ZylmhuinVII
New member
Vergonhoso...foi apenas por 5 votos, mas foi chumbada
Acompanhe o vídeo abaixo para ver como instalar o nosso website como uma aplicação web no seu ecrã inicial.
Nota: Esta funcionalidade pode não estar disponível em alguns navegadores.
Vergonhoso...foi apenas por 5 votos, mas foi chumbada
Espero agora uma análise e medidas urgentes para a criação de condições para que todos vivam com dignidade até ao fim, e nunca mais de pense na eutanásia...
Espero agora uma análise e medidas urgentes para a criação de condições para que todos vivam com dignidade até ao fim, e nunca mais de pense na eutanásia...
Como é que uma pessoa acamada que só mexe os olhos, alimentada por uma sonda, não fala, não ouve, tem condições para viver com dignidade até ao fim?
Dignidade é acabar com o sofrimento dessa pessoa e dos que estão à volta.
E uma pessoa que viva com dor crónica, sem cura, em vez de andar a sofrer e a submeter-se a tratamentos que apenas adiam o inadiável, que dignidade é essa?
Eu por acaso fiquei aliviado. Não é uma questão nada fácil. Deve haver um debate alargado, seguido de referendo. Há questões éticas, jurídicas e de fronteiras muito delicadas para resolver. Pessoalmente não tenho posição neste momento porque não é mesmo a preto e branco.
Ora aí está. Este é um acto que em nada põem em causa a liberdade de outro. É uma decisão puramente pessoal. Quem quer fazer em nada vai prejudicar alguém...percebo a alegada legitimidade de um referendo pois não estava no programa de nenhum partido mas.. debate alargado consiste em quê? mil e uma horas de tv a falar no mesmo? comícios na rua?
as medidas para avançar com uma eutanásia são a meu ver bastante razoáveis e rigorosas. alguns parece que acham que se faz uma cruz num formulário e está resolvido. não percebo tanta dificuldade em deixar cada um decidir por si.
Uma coisa não implica a outra.
O que é para ti condições e dignidade para ti pode não ser para mim, a diferença é que eu não posso escolher o meu fim mas tu podes decidir o meu.
Como é que uma pessoa acamada que só mexe os olhos, alimentada por uma sonda, não fala, não ouve, tem condições para viver com dignidade até ao fim?
E uma pessoa que viva com dor crónica, sem cura, em vez de andar a sofrer e a submeter-se a tratamentos que apenas adiam o inadiável, que dignidade é essa?
Ora aí está. Este é um acto que em nada põem em causa a liberdade de outro. É uma decisão puramente pessoal. Quem quer fazer em nada vai prejudicar alguém...
O debate deve ser feito quando alguém o decide fazer e com um psicólogo e um médico, apenas por aconselhamento. Agora massacrar o pessoal com horas de debates para quê?
Eu só vejo isto como egoísmo.
Agora sim foi um Retrocesso Civilizacional, tal como diz o CDU... [8b]
Espanta-me o egoísmo que o ser humano tem, cada um acha o que é melhor para os outros, será assim tão difícil deixar cada um decidir em consciência o que quer fazer?![]()
Então mas quem trabalha na saúde não toma diariamente decisões que mexem com a vida das pessoas? Eu percebo a confusão que pode fazer mas será assim tão dramático tão eticamente complicado?O problema é que cada um, que quer decidir por si, tem de meter ao barulho médicos e outros profissionais, que também querem decidir por si. E o problema é que depois haverá médicos com consciência e outros não.
Afinal, como é que um médico pode ter certeza que a vontade do paciente é genuína e verdadeira e que não está a ser "afectada" pela doença? As respostas não são simples.
Durante a próxima campanha eleitoral a campanha deve incluir este tema e os eleitores devem ser esclarecidos em relação a ele e às posições dos vários partidos. Os debates deverão ter também perguntas sobre este tema.
Se os partidos não quiserem a responsabilidade de escolher há sempre uma boa alternativa, faz-se um referendo.
percebo a alegada legitimidade de um referendo pois não estava no programa de nenhum partido mas.. debate alargado consiste em quê? mil e uma horas de tv a falar no mesmo? comícios na rua?
as medidas para avançar com uma eutanásia são a meu ver bastante razoáveis e rigorosas. alguns parece que acham que se faz uma cruz num formulário e está resolvido. não percebo tanta dificuldade em deixar cada um decidir por si.
Ora aí está. Este é um acto que em nada põem em causa a liberdade de outro. É uma decisão puramente pessoal. Quem quer fazer em nada vai prejudicar alguém...
O debate deve ser feito quando alguém o decide fazer e com um psicólogo e um médico, apenas por aconselhamento. Agora massacrar o pessoal com horas de debates para quê?
Eu só vejo isto como egoísmo.