Estudo vs emprego/trabalho... O que fazer?!

Estudo vs emprego/trabalho... O que fazer?!

• Total voters
    4

Ruizinh

New member
Boas pessoal!

Dado que estou com uma indecisão face ao que deva fazer na minha vida, coloco este tópico para que possam dar a vossa opinião e comentários, o que acham que fariam, etc...

Acabei de concluir um CET - Curso de Especialização Tecnológica - em TMA - Tecnologia e Manutenção Automóvel - na UAlg (Universidade do Algarve).
Para quem não conhece, este CET foi um curso leccionado ao longo de 1+2 semestres: 1 semestre de formação complementar + 2 semestres de formação teórica (algumas disciplinas possuíam componente prática também)... Além da vertente de formação em aulas, o curso possuía também um estágio de 600H (aprox. 3,5 meses) realizado numa empresa da área automóvel.
Porque sempre gostei de automóveis - é preciso mesmo gostar de automóveis para ter um Alfa 33...[:D][:p] - pretendo construir uma "carreira" em torno da mecânica auto, principalmente de "por as mãos na massa" e de reparar/mexer, afinar, etc, etc, etc...

Concluído o curso em causa (nível V, ou seja, "localizado" entre o 12º e a licenciatura...) com uma média "nada má", actualmente ando à procura de emprego.
Já realizei algumas entrevistas mas já notei que a falta de experiência é um factor decisivo...
Tendo em atenção que actualmente tenho 29 anos - infelizmente a oportunidade de tirar um curso deste género só aconteceu bastante tardiamente...[s)] - e que o mercado de trabalho só possui oportunidades para quem tem bastante experiência, ando a considerar outras opçõ€s que me possam valer no futuro...

Dado que a conclusão do CET em causa permite continuar os estudos (através de concurso especial de ingresso; válido somente neste ano...) e o estado do mercado de trabalho - "lixado" -, ando a considerar o ingresso em Engenharia Mecânica ou em Engenharia Automóvel.
Entre estas duas opções o "coração" diz para tentar o ingresso em Engenharia Automóvel. Infelizmente não conheço o curso tão bem como gostaria de conhecer mas parece ser aquilo que quero... O facto de ter feito o CET em TMA - apesar de uma abordagem mínima - "abriu-me o apetite" para querer saber mais e de ganhar força para "marrar" nos livros...
No entanto Engenharia Mecânica é um curso mais geral. Permite ter uma "base" (alargada) para a procura de trabalho e permite ter uma visão, não tão aprofundada como Engenharia Automóvel, mas que "dá para os gastos"... Neste caso seria para seguir Engenharia Mecânica em Lisboa (Técnico?...) ou manter na UAlg (embora que não esteja muito "convencido" nesta última opção) - tenho possibilidade de não pagar alojamento em Faro e Lisboa pelo que nisso Leiria (infelizmente) é uma d€svantag€m...
Nesta questão dos estudos também estou a "considerar" o mercado de trabalho após a conclusão do curso e a sua disponibilidade para me integrar (com um ordenado "possivelmente" superior)...

Por outro lado, questiono-me se valerá a pena ingressar num curso superior "no imediato"...:confused:
Olhando à minha idade (29) não estou propriamente novo para perder mais uns 4~5 anos na Universidade a tirar um curso superior...
E olhando à "natureza" desses cursos - quer Automóvel quer Mecânica, apresentam muita "especificidade" (já para não referir as Análises/Álgebras/Matemáticas)... -, creio que para aquilo que pretendo fazer será um pouco "overkill"...
Não digo que não queira prosseguir os estudos e saber mais!! Mas actualmente creio que é preferível ganhar experiência na área do que conhecimento...
Isto tudo sem falar nas despesas inerentes ao ingresso e frequentação de um curso superior (em Eng. Auto., só de propinas são 1040€ x 3 anos...)!![8b]

Sugestões para o que deva fazer?!:confused:
1) Procurar emprego (na área) mesmo sabendo que pode "demorar"...
2) Fazer um €sforço e prosseguir os estudos - Eng. Mecânica em Lisboa (ou Faro) vs Eng. Auto. em Leiria (não esquecendo as respectivas despesas "extra" com alojamento no caso de Leiria)...

PS: Ainda pesquisei os tópicos que existiam, mas não parecem que têm este tipo de "indecisão" (daí ter criado este tópico)...

Bons passeios![;)]
Ass.:RZ!

Seguir os estudos enquanto estás fresco é sempre bom, tens de agora pesar os prós e contras, se achas que dá para seguir os estudos ou não.
Eu acabei um CET também e vou seguir, prende-se agora saber se a FCT aceita este CET, se não, entro onde o fiz.
Quanto ao vires "para cá", não consegues entrar em Mecânica no Técnico, para além de provavelmente nem ter vagas para CET's, enche com as candidaturas "normais", fora a dificuldade...
O melhor mesmo era entrares aí, em principio terás equivalências e já estás habituado.

o teu contra neste momento é a idade que tens e experincia nenhuma, logo o ideal seria arranjares um emprego, pois quanto mais tempo adiares isso para andar nos estudos, chegas aos trintas e poucos anos e depois já niguem te quer,querem é malta mais nova, como dizes foste atras do sonho tarde, agora estás entre a espada e a parede...

o que deves é tentar consolidar ambas as coisas , arranjar um emprego e prosseguir estudos, snão não sais da cepa torta...

Opá, deixa-te de tretas...

Então tens 29 anos e estás velho para estudar?

Assim de repente, lembro-me de pelo menos 6 colegas que se licenciaram com cerca de 38/40 anos, aliás, um deles já quarentão...

Actualmente a aprendizagem é constante, e só quem se "actualiza" devidamente acompanha o mercado de trabalho.

Ainda te dou mais um exemplo de um outro colega: um enfermeiro com alguns anos de experiência a dada altura, com 28/29 anos, decidiu que não se via a fazer aquilo o resto da vida.

Matriculou-se numa engenharia, acabou com 34/35 anos e actualmente está, se não me engano, no UK.[;)]

O que vejo mais é pessoal acima dos trinta com mais de uma licenciatura ou que a fizeram numa altura da vida mais tarde.

No Politécnico de Leiria em Engenharia Mecânica, regime pós-laboral, a média de idades deve de estar bem acima dos 30 anos, por isso considero que nunca é tarde para estudar. Sei que em Leiria há disciplinas extra-curriculares que são aconselhadas aos alunos para ajudar nas Matemáticas, fornecendo as bases que irás necessitar. Pode ser difícil conciliar, mas podes sempre optar pelo regime de trabalhador-estudante e estudar em regime pós-laboral.

A melhor opção para o futuro é talvez a mais difícil: engenharia no IST e tentar complementar com um part-time, há muitas garagens e oficinas em Lisboa. Prepara-te é para sofrer, ficar careca, etc...

Boas pessoal!

Antes de mais, obrigado pelos vossos comentários/opiniões...!![;)]apr:)

Aproveitar o facto de a cabeça estar "fresca" para prosseguir os estudos é algo que me "atrai" e um ponto a favor de ingressar em Engenharia...
Verdade seja dita, o CET que realizei "satisfez-me" para aprender algumas coisas e perceber o porquê de outras... Mas a verdade é que houve coisas que fiquei com curiosidade em perceber/saber mais...
Sendo sincero as análises/álgebras (matemática) "assustam-me" um pouco! Mas a verdade é que estou com um espírito de "moer" a cabeça e ver até onde consigo chegar...
Neste capítulo de ingresso em Eng., infelizmente o Técnico já ficou pelo caminho...[s)] É necessário o certificado de habilitações (discriminado com média) que, devido a burocracias - e alguma "preguiça" (não digo nomes porque depois "caem-me" em cima...) -, só vou recebê-lo após o período de inscrição nessa instituição...

Em relação à pesquisa por emprego/trabalho, não está (nada) fácil...
Já fui a algumas entrevistas mas tudo tem em comum a experiência. O mais "engraçado" (que de engraçado não tem mesmo nada...) é a questão: se uma pessoa acabou agora um curso, como é que vai adquirir experiência se não lhe dão trabalho?! Ou seja, nos pedidos de colaboradores/mecânicos pede-se experiência... mas não se valoriza o conhecimento!![8b]
Vou continuar a procurar emprego... mas é "lixado" ver que as hipóteses de arranjar algo são escassas...[s)]:sh)

Como vêm neste momento ando "indeciso" ainda... Se por um lado o "bichinho" de ingressar em Eng. (Automóvel principalmente...) anda por cá, por outro o facto de querer ganhar experiência no mercado de trabalho também é algo que necessito e considero "relevante"...[8b]

Bons passeios![;)]
Ass.:RZ!

Em relação à pesquisa por emprego/trabalho, não está (nada) fácil...
Já fui a algumas entrevistas mas tudo tem em comum a experiência. O mais "engraçado" (que de engraçado não tem mesmo nada...) é a questão: se uma pessoa acabou agora um curso, como é que vai adquirir experiência se não lhe dão trabalho?! Ou seja, nos pedidos de colaboradores/mecânicos pede-se experiência... mas não se valoriza o conhecimento!![8b]
Vou continuar a procurar emprego... mas é "lixado" ver que as hipóteses de arranjar algo são escassas...[s)]:sh)

!

Podes tentar desbloquear esta situação mais rapidamente através de algum estágio. Não sei, foi só uma ideia. Confesso que não sou conhecedor do assunto e haverá gente capaz de te orientar melhor.

Back