E quem tem de escolher se anda ou não com máscara quem é? A cara onde anda a máscara é de quem?
A eutanásia envolve sempre terceiros, sempre, sem excepções. Se envolvesse só o indivíduo em sofrimento e coiso e tal, bastaria cometer suicídio (e mesmo assim não está isento de implicar terceiros...).
Já nao é nada de novo em ti, tentar arranjar desculpas parvas para ver se consegues ter razao, é tipo aquela malta que sai para ir a caca e dispara em todas as direccoes, quando acerta em qualquer coisa ficam todos contentes a dizer que tem boa pontaria...
Numa situacao de pandemia e de um virus altamente contagioso, a cara claro que é tua, mas pelo bem comum de outras pessoas que circulam próximo de ti, há que tomar medidas para que a sua propagacao seja desacelerada.
Logo o uso obrigatório de mascara faz todo e mais algum sentido, porque nao impossibilita mas previne a propagacao do virus, nao é por ti que tens de usar mascara, é pelos outros.
A eutanasia, envolve terceiros claro, um médico que vai administrar algum tipo de droga possibilitando a pessoa uma morte digna e sem dor, mas...
Só te administra essa tal droga, se tu quiseres, se estiveres consciente e a qualquer momento e até ao momento exacto em que a droga te é administrada podes decidir que afinal já nao queres e para tudo (nao sei até que ponto depois de a droga ser administrada, poderá o seu efeito ser revertido).
A eutanasia nao afecta negativamente absolutamente mais ninguém, nao propaga uma doenca, nao causa doencas em outras pessoas, é uma escolha individual, tomada em plena consciencia e que permite a alguém que esteja em sofrimento, sem qualquer tipo de espectativa de recuperacao ou tratamento, possa tomar a decisao de partir de forma digna.
Sao coisas completamente distintas, a menos claro que digas, "Mas eu nao quero usar mascara, porque quero ter o direito de infectar outros a minha vontade", aí já é algo diferente.