Exames - ACABOU-SE, para o ano há mais...

Parece que fui o primeiro a chegar à base. [:D]

Achei o exame muito simples. Muito pouca gramática, diga-se.

E quando toda a gente esperava Memorial do Convento e Fernando pessoa (ortónimos, heterónimos e Mensagem)...eis que sai o Felizmente há luar.

Para mim foi um brinde, uma vez que o texto parece-me de simples compreensão.

Saíu uma pequena composição sobre Fernando Pessoa e o fingimento poético; a composição principal era acerca do conceito de liberdade.

Correu bem, penso ter à volta de 80 pontos no 1º grupo e cerca de 90 pts no 2º.

E os vocês, acharam o mesmo do exame? [;)]

fds, e eu que não fui a pensar que ia apanhar com o "Memorial", bem podia ter ido[8b][8b]

Bem, a probabilidade de voltar a haver raia em relação ao facilitismo dos exames é bastante elevada a elevar por este exame de Português.

Saiu Felizmente há Luar, uma mini-composição sobre o fingimento poético de Fernando Pessoa ortónimo. No grupo II saiu um texto referente a Miguel Torga com interpretação e gramática; no III uma composição sobre o significado da liberdade.

Depois de conferir as respostas com a professora, posso dizer que correu-me lindamente. Estou a contar com pelo menos 15.[kiss]

fds, e eu que não fui a pensar que ia apanhar com o "Memorial", bem podia ter ido[8b][8b]

Nem que depois fosses à segunda fase, se este não corresse bem. [;)]

Ou está-me a escapar algum pormenor?

That's me, bom resultado, a ser assim! De facto, estive à conversa com alguns colegas meus e a conclusão de todos é semelhante: o exame era francamente acessível. [:cool:]

Nem que depois fosses à segunda fase, se este não corresse bem. [;)]

Ou está-me a escapar algum pormenor?

That's me, bom resultado, a ser assim! De facto, estive à conversa com alguns colegas meus e a conclusão de todos é semelhante: o exame era francamente acessível. [:cool:]

eu já tenho pt era só para fazer melhoria... e como me tenho concentrado mais em FQ estava com ideia de ir ao de PT só na 2ª fase[;)]

E quando toda a gente esperava Memorial do Convento e Fernando pessoa (ortónimos, heterónimos e Mensagem)...eis que sai o Felizmente há luar.

Saíu uma pequena composição sobre Fernando Pessoa e o fingimento poético; a composição principal era acerca do conceito de liberdade.

Eish, o Felizmente há luar. Nem sabia que ainda se dava isso no secundário. Não me lembro da história, mas recordo-me que era muito fácil de compreender.

O Saramago é compreensão muito mais difícil.

O exame é dos que puxa mais pela esperteza do que pela inteligência. Se não se estiver muito concentrado e não se conhecer as manhas, chumba-se. Conheci muito gente que tinha dificuldade em várias disciplinas, mas que se safava bem a português.

Nunca tive biologia, mas acredito que seja bem mais exigente. [:D]

Eu estive do lado de lá, a vigiar o exame, realmente o exame não era difícil.

Aproveito para desejar a todos boa sorte e sucesso. [;)]

Descansem bem na noite anterior, mantenham a calma e serenidade e, verifiquem todas as respostas depois dos exame feito. [;)]

Eish, o Felizmente há luar. Nem sabia que ainda se dava isso no secundário. Não me lembro da história, mas recordo-me que era muito fácil de compreender.

O Saramago é compreensão muito mais difícil.

O exame é dos que puxa mais pela esperteza do que pela inteligência. Se não se estiver muito concentrado e não se conhecer as manhas, chumba-se. Conheci muito gente que tinha dificuldade em várias disciplinas, mas que se safava bem a português.

Nunca tive biologia, mas acredito que seja bem mais exigente. [:D]

O Saramago exige maior atenção; o Memorial é um texto mais denso, portanto é menos simples identificar vários elementos importantes no próprio texto. Digamos que é muito...concentrado. [:D]

Os exames de Português têm uma coisa boa; quem escrever bem e estiver minimamente dentro dos temas consegue sempre desenvolvê-los e, mesmo que à rasca, nunca perde muitos pontos em perguntas como a que referi (do Fernando Pessoa e fingimento poético). [;)]

Biologia, por outro lado, vai exigir marranço qb. Digamos que o exame é amanhã e ainda nem acabei de ler o livro. [:)]

Descansem bem na noite anterior, mantenham a calma e serenidade e, verifiquem todas as respostas depois dos exame feito. [;)]

Diria, apenas por má língua, que este ano nenhum exame vai ser particularmente difícil. Mas isto já é tema ali para um tópico ao lado [;)]

Boa sorte à malta que vai fazer os exames nacionais!

Eu, no meu ano, não tive nenhum exame mais difícil do que os testes que realizei ao longo do ano (nem de perto). E acho que isso é a norma!

Portanto, se estudaram bem durante o ano, os resultados devem ser satisfatórios.[;)]

O exame difícil não era (embora a gramática e o fingimento poético tinham manha na minha opinião[:D]:sh)) mas na minha perspectiva houve essencialmente o factor "surpresa" ao sair "Felizmente há luar". Era provável que saísse uma vez que desde 2006 era a única matéria que não tinha sido abordada, mas todos os professores com quem falei do assunto disseram-me que era mais provável sair Fernando Pessoa (devido a ter feito 120 anos o ano passado) do que sair a obra de Sttau Monteiro tendo em conta a crítica que o livro faz e o caminho que o país actualmente leva.
Não tendo perguntas aparentemente muito complexas o exame pode-se ter tornado complicado para quem esperava algo diferente.

Já sabem como é que vai ser.

Se o exame de portugues é facil.
O exame de matematica vai ser dificil.

Isto é Logica meus amigos.

O ano passado foi ao contrario.

eu se não tivesse feito isso, já não frequentava este tópico, mas mesmo assim é aconselhável [;)]

O Saramago exige maior atenção; o Memorial é um texto mais denso, portanto é menos simples identificar vários elementos importantes no próprio texto. Digamos que é muito...concentrado. [:D]

Os exames de Português têm uma coisa boa; quem escrever bem e estiver minimamente dentro dos temas consegue sempre desenvolvê-los e, mesmo que à rasca, nunca perde muitos pontos em perguntas como a que referi (do Fernando Pessoa e fingimento poético). [;)]

Biologia, por outro lado, vai exigir marranço qb. Digamos que o exame é amanhã e ainda nem acabei de ler o livro. [:)]

olha que não, a Bio é apenas preciso ter um pouco de noção da matéria, porque o exame anda muito a volta da interpretação (isto é apenas a minha opinião) [;)]

Voltar
Superior