Estudar medicina na República Checa?

MariaR

New member
Alguém me explica, se existem falta de médicos em Portugal, porque é que os jovens precisam de ir estudar para a República Checa porque a média não chega.

O que e custa a perceber é porque havendo tanto professor no desemprego continua a haver muitas vagas para cursos de ensino... O que será pior?

citação:Originalmente colocada por air

O que e custa a perceber é porque havendo tanto professor no desemprego continua a haver muitas vagas para cursos de ensino... O que será pior?

Também me faz confusão.
Mas o que é certo é que um curso não é igual a uma profissão! E a culpa não é do estado. O estado deu condiçoes de se formarem professores. Agora, se não há mercado, isso a culpa não é deles. Quem vai para ensino, sabe no que se está a meter! O estado não é pai! ;)

Muita gente não tiraria curso se não for no curso que quer... o estado dá essa vantagem, mas nunca disse que o colocava e dá emprego a toda a gente que tira um curso!

Repararam que o Prof. referiu que os alunos chegavam às aulas pela seguinte ordem:
- alemães - antes do tempo
- checos - a horas
- portugas e turcos - depois da hora.

Não ouvimos isto em algum lado?

Sugestões:
- Como vai terminar esta história?

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Também me faz confusão.
Mas o que é certo é que um curso não é igual a uma profissão! E a culpa não é do estado. O estado deu condiçoes de se formarem professores. Agora, se não há mercado, isso a culpa não é deles. Quem vai para ensino, sabe no que se está a meter! O estado não é pai! ;)

Muita gente não tiraria curso se não for no curso que quer... o estado dá essa vantagem, mas nunca disse que o colocava e dá emprego a toda a gente que tira um curso!

Não disse mas também me mete ainda mais confusão quem é que entra para um curso de ensino. Todos querem ter o canudo.

Também me custa a perceber ver estudantes ou recém-licenciados de cursos de ensino a fazer protestos contra o estado não ter colocação para eles. Será que quando acabar o meu curso de engenharia se não arranjar emprego posso ir protestar? Ou então se ganhar X em vez de 2X também posso protestar?

Acabou... e sabem o que vos digo... fiquei triste... por mim.

Aquela amostra de festa no fim fez-me lembrar os tempos da universidade... aquele som de tuna... ai bons tempos...

citação:Originalmente colocada por Taveirada

Acabou... e sabem o que vos digo... fiquei triste... por mim.

Aquela amostra de festa no fim fez-me lembrar os tempos da universidade... aquele som de tuna... ai bons tempos...

Ouve lá pah! Já estás velho e caduco??? [:p]
Ainda podes ir festejar! :D

Ok! Não é a mesma coisa... o espirito desvanece-se e o pessoal afasta-se todo...:(

citação:Originalmente colocada por MariaR

Alguém me explica, se existem falta de médicos em Portugal, porque é que os jovens precisam de ir estudar para a República Checa porque a média não chega.

Não são os médicos da República Checa que vão resolver o quer que seja.
Actualmente a distribuição dos médicos é problema maior, já que o número de médicos estará sustentado daqui a 6-10 anos.

citação:Originalmente colocada por Unreal

Esta boa a equivalencia de notas...Então lá um 15 equivale cá a um 10?
tá nem tá

Deveria valer 0 (ZERO) sem um exame de equivalência.
Diga-me lá qual é o controlo que o Ministério da Educ. e Saúde têm sobre taís cursos ?
Façam um plano de equivalências creditado por alguém bastante competente.

Porque este país é uma vergonha e continua a não ter políticas sérias de ensino, fazendo com que se tenha de sair do país também para estudar...

No caso dos médicos a situação é tanto mais grave quanto o é, depois de "enviarmos" os estudantes portugueses para o estrangeiro, recebermos médicos espanhóis, brasileiros, etc...

Não é demérito desses profissionais estrangeiros o facto de nós os recebermos cá, evidentemente, trata-se é uma estupidez nossa o facto de não sabermos aproveitar a nossa massa cinzenta! Até a República Checa nos ultrapassou nisso...[8][8][8][8]

citação:Originalmente colocada por Pé Leve

Porque este país é uma vergonha e continua a não ter políticas sérias de ensino, fazendo com que se tenha de sair do país também para estudar...

No caso dos médicos a situação é tanto mais grave quanto o é, depois de "enviarmos" os estudantes portugueses para o estrangeiro, recebermos médicos espanhóis, brasileiros, etc...

Não é demérito desses profissionais estrangeiros o facto de nós os recebermos cá, evidentemente, trata-se é uma estupidez nossa o facto de não sabermos aproveitar a nossa massa cinzenta! Até a República Checa nos ultrapassou nisso...[8][8][8][8]

Acredite que as políticas não foram tomadas devido a lobbies muito poderosos...
Neste país temos forças «ocultas» muito poderosas.

Um sindicato ou uma ordem só atinge pleno poder ser existir uma esmagadora necessidade desses funcionários.

Mais importante que a QUANTIDADE de médicos é a QUALIDADE!!!

Não deve existir nada pior que se ter um medico mas que se mostre incompetente.....

A qualidade de ensino tem que ser assegurada....
Para que isto acontece os professores só podem dar aulas a um nº limitado de alunos, numa sala devidamente dimensionada para o efeito, e em que TODOS os ALUNOS tenham a oportunidade de praticar e não de somente de ver fazer....

A medicina e o resto das ciências não são como direito e o resto das humanidades, em que basta um enorme anfiteatro a rebentar pelas costuras de tantos alunos, e um professor com um micro ou megafone, e um quadro grande para se escrever umas coisas, e no fim, mesmo que o alunos não saibam na hora o que fazer, sempre podem pedir uma pausa "á lá basckett" para ir ler nos livros o que tem que fazer e dizer....

Nas ciências, são precisos laboratórios bem equipados, é preciso pratica, toda a gente tem que saber fazer, é preciso uma formação solida e coerente que não é compatível com massificação de ensino...não basta só abrir mais vagas, sã precisos mais professores, mais laboratórios, mais hospitais, etc para formar mais médicos...

Quanto ao assunto das notas...
Quem faz as nota de entrada são os alunos, a nota minima para entrar em medicina é igual á dos outros cursos, que é 10 valores!!!

Funciona como as leis de mercado, há um nº limitado de vagas, havendo mais candidatos que vagas, como o critério de selecção é a nota, os que tiverem as notas mais altas são os que justamente entram... os outros que querem entrar que estudem, abdiquem de muita coisa, e forem tão bons ou melhores que os outros entram...
O de se dizer que a nota de medicina é 18 ou 19, é simplesmente a nota do ultimo colocado, quer dizer que todos entraram com nota acima dessa...

Imaginem o caso de 200 vagas para 200 candidatos: 199 alunos tinham media de 20 e o ultimo candidato tinha 11, então o 11 seria a conhecida nota do curso, que não é imposta, nem é um limite, é simplesmente um nº.

Quanto ao reconhecimento de estudantes de fora, é á ordem que cabe reconhecer o curso ou não ,se não reconhecer a pessoa não pode exercer nem sequer ser chamada de medico, somente de licenciado em medicina, e como tal não poderá dar consultas, passar receitas, realizar tratamentos ou qq outro tipo de acto medico.
Á cursos estrangeiros que são reconhecidos e outros que não.

Manel666

as "vagas vagas vagas"...
são determinadas pelas condições, instalações, quantidade de professores, quantidade de laboratórios quantidade de hospitais, etc....

Enquanto não se aumentar o que acabei de dizer não se podem aumentar as vagas sob o risco de se formarem medicos só de nome, em vez de nome e de qualidade...

Eu sei que para algumas pessoas o que interessa é mesmo o nome, a competência é secundaria, mas felizmente para quem regula a profissão a palavra de ordem é a qualidade....

E que eu saiba, a ordem apenas regula a profissão e determina quem é ou não médico, não tem poderes para proibir hospitais ou faculdades de serem construídos, só não são construídos porque o estado não está disposto a investir....não culpem os médicos da falta de hospitais...

Mas pare-se que o problema não é so dos portugueses, porque há lá alunos espanhois, gregos, alemães, está bem que os portugueses são maioria nessa escola.

Porque em Portugal não abrem uma escola para estrangeiros com ensinamento em Ingles, seria um sucesso como essa Universidade na republica Checa

Voltar
Superior