[Política] Europa - Uma Nação

Europa - Uma Nação

• Total de eleitores
    66
  • Sondagem encerrada .

Trash

New member
Boas,

Estou a fazer um trabalho para a faculdade e levanta-se esta questão, quem concordando ou não acha que caminhamos para a Europa, uma nação, ou seja uma espécie de estados unidos europeus ou qualquer coisa semelhante. Votem e opinem todos, preciso de números para apresentar e de preferência com fundamento para expôr também várias opiniões.
Obrigado a todos!
Trash

Acho que deverias criar uma sondagem.
A minha opinião pessoal é que não teremos os EUE porque as ideologias são muito diferentes.

Edit: Ok. respondi antes da sondagem...lol

TUDO para não serem estes a governar! E refiro-me a ESTES políticos, não aos que governam em particular!

Portugal com uma administração Alemã seria um paraíso!

Não me parece que a Europa ou a UE atinjam um estado de união tal que se possa considerar uma nação ou algo parecido.

As diferenças são muito grandes entre todos...

só não é uma nação, porque não interessa aos poderosos.
estes, tudo fazem para exacerbar nacionalismos e patriotismos, e os carneiros seguem...
nenhum dos poderosos, vai dar de mão beijada o seu quintal, pelo menos enquanto houver carneiros para fazer o que eles não podem/querem, dar coiro e a vida

a ligação para Espanha por tgv sem carga? e depois fazem outra linha para a carga?

acho que devia haver um organismo que supervisionasse estas situações, para começar.
e a justiça? e a educação? as finanças? enquanto isto estiver como está, alguns ganham e não são gente do "povo", estes, cada vez mais dizem : venham os espanhois (não seriam eles especificamente, mas uns quaisquer que não os que lá estão)

Uma nação consiste num agrupamento de pessoas ligados a um território, com história e tradições comuns, que têm um sentimento de pertença e de comunidade. A Europa, nesses termos, nunca poderá aspirar a ser uma nação uma vez que é um território habitado por muitas nações: só na Península Ibérica temos 5 nações identificadas - Portugueses, Galegos, Castelhanos, Bascos e Catalães.

"Estado" e "Nação" são dois conceitos que não se confundem. Um Estado é uma comunidade política e uma nação é um conceito sociológico. No caso Português existe coincidência entre Estado e Nação mas são raros os países em que assim seja. Vejam o caso do Reino Unido onde um Estado tem 4 nações - Ingleses, Galeses, Escoceses e, para muitos, Irlandeses do Norte.

Sou a favor de uma Europa Federal em virtude de achar que o Estado-Nação não tem futuro num mundo cada vez mais globalizado. Os pequenos estados estão destinados a ser canibalizados pelos estados maiores e mais poderosos no processo de globalização. Se houver uma comunidade política com regras de protecção dos interesses das minorias que oriente esse processo de integração - como tem ocorrido com a União Europeia - então é do interesse dos estados mais débeis, como Portugal, participar nesse processo e garantir a defesa dos seus interesses na globalização económica.

E antes que digam muita coisa: actualmente já vivemos numa "Europa Federal" embora muitos não se apercebam disso. Por exemplo, sabiam que:

- 80% da nossa legislação resulta da transposição de directivas comunitárias?

- se uma lei nacional estiver em contradição com os Tratatos Europeus, Directivas Europeias ou Regulamentos Europeus, prevalece o Tratado-Directiva-Regulamento - mesmo se for a Constituição nacional?

- Portugal cresceu 300% desde 1974 graças aos fundos comunitários?

Como dizia um professor de Direito Norte-Americano: "In Europe, Federalism is the F- Word."

Por uma Europa Federal - sempre!

Uma nação consiste num agrupamento de pessoas ligados a um território, com história e tradições comuns, que têm um sentimento de pertença e de comunidade. A Europa, nesses termos, nunca poderá aspirar a ser uma nação uma vez que é um território habitado por muitas nações: só na Península Ibérica temos 5 nações identificadas - Portugueses, Galegos, Castelhanos, Bascos e Catalães.

"Estado" e "Nação" são dois conceitos que não se confundem. Um Estado é uma comunidade política e uma nação é um conceito sociológico. No caso Português existe coincidência entre Estado e Nação mas são raros os países em que assim seja. Vejam o caso do Reino Unido onde um Estado tem 4 nações - Ingleses, Galeses, Escoceses e, para muitos, Irlandeses do Norte.

Sou a favor de uma Europa Federal em virtude de achar que o Estado-Nação não tem futuro num mundo cada vez mais globalizado. Os pequenos estados estão destinados a ser canibalizados pelos estados maiores e mais poderosos no processo de globalização. Se houver uma comunidade política com regras de protecção dos interesses das minorias que oriente esse processo de integração - como tem ocorrido com a União Europeia - então é do interesse dos estados mais débeis, como Portugal, participar nesse processo e garantir a defesa dos seus interesses na globalização económica.

E antes que digam muita coisa: actualmente já vivemos numa "Europa Federal" embora muitos não se apercebam disso. Por exemplo, sabiam que:

- 80% da nossa legislação resulta da transposição de directivas comunitárias?

- se uma lei nacional estiver em contradição com os Tratatos Europeus, Directivas Europeias ou Regulamentos Europeus, prevalece o Tratado-Directiva-Regulamento - mesmo se for a Constituição nacional?

- Portugal cresceu 300% desde 1974 graças aos fundos comunitários?

Como dizia um professor de Direito Norte-Americano: "In Europe, Federalism is the F- Word."

Por uma Europa Federal - sempre!

Oi,

Tens toda a razão no que dizes, não me refiro exactamente a Nação mas mais a Estado, mas achei que era um termo mais corrente, até porque Estado UE pode-se dizer que já temos, embora nem tenhamos dado por isso. Todos os símbolos de um Estado, a UE já tem, Bandeira, Hino, Moeda, Poder Político, etc...
Cumps
Trash

Pode-se dizer que existirá essa intenção, mas à semelhança de tantas outras utopias por essa Europa fora, poderá não ser realizável devido às enormes diferenças culturais e linguísticas entre povos...

Oi,

A ideia que tenho é que a única saída possível para o UE será, se não com todos, pelo menos uma Federação de alguns dos países, á imagem do que foi feito com o Euro. Se não se avançar neste sentido e rapidamente corremos o risco das divergências dos diferentes países se acentuarem e provocar mais desentendimentos, isso poderá ser o princípio do fim. Em contrapartida uma união em todos os aspectos, político, social, económico, fiscal, etc... para ter uma palavra na política mundial frente a países como a Índia, China e EUA.
Cumps

Última edição:
Vá lá pessoal preciso de mais umas respostas.... Opinem
Assunto muito em foco nos bastidores, por causa das falências técnicas dos países mais fracos como Portugal.
Cumps
Trash

27 países
27 dialectos
27 culturas
rivalidades muito antigos
disparidades económicas enormes

Not going to happen. Uma união dessas só mesmo a força e já temos um exemplo de como isso acaba

Aquilo que existe agora, querem ou não admitir, é o melhor que vamos atingir. Não vai ser por umas leis escritas que se apagam a animosidade bem antiga entre alguns estados membros.

EDIT: Sempre esqueço-me da Roménia e Bulgária

A força como num país comunista nem se põe em hipótese, a força hoje é o capital, quem governa o mundo é a economia, é isto precisamente que os mercados de capitais estão a demonstrar nos últimos dias.
Cumps
Trash

A força como num país comunista nem se põe em hipótese, a força hoje é o capital, quem governa o mundo é a economia, é isto precisamente que os mercados de capitais estão a demonstrar nos últimos dias.
Cumps
Trash

Sim, a economia governa, mas não extingue as rivalidades antigas. Imagina se a Turquia entra. A Grécia AINDA não gosta deles(eles ainda tem uma fronteira altamente protegido por causa disso). E as ex repúblicas Jugoslavos, e até a Alemanha/Polonia/República Checa. Unificá-los como um país dificilmente se concretizará porque essas pessoas simplesmente não se dão muito bem.

Como já disse, o que temos agora é o melhor que vamos ter.

Sim, a economia governa, mas não extingue as rivalidades antigas. Imagina se a Turquia entra. A Grécia AINDA não gosta deles(eles ainda tem uma fronteira altamente protegido por causa disso). E as ex repúblicas Jugoslavos, e até a Alemanha/Polonia/República Checa. Unificá-los como um país dificilmente se concretizará porque essas pessoas simplesmente não se dão muito bem.

Como já disse, o que temos agora é o melhor que vamos ter.

Oi,

Mas achas que num clima económico como este há espaço para mais alargamentos da União Europeia?? Não me parece acho que estão a acordar para a realidade em que vão ter cimentar relações e coesões por forma a atingir uma homogeneidade económica e social. Na minha opinião uma das críticas mais pertinentes ao modelo adoptado de alargamento foi a relativa pressa com que foi efectuado. Só se devia alargar a outros países quando todos os que estavam integrados estivessem num determinado intervalo em relação aos índicadores médios de desenvolvimento. Ou seja só deviam entrar 3 ou 4 países por cada 20/25 anos, mais ou menos uma geração, por forma a progredir e consolidar antes de aceitar outrso quando os últimos que entraram ainda vão a meio do processo.
Cumps
Trash

Pode-se dizer que existirá essa intenção, mas à semelhança de tantas outras utopias por essa Europa fora, poderá não ser realizável devido às enormes diferenças culturais e linguísticas entre povos...

Oi,
Achas a questão linguística importante?? quando ja meio mundo fala inglês e por essa europa fora resumes a 2 ou três grandes línguas, o Inglês, o Francês e o Alemão, calculo que com estas três te safes em qualquer país pertencente à União Europeia.

Cumps
Trash

Tenho algumas dúvidas que isto seja possível.
Bem no centro da Europa temos um Estado que se chama Bélgica que está em vias de se separar em 3, eventualmente 4 nações. Só porque falam linguas diferentes (basicamente é isso)...

Enquanto que nos EUA, as pessoas da Califórnia interessam-se e sabem o que acontece em NY. Aqui em Portugal ng sabe o nome sequer da maior cidade da Dinamarca ou do presidente da Áustria. Ou mesmo o nome do maior actor Italiano. E porquê???? Falamos línguas diferentes.

Por exemplo: os Austríacos sabem tudo o que se passa na Alemanha e os Belgas da Walonia acompanham a actualidade Francesa simplesmente porque falam as mesma línguas...

Sem integração cultural e linguística , nunca haverá integração Europeia.

A Europa ser uma confederação de estados, á imagem dos Estados Unidos, é a única forma de a união Europeia e o Euro terem um futuro.

Só assim também a Europa poderá se fortalecer e ultrapassar as dificuldades de concorrência económica com os BRIC.

Acho que quer queiramos ou não, é a única opção viável para o futuro.

E quanto mais cedo isso acontecer, melhor para todos.

Voltar
Superior