Exames - ACABOU-SE, para o ano há mais...

Espalhei-me em 3 escolhas múltiplas, mas tive a de ligações toda certa. 3.5 valores ao todo na gramática.

Outro tombo foi no recurso estilístico que não aparece na correcção, mas espero que esteja correcto.

Também me espalhei em 3. O mais ridículo é que estava quase certo que não tinha falhado em duas delas. [:D]

Quanto ao recurso estilístico, não te preocupes. Como diz nos próprios critérios de correcção, a lista de recursos era muito grande e eles não enumeraram todos.

Desde que o prof. corrector julgue que está correcto, siga! [;)]

Pois é pessoal achei bastante acessível.... até chegar à rua e trocar impressões com o pessoal cá fora e vi as tamanhas asneiras que cometi...

Já tive oportunidade de ver a correcção e não tenho lá grande nota.....[:vm)]agora tudo depende do corrector...

Alguém pode me confirmar se está correcto isto:

" Se ao menos a Europa nos ouvisse..." Coloquei apóstrofe é correcto?

Boa sorte pessoal para os restantes exames... ainda me faltam os piores, que contam para especificas, apliquem-se [;)]

Última edição:
Também me espalhei em 3. O mais ridículo é que estava quase certo que não tinha falhado em duas delas. [:D]

Quanto ao recurso estilístico, não te preocupes. Como diz nos próprios critérios de correcção, a lista de recursos era muito grande e eles não enumeraram todos.

Desde que o prof. corrector julgue que está correcto, siga! [;)]

O problema é que a frase do recurso que apresentei está na proposta de correcção, mas com outro recurso. :/ É a do mundo estar louco... Pus Hipérbole.

Correu-me muito bem. O recurso que referi foi "... neste jardim de Deus, o pequeno canteiro português" - metáfora. Estive na dúvida entre metáfora e imagem, mas acabei por optar pela primeira.

apóstrofe? onde? não vejo nenhuma. ah, e essa frase só faria sentido se fosse "Se ao menos a Europa nos ouvisse."

Enganei-me ao escrever e pus o acento...

pensei que fosse porque pareceu-me uma espécie de envocação, depois de entregar vi que secalhar não estaria certo por também faltar o ponto de exclamação.... Estou arruinado..:(

O problema é que a frase do recurso que apresentei está na proposta de correcção, mas com outro recurso. :/ É a do mundo estar louco... Pus Hipérbole.

Ah, bom. Segundo li no exames.org, houve mais gente a fazer o mesmo que tu. Talvez os professores não considerem de todo errado...não sei, sinceramente.

Eu usei o mais simples, dupla adjectivação em "missão sagrada e penosa".

O meu prof. de PT, ao fim do exame, disse-me que estava certo, por isso estou mais ou menos descansado, mesmo não aparecendo nas potenciais respostas. [;)]

Isso não é um erro ortográfico.[;)]

E acredita que os erros são bem valorizados nos exames. Nem eu escrevo no exame nacional como escrevo no fórum [:D]

Mas como seres muito superiores, que claramente nunca se enganam, que posso eu fazer [;)]

Se aquilo não é um erro ortográfico - sabias exactamente o que querias dizer mas erraste, por qualquer razão, na sua grafia - então ainda é pior: é mesmo falta de conhecimento da língua ao nível lexical/conceptual [:D]
Relativamente à valorização dos erros nos testes ou exames não precisas de empenhar a tua palavra, eu sei exactamente quanto os valorizava [;)]
Quanto aos seres superiores que claramente nunca se enganam, nunca me deparei com nenhum... e estou até convencido de que não existem [;)]

Se aquilo não é um erro ortográfico - sabias exactamente o que querias dizer mas erraste, por qualquer razão, na sua grafia - então ainda é pior: é mesmo falta de conhecimento da língua ao nível lexical/conceptual [:D]
Relativamente à valorização dos erros nos testes ou exames não precisas de empenhar a tua palavra, eu sei exactamente quanto os valorizava [;)]
Quanto aos seres superiores que claramente nunca se enganam, nunca me deparei com nenhum... e estou até convencido de que não existem [;)]

Sim sim, leva a bicicleta.

Por acaso não sei se será considerado um erro ortográfico.

Trata-se sim de uma falha de coerência na frase, salvo erro...uma vez que a palavra está bem escrita. O problema é não ser aquela que devia ter sido utilizada...[:D]

Por acaso não sei se será considerado um erro ortográfico.

Trata-se sim de uma falha de coerência na frase, salvo erro...uma vez que a palavra está bem escrita. O problema é não ser aquela que devia ter sido utilizada...[:D]

Quando tiveres na faculdade, e se o teu curso não tiver a ver com letras, vais perceber que vais ter coisas bem mais importantes para pensares do que na construção de uma frase [:p][;)]

Já agora, boa sorte nos exames.:)

Fui das primeiras a acabar na minha sala...Eu não me parece que tenha sido dificil, tenho é medo de ter confundido alguns conceitos...

Idem.

Pessoalmente, devo ter confundido muita coisa, uma vez que estudei dois dos 4 livros, ou seja...cerca de metade da matéria, e muito vagamente. [:D]

Portanto, lá se vai a "melhoria de nota"...vou ter o mesmo que no ano passado, provavelmente um 11 ou 12.

A minha sorte é não ir utilizá-la como prova de ingresso.

Venha o exame de Matemática!

e se o teu curso não tiver a ver com letras
Parei de ler aqui, visto que é provável que tenha mesmo a ver com letras. [:cool:]

De resto, é claro que há coisas mais importantes! E ainda assim, feliz de mim que não tenho de pensar na construção de frases, faço-o com facilidade.

Do mesmo modo que há pessoas com uma raciocínio lógico óptimo para Matemática e Física...o que não é o meu caso, com toda a certeza. [:p]

Obrigado, e boa sorte para as frequências.[;)]

Voltar
Superior