Excesso de velocidade / velocidade excessiva

Japh

New member
Na sequência da discussão noutro tópico ( http://forum.autohoje.com/showthread.php?t=53481 ) fiquei com esta curiosidade: será que toda a gente COM CARTA DE CONDUÇÃO sabe a diferença entre "excesso de velocidade" e "velocidade excessiva" ?

Ora digam lá de vossa justiça: É diferente ? É a mesma coisa ? Um implica sempre o outro ("velocidade excessiva implica excesso de velocidade" ou "excesso de velocidade implica velocidade excessiva") ?

Palavra que estou curioso para saber as vossas "opiniões"...

"V"

Penso que exesso de velocidade verifica-se quando exedemos o limite de velocidade legal para determinada via enquanto velocidade exessiva é quando não adequamos a velocidade do veiculo ás condições existentes, por ex.: estradas degradadas. chuva, nevoeiro, trãnsito etç

Alguém que vai a 121Km/h numa autoestrada vai em excesso de velocidade.

Alguém que entra num gancho de uma nacional, com chuva, a 80Km/h, vai em velocidade excessiva.

Estes 2 users, já deram a resposta. Tão simples quanto eles disseram.

Mais um exemplo : 180 km/h numa AE vazia, sem perigos aparentes = excesso de velocidade.

100 km/h numa AE a 30m do carro da frente, com chuva e fraca visibilidade = velocidade excessiva.

Penso que exesso de velocidade verifica-se quando exedemos o limite de velocidade legal para determinada via enquanto velocidade exessiva é quando não adequamos a velocidade do veiculo ás condições existentes, por ex.: estradas degradadas. chuva, nevoeiro, trãnsito etç

apoiado

Ando em mais de 50% das vezes em excesso de velocidade, e nem em 10% das vezes em velocidade excessiva, pena é q n vejo ninguém ser multado pela segunda.

Ando em mais de 50% das vezes em excesso de velocidade, e nem em 10% das vezes em velocidade excessiva, pena é q n vejo ninguém ser multado pela segunda.

uma resposta simples para ti a policia de transito consegue mais facilmetne fustificar a sua multa porque transgrediste a velocidade permitida do que multar alguem porque dentro da lei andou a arriscar a vida dos outros fazendo manobras perigosas no limite de velocidade permitida com pisos e mau estado, clima adversos que proporciona tempos de reacção e reacção do carro muito instaveis....

infelizmente só se preocupam em pressionar os condutores a respeito do excesso de velocidade...

a velocidade excessiva é a principal causa de morte nas nossas estradas... muita gente nao tem a simples nocção dos seus actos porque nas proprias escolas de condução o tema da velocidade excessiva não é apelativa de forma a sensibilizar as pessoas que mais inportante que respeitar o codigo de estrada é necessário adequar sempre o estilo de condução/velocidade/ carro em causa etc.. face ao piso/ tempo/ transito/ etc....

conduzo imensas vezes em excesso de velocidade mas conhecendo bem a via nunca me atrevo ir em velocidade excessiva porque tenho a noção do perigo que é.....

nao me venham com moralismos que ao andar em excesso de velocidade tambem estou a por em risco a minha vida e a dos outros.... vivo numa ilha que pelo qual conheco muito bem as estradas e todas as condições da via.... e digo mais os limites impostos por mais de 95% das estradas estão muito mal, existem zonas a que a velocidade permitida é um perigo muito grande e outras que a velocidade permitida é um absurdo tédio, uma calamidade digo eu..... a sinalização é triste de se ver.... etc. resumindo practico a minha condução em prol da minha segurança e da segurança de todos os demais utentes da via.....

concordo contigo, por vezes é mais perigoso e podera ser bastante mais grave circular-se em velocidade excessiva do que em excesso de velocidade.

uma resposta simples para ti a policia de transito consegue mais facilmetne fustificar a sua multa porque transgrediste a velocidade permitida do que multar alguem porque dentro da lei andou a arriscar a vida dos outros fazendo manobras perigosas no limite de velocidade permitida com pisos e mau estado, clima adversos que proporciona tempos de reacção e reacção do carro muito instaveis....

infelizmente só se preocupam em pressionar os condutores a respeito do excesso de velocidade...

Se percebi, achas mal a polícia fazê-lo. E compreendo o que dizes. Agora lembremo-nos da quantidade de pessoal que AQUI NO PRÓPRIO FÓRUM vem pedir ajuda para impugnar multas, algumas muito bem passadas.

Ora, se um tipo passa uma multa justa, merecida e legalmente bem suportada e mesmo assim ainda tem de levar com uma impugnação... imagina se tentassem começar a passar multas por velocidade excessiva... "ah, sôr polícia e sabe lá você a segurança deste carro. Com ABS, ESP e ABC DEF e GHI, isto é daqui, pára em 10m a 100 km/h e não sai nem um *pêlo púbico* de lado em curvas apertadas"...

A mim o que me assusta é ver mais de 99% deles que não conhece a legislação rodoviária em vigor.

Concordo plenamente...e isso é fácil de ver em inumeras "discussões" aqui no fórum...assim de repente lembro-me de uma em que se discutia um acidente em que o user passa um STOP e bate noutro carro e há vários users a dizer que como o outro carro não tinha sinal de via com prioridade em todos os entroncamentos o STOP não era válido porque ele não ia adivinhar que o outro tinha um STOP logo tinha que ter cuidado... [8b][8b][8b][8b][8b]

por isso é que é o unico sinal do CE que tem 6 lados!!!!DUh

Da mesma maneira o sinal de cedencia de passagem é um triangulo invertido!!!!

mesmo sem os olharmos de frente sabemos o que está lá....sim ele devia ter cuidado (como em todas as situações na estrada com ou sem prioridade).....mas o outro "marmanjo" devia parar no STOP....

gajos que pensam assim como esses "condutores" são um perigo!!!....em muitos STOP's não paro, mas abrando (quando tenho visibilidade) e verifico bem se não vem carro nenhum.....

Infelizmente é o pão-nosso de cada dia.

E fazer os picazinhos..., issop é para os outros!
Mais de 90% dos condutores em Potugal nunca usa os intermitentes e dos restantes nem 5% os usa sempre e correctamente...

No que toca ao cumprimentos dos limites legais de velocidade, a situação ainda é pior!

Engraçado é por exemplo, na altura do natal (mais aí do que em qualquer outra), se ouve um GNR nas notícias a dizer que 'o acidente se deveu a velocidade excessiva...' e logo a seguir o jornalista diz: ' como disse o agente da autoridade, mais uma vez, o excesso de velocidade foi a causa...'

Será q eles (jornalistas) ouvem bem? o homem nem falou há 2 minutos e ele (jornalista) já distorceu a conversa toda!

chiça

cumps

A mim o que me assusta é ver mais de 99% deles que não conhece a legislação rodoviária em vigor.
O que assusta mesmo é ninguém dos que que andam em excesso de velocidade admitir circular com velocidade excessiva.

"Ah e tal eu costumo circular acima dos 200km/h... mas sempre em segurança."

É a gente pequenina que temos por cá, cada um faz os seus limites.

O que assusta mesmo é ninguém dos que que andam em excesso de velocidade admitir circular com velocidade excessiva.

"Ah e tal eu costumo circular acima dos 200km/h... mas sempre em segurança."

É a gente pequenina que temos por cá, cada um faz os seus limites.

Cada um fazer os seus limites nem é mau !!

Há é que ter consciência de que eles existem e não são sempre iguais, dependem do carro que conduzimos, estrada, codições climatéricas, estado de cansaço, etc.

Eu acho possivel circular acima dos 200 (não sempre, mas pontualmente) em segurança [;)]

Back