Exercito ingles defende retirada do Iraque...

mundano

Piloto do carago
... obviamente não será o exercito todo, mas é o que defende agora o chefe do Estado-Maior do exercito Britanico..

citação:Responsável do Exército britânico admite que a sua presença no Iraque está a piorar a situação no país
12.10.2006 - 22h42 PUBLICO.PT

O general Sir Richard Dannatt, chefe do Estado-Maior do Exército britânico, admitiu hoje ao jornal “Daily Mail” que a presença das tropas britânicas no Iraque estar a piorar a situação no país e, por isso, propõe ao primeiro-ministro Tony Blair a retirada o mais rápido possível.

Caso contrário, disse, ocorrerão consequências catastróficas para o Iraque e para a sociedade britânica.

Nas palavras de Dannatt, a presença das tropas britânicas “exacerba os problemas de segurança” no Iraque e “as dificuldades que enfrentamos em todo o mundo”.

O general alertou que surgiu um “vazio moral e espiritual” na sociedade britânica, o que está a permitir aos extremistas muçulmanos subestimarem “a nossa forma de vida”. Numa altura em que os valores cristãos estão ameaçados no Reino Unido, continuar a combater no Iraque só vai piorar a situação.

Estas declarações entram em contradição com as de Tony Blair, segundo o qual, a presença britânica no Iraque é moralmente correcta e que não tem impactes na segurança nacional.

Dannatt considera um fracasso “inocente” a pretensão de Blair em criar uma “democracia liberal” no Iraque.

O general aconselha Downing Street a retirar as tropas britânicas “o mais rápido possível”, porque “estamos num país muçulmano e as opiniões muçulmanas sobre os estrangeiros no seu país são muito claras”. Enquanto estrangeiros, somos bem-vindos a entrar num país, mas nós não fomos convidados por quem estava no Iraque naquela altura.

“Penso que a história vai mostrar que foi fraco o planeamento do que aconteceu depois do sucesso inicial da guerra, provavelmente baseado mais no optimismo do que numa estratégia forte”.

O general Richard Dannatt assumiu as suas funções actuais em Agosto de 2006.

Agora até o próprio exercito britanico vai contra as palavras do Blair.. Admitem o fracasso e defendem a retirada..

Enfim, no fundo estão a admitir, que entraram lá, partiram tudo e agora como não conseguem compor, nem têm condições para o fazer, o melhor é ir embora e os iraquianos que se desenrasquem..

Enfim, mais uma forte machadada na tese de quem ainda defendia a utilidade desta guerra..

Não tardará e todos admitirão que foi um erro enorme esta guerra, não só abriu as portas ao caos e terrorismo no Iraque, instigou uma nova vaga de teroristas e deixou o Irão, ainda mais, como a potencia da região...

E aqui no forum, até quando terá esta guerra os seus defensores?

citação:chefe do Estado-Maior do exercito Britanico..

Pelo que li hoje, não é o referenciado mas o novo comandante das tropas no terreno, aliás ele é useiro em afirmações polémicas desde os tempos do conflito com a Argentina

Quanto á estada das tropas da NATO no terreno, já deveriam ter tratado de entregar o País aos locais e terem retirado

Eu não a defendo com certeza. Tudo por uma questão de legitimidade.

Continuo a dizer que, nem os USA nem o UK tinham ou têm legitimidade para "invadir" o Iraque e começar uma guerra.~

Não quero dizer com isto que o Iraque fosse um bom país para viver, assim como reprovo completamente o estilo de governação que o Iraque tinha.

Mas esta guerra, além da falta de legitimidade dos seus "defensores", ainda veio colocar a população do Iraque numa situação muito, mas muito pior !

Quer dizer depois de terem destruido o país todo e morto milhares e milhares de pessoas acham de deviam retirar????:(:(

os iraquianos deviam era faze-los retirar mas dentro de um saco plastico[8]

citação:Originalmente colocada por Nephilim

Quer dizer depois de terem destruido o país todo e morto milhares e milhares de pessoas acham de deviam retirar????:(:(

Acho é mesmo medo da parte do saco plastico que eles têm medo...

citação:Originalmente colocada por Du

Acho é mesmo medo da parte do saco plastico que eles têm medo...

pois tb me parece...rebentaram com aquilo como agora já não lhes deve render dinheiro...toca a ir embora...

realmente é uma boa politica sim senhor...depois não se queixam-se se um dia houver um atendado terrorista em Londres[|)]

citação:Originalmente colocada por CLIO_thoris

Pelo que li hoje, não é o referenciado mas o novo comandante das tropas no terreno, aliás ele é useiro em afirmações polémicas desde os tempos do conflito com a Argentina

Eu acreditei no que o Publico escreveu, presumo que eles verificam as noticias antes de as publicarem...

citação:Originalmente colocada por mundano

Devias preocupar-te como um militar no activo faz política na praça pública contra o seu governo eleito e REELEITO democraticamente.

Se ele prestasse declarações numa comissão dos comuns... ainda vá.
Agora assim????
Já agora.
http://www.dailymail.co.uk/pages/li...1770&ico=Homepage&icl=TabModule&icc=NEWS&ct=5

Depois, confundes a intervenção com a situação actual.
Procurando desforras tardias.

Continuo a afirmar que a intervenção era mais que justificada.
Que na ocupação se fez asneiras mas tb pelos próprios iraquianos.

Pergunta respondida, creio.

citação:Quanto á estada das tropas da NATO no terreno, já deveriam ter tratado de entregar o País aos locais e terem retirado

nem nunca lá deviam ter posto as patas.

depois admiram-se de começarem a aparecer coreias por todo o lado...

citação:Originalmente colocada por J.R.

Devias preocupar-te como um militar no activo faz política na praça pública contra o seu governo eleito e REELEITO democraticamente.

isso merece um aplauso... militares serem contra os governos e apaudidos pelo povo...[^]

onde é que eu já vi isso...;)

isso merece um aplauso... militares serem contra os governos e apaudidos pelo povo...[^]

Onde tu pensas que "viste" não faço a menor ideia.
De qq forma pela percepção que tens dos mais variados assuntos... nem quero saber[:p][:p][}:)][}:)].

J.R... Não sei se será politica, ou se será o exteriorizar de um sentimento geral do exercito.. A verdade é que mais oficiais responsaveis pela operação no Iraque já vieram aplaudir a coragem das declarações.

E já agora, o Blair não foi eleito porque os ingleses quisessem a Guerra do Iraque, não queiras tirar ai conclusões onde elas não existem.

J.R... Não sei se será politica, ou se será o exteriorizar de um sentimento geral do exercito.. A verdade é que mais oficiais responsaveis pela operação no Iraque já vieram aplaudir a coragem das declarações.

E já agora, o Blair não foi eleito porque os ingleses quisessem a Guerra do Iraque, não queiras tirar ai conclusões onde elas não existem.
Não foi nada disso que eu disse nem pensei.
Folgo em saber que o velho mundano está de volta, era apenas conjuctural, como sempre.

[/quote]Onde tu pensas que "viste" não faço a menor ideia.
De qq forma pela percepção que tens dos mais variados assuntos... nem quero saber[:p][:p][}:)][}:)].
[/quote]

Normalmente depois de uma guerra existe uma revolução politica ou uma nova corrente ideológica a condenar os erros do passado...

por isso estas declarações do militar ingles são normais e a reação é tb normal.

Será que vai acontecer um golpe de Estado como aconteceu cá em abril de 1974?;)

pois... a justificação para a intervenção foi sempre um bocado atabalhoada (isto pra ser simpático) e vários anos depois quando está mais do que comprovado o atoleiro onde se meteram já se começa a ouvir vozes discordantes nos meios militares responsáveis.

Curioso, mas a história tá cheia deste tipo de fracassos.

E os governos de EUA, UK, etc não foram eleitos nem legitimados por causa da invasão do Iraque. Foram eleitos apesar</u> disso... porque a política não é só isso.

Não foi nada disso que eu disse nem pensei.
Folgo em saber que o velho mundano está de volta, era apenas conjuctural, como sempre.

Oh J.R., sabes bem que na questão da guerra do Iraque sempre tive a mesma opinião, além de achar ilegitima, tanto do ponto de vista legal, como moral, acho que foi um erro estupido, que só veio criar o caos e nunca criará a prometida democracia..

O Iraque está mais perto de uma guerra civil, do que de uma democracia...

Apesar de as noticas abrandarem, os ataques que ocorrem diariamente não abrandaram..

E não se trata de conjunturas, eu vou pensando por mim, não tenho que alinhar em comportamentos de defender sempre o pais X ou o pais Y, independentemente do que estiver a acontecer....

Oh mundano!

Substitui o General Inglês pelo comandante da GNR.
O Iraque por TIMOR.
Inglaterra por Portugal.
E BLAIR por SÓCRATES[:p]:D.

É inadmissível.
Nunca gostei de Generais Políticos, muito menos no activo.
Sejam eles quem forem (incluindo MacArthur e Patton) e muito menos no activo.
Poder militar subordinado ao poder Civil, sempre.
Independente se o assunto é BOM para as minhas ideias... ou não.

Oh J.R., mas a atitude do gajo é uma coisa, eu nunca disse que se era a correcta para um comandante militar ou não..

Agora, onde é que isso invalida os factos?

E os factos é que até o proprio exercito ingles parece estar muito descontente com tudo aquilo. E tal como já afirmei, hoje já foi aplaudido por outros comandantes militares com responsabilidades no Iraque. Pelo que provavelmente, aquilo que ele disse é apenas o sentimento geral do exercito ingles..

O que tu estás a fazer é pegar apenas na forma, critica-la e ignorar o conteudo.. Que conveniente.. ;)

Oh mundano!

Substitui o General Inglês pelo comandante da GNR.
O Iraque por TIMOR.
Inglaterra por Portugal.
E BLAIR por SÓCRATES[:p]:D.

É inadmissível.
Nunca gostei de Generais Políticos, muito menos no activo.
Sejam eles quem forem (incluindo MacArthur e Patton) e muito menos no activo.
Poder militar subordinado ao poder Civil, sempre.
Independente se o assunto é BOM para as minhas ideias... ou não.

os exércitos são um instrumento de política e quer se queira quer não a sua opinião conta e devia contar muito para os tais políticos civis. Afinal de contas são eles que estão lá a dar o couro e sabem bem que aquilo não vai a lado nenhum. Como ninguém lhes liga via canais hierarquicos normais, nada como dizer alto e a bom som para o público em geral. Se os políticos querem esconder a realidade debaixo do tapete é lá com eles mas depois que não digam que não foram avisados.

Back