar o troço do antigo IP 2 entre a aldeia do Fratel e Gardete (barragem da Pracana) abandonado. Ainda que a A 23 tenha saídas para esse troço, o estado da via está horrendo, e só os habitantes a utilizam por ser o único acesso às aldeias.

Quando venho do Fratel para Lisboa sem apanhar AE's, utilizo o esse troço antigo do IP2 até Gardete, e aí viro à esquerda para o traçado actual do IP2, que liga à barragem do Fratel. Durante esse percurso até Gardete, é engraçado que engano-me sempre e vou parar à aldeia de Silveira... e as lombas são divertidas de se fazer... perigosas, mas divertidas.

O antigo IP5 que resta

Apesar de a A25 se sobrepor ao antigo traçado do IP5 em grande parte do seu traçado, ainda sobraram alguns troços desta antiga estrada, sendo ainda hoje utilizados.
Serra Da Penoita - Viseu - Caçador

No seu antigo traçado, o IP5 passava a Notre de Viseu, mas a A A25 foi construída para passar a Sul da mesma cidade, por isso este troço do antigo traçado foi conservado. Começa e termina nas saídas nº 16 e nº 19 da A25, constituindo uma autêntica variante Norte do IP5 na zona de Viseu, e sendo por isso utilizada bastante utilizada por quem circula na A25 e pretende seguir para Norte pela A24 ou pela N2.

Chãs De Tavares - Fornos De Algodres

Açores - Alvendre

http://pt.wikipedia.org/wiki/IP5

Última edição:
O antigo IP5 que resta

Apesar de a A25 se sobrepor ao antigo traçado do IP5 em grande parte do seu traçado, ainda sobraram alguns troços desta antiga estrada, sendo ainda hoje utilizados.
Serra Da Penoita - Viseu - Caçador

No seu antigo traçado, o IP5 passava a Notre de Viseu, mas a A A25 foi construída para passar a Sul da mesma cidade, por isso este troço do antigo traçado foi conservado. Começa e termina nas saídas nº 16 e nº 19 da A25, constituindo uma autêntica variante Norte do IP5 na zona de Viseu, e sendo por isso utilizada bastante utilizada por quem circula na A25 e pretende seguir para Norte pela A24 ou pela N2.

Chãs De Tavares - Fornos De Algodres

Açores - Alvendre

IP5 - Wikipédia, a enciclopédia livre

Conheço perfeitamente este troço já que sempre tive bastante andamento para esses lados. Muito boas vistas.

Thatsme disse:
O mesmo não posso dizer do lado de lá da A 23, aquela estrada C. Branco - Pampilhosa.. :medo:
Medo? Essa estrada (EN112) é linda!!! [:cool:]

Sempre que vou a Castelo Branco e não tenho quaisquer horários a cumprir, é por essa estrada que vou desde Coimbra! Saio de Coimbra em direcção à Lousã, apanho a estrada para Góis e corto para a EN112 para a Pampilhosa da Serra / Castelo Branco.
É um troço fabuloso, com bom piso e em óptimas condições de conservação, curvas com os relevés bem efectuados, toda a estrada muito bem marcada e bem delimitada, uma paisagem LINDA!!!! uma vez que a viagem é sempre feita a uma altitude de cerca de 1000m, e com centenas de curvas e contra-curvas para "gozar" imenso o troço. [br:)]
Já fiz diversas vezes esse troço sem me cruzar por um único carro (tirando dentro da Pampilhosa), é uma viagem fabulosa, em especial no Verão ao fim da tarde. [:cool:]

Aprecio-a tanto, que já cheguei a ir para Portalegre por lá, passando por Castelo Branco.
Da última vez, saí do Forum Castelo Branco às 7h30 da manhã e cheguei a minha casa, em Coimbra, um pouco antes das 9h30 da manhã. Foram menos de 2h para uma viagem de cerca de 160km por estradas sinuosas. [:cool:]

Última edição:
Não tenho dúvidas que nas calmas é uma estrada extremamente agradável de se fazer pois atravessa o coração do país. Mas a verdade é que em 96 ou 97 não sei precisar fizémos essa estrada e o resultado não foi o melhor. Eu senti.me mal com tanta curva e o meu pai que estava a conduzir jurou para nunca mais. Já ouvi dizer que está melhor. Este ano fomos conhecer Oleiros e fizemos um bocado da N 112 entre a estrada de oleiros e Castelo Branco. De facto estava bastante melhor em termos de traçado, piso e sinalização. Mas ainda longe do panorama do lado de lá da A23. Para o ano conto visitar a pampilhosa e a zona da barragem de Sta. Luzia, espero, não só ser eu ao volante, mas também encontrar uma estrada melhor que aquela de alguns anos atrás. :)

Um antigo troço da EN2 que foi cortado e substituido devido a passagem da A24, no Distrito de Viseu.

xxxxxxxxxxxxxx003.jpg

xxxxxxxxxxxxxx004.jpg
xxxxxxxxxxxxxx005.jpg
xxxxxxxxxxxxxx006.jpg

xxxxxxxxxxxxxx001.jpg
xxxxxxxxxxxxxx008.jpg
xxxxxxxxxxxxxx010.jpg

xxxxxxxxxxxxxx012.jpg
xxxxxxxxxxxxxx002.jpg
xxxxxxxxxxxxxx013.jpg

Mais exactamente onde? Onde me recordo que houve grandes obras que implicaram cortes de via na EN2, foi na zona de Rio de Mel, e na fronteira entre Viseu e Castro Daire.

Voltar
Superior