Eutanásia

citação:Originalmente colocada por Lippe

Não sei se se recordam do caso de uma senhora, acho que era da América, que estava em estado vegetativo...se não me engano o marido queria que a deixassem morrer, tirando-lhe qualquer fonte que lhe desse vida, e os pais não queriam...a verdade é que acho que foi a melhor opcção deixa-la morrer, ela nunca mais iria recuperar, e dava pena(pelo menos a mim) vê-la naquela situação...mas claro compreendo a posição dos pais...mas...ainda assim acho que foi o melhor...

Sim, concordo com a eutanasia, em casos semelhantes a este;)
Esse caso, se é o que eu estou a pensar, foi pior e mais cruel que isso. Como a eutanásia não era permitida, eles arranjaram forma legal de retirar as ajudas "artificiais" à sobrevivência dela, pelo que ela acabou por morrer ou por fome ou por falta de ar, isso já não me recordo, mas sei que foi algo assim, já que eram as máquinas que lhe mantinham o organismo a funcionar. Se a eutanásia fosse permitida, ter-lhe-iam terminado a vida sem sofrimento nenhum.

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Concordo , na Holanda parece que existe.

Sou a favor mas tem que haver leis rigidas a controlar isso para não haver crimes encobertos pela eutanásia.:)
idem:)

citação:Se o médico que está a assistir o doente terminal for contra a eutanásia, então a OM deve designar outro médico para a fazer e não obrigar o médico actual a fazer.
o medico tem que dar conhecimento à familia (e doente, se der) das diversas hipoteses que teem, seja ele a favor ou contra elas.
ou seja, se ha enquadramento legal para a familia terminar com a vida do doente ou nao.

a decisao nao é dele, é da familia. ele, como profissional, tem que se limitar a cumprir.
se não ha enquadramento legal, entao ai sim ele tem todo o direito de não o fazer.

pensa no caso oposto...entra-lhe um gajo hospital adentro, "mais pra la do que pra ca", pedofilo, violou a filha do medico...o medico não pode recusar dar-lhe a assistencia TODA a que ele tem direito!
quanto muito pode chamar outro medico, mas se nao houver nenhum disponivel, tem que cumprir.
se não cumpre, tem que assumir as consequencias;)
numa situaçao destas, eu dificilmente cumpriria[8)]

citação:Originalmente colocada por Eliselotus

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Concordo , na Holanda parece que existe.

Sou a favor mas tem que haver leis rigidas a controlar isso para não haver crimes encobertos pela eutanásia.:)
idem:)

citação:Se o médico que está a assistir o doente terminal for contra a eutanásia, então a OM deve designar outro médico para a fazer e não obrigar o médico actual a fazer.
o medico tem que dar conhecimento à familia (e doente, se der) das diversas hipoteses que teem, seja ele a favor ou contra elas.
ou seja, se ha enquadramento legal para a familia terminar com a vida do doente ou nao.

a decisao nao é dele, é da familia. ele, como profissional, tem que se limitar a cumprir.
se não ha enquadramento legal, entao ai sim ele tem todo o direito de não o fazer.

pensa no caso oposto...entra-lhe um gajo hospital adentro, "mais pra la do que pra ca", pedofilo, violou a filha do medico...o medico não pode recusar dar-lhe a assistencia TODA a que ele tem direito!
quanto muito pode chamar outro medico, mas se nao houver nenhum disponivel, tem que cumprir.
se não cumpre, tem que assumir as consequencias;)
numa situaçao destas, eu dificilmente cumpriria[8)]

Elise, é óbvio que a eutanásia não é para se levar de ânimo leve. Mas como é um assunto sensível, eu acho que o médico deve ter o direito de optar por não matar uma pessoa, ainda que essa pessoa seja um doente terminal em sofrimento. Mas obviamente que o direito à assistência toda possível, bem como o direito à eutanásia (se esta fosse legal) nunca deve ser recusado em circunstância alguma.

Completamente a favor, a partir do momento que se observem as condições já mencionadas aqui por alguns de vós... nomeadamente um processo controlado, legislado, com uma cadeia de responsabilidades bem definida, evidenciada e evidenciável !

citação:Originalmente colocada por Alpiger

citação:Originalmente colocada por cromados

o suicidio é "legal" ?

Não, mas tambem depois ninguem te pode obrigar a cumprir pena. [}:)]

Aos "olhos" da igreja é pecado... e grande. Concordo com a Eutanasia como ja alguns colegas disseram em casos irreversiveis e de grandes sofrimentos.

Tenho muitas reservas, sobretudo nos casos em que a pessoa visada não tem o poder de decisão (por estar em estado vegetativo, por não estar na posse das suas faculdades mentais...).

É uma questão altamente polémica.

Com um pouco de sorte, liberalize-se o aborto até antes do nascimento e, já agora, matem-se os velhinhos (são uns inúteis, só comem e dão despesas...), os deficientes não produtivos, os criminosos mais graves, os vagabundos, as pessoas que têm doenças incuráveis, nomeadamente as que são transmissíveis e, numa fase seguinte, todos os que não forem loiros, com pele clara e de altura superior a...

Se vier a ser referendado, salvo melhor opinião/informação votarei contra!

Quase metade dos idosos está de acordo com a eutanásia (fonte TVI), o que nos "devolve" uma velha questão e uma nova dúvida!...

Eu concordo com a eutanásia às avós, mães, enteadas, etc dos políticos e deles próprios claro.
Já quando foi a questão do aborto, era a favor do aborto das mães dos políticos até aos 45 anos de idade, muito aborto se iria fazer neste país.

Agora a sério, acho que nos casos em que a pessoa está viva porque está uma máquina a fazer com que isso aconteça, e sabe que não há volta, posso concordar com a eutanásia. Mas só em casos muito extremos, porque aqui não há espaço para arrependimento. E depois coloca-se a questão, quem executaria a eutanásia, eu não seria capaz, matar alguém que não conheço. Talvez o melhor seja deixar a natureza encarregar-se disso.

A prática da eutanásia é um assunto deveras delicado, e depende das circunstâncias pessoais de cada um.

Por exemplo eu pergunto, se o que faz estes idosos concordar com a eutanásia, não será o receio de passarem por dificuldades no apoio e no acompanhamento na velhice .

Portugal, não me parece ser um bom exemplo nesse aspecto, e o receio de sofrimento e dependência na velhice, não é uma visão bonita, dai que possa haver quem prefira a morte a esse tipo de sofrimento.

A prática da eutanásia é um assunto deveras delicado, e depende das circunstâncias pessoais de cada um.

Por exemplo eu pergunto, se o que faz estes idosos concordar com a eutanásia, não será o receio de passarem por dificuldades no apoio e no acompanhamento na velhice .

Portugal, não me parece ser um bom exemplo nesse aspecto, e o receio de sofrimento e dependência na velhice, não é uma visão bonita, dai que possa haver quem prefira a morte a esse tipo de sofrimento.
Exactamente. Daí, e até por respeito a essas pessoas, haveria que instituir condições de humanização tendentes ao obviar do sofrimento!

Eu sei que não é fácil. E também sei que, agora, a minha opinião é a de que, numa situação sem retorno, preferiria que me pusessem a dormir com dignidade, em ambiente "agradável" (nas condições possíveis), em vez de me obrigarem a sofrer indefinidamente...

Mas também sei que, no caso concreto, poderia pensar de outra forma e poder não ter controlo sobre esse "processo" e não ter como evitar ser forçado a partir!...

Não é nada fácil, daí o meu enorme respeito por esta questão, mas, também, o sublinhar da mesma que me parece dever estar sempre em linha de conta e ser um caminho a ponderar no futuro. Fora desse tipo de situação sempre nos parecerá que é preferível morrer com dignidade a ser obrigado a sofrer em dor!

Completamente a favor, se por iniciativa do doente, em caso de terminal, com o devido aconselhamento e sempre feito por um colégio de médicos.

Voltar
Superior